quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Del Ducato Verdi Imperial Stout

A cerveja Verdi Imperial Stout nasceu de uma viagem do mestre cervejeiro da marca italiana aos Estados Unidos, onde bebeu várias do estilo, e retornou á Itália com a meta de produzir algo parecido, mas não exatamente igual ao que havia provado lá. Era uma oportunidade também para homenagear seu conterrâneo Giuseppe Verdi, um dos maiores compositores italianos de todos os tempos. Um dos diferenciais da cerveja é a adição de pimenta á receita, o que confere um carater mais picante á bebida, conseguindo aumentar um pouco o drinkabillity, o que seria difícil para uma Imperial Stout de 8.2% de teor alcoólico.
Um dos pontos chave também era justamente fazer uma versão de Imperial Stout não tão "extrema", como são muitas fabricadas atualmente na terra do Tio Sam, mas sim um pouco mais suave e palatável.
O que se nota já no primeiro gole é que as metas foram cumpridas: a cerveja tem todas as características de aroma e sabor de uma Imperial Stout norte-americana, mas seus toques levemente apimentados, de nozes e  de avelãs, aliados a uma suavidade impressionante para o estilo, fazem o próximo gole vir quase automático.
Essa cerveja ganhou medalha de ouro no European Beer Star de 2008, sendo a primeira cerveja italiana a ganhar um prêmio nesse estilo.



Del Ducato Verdi Imperial Stout
Estilo: Imperial Stout
ABV 8.2%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor negra, brilhante, sem translucidez. Textura licorosa, deixa "lágrimas" nas paredes do copo.
Espuma bege escura de boa densidade, boa formação e duração. Após alguns instantes permanece apenas uma fina camada na superfície do líquido que dura até o final.
Aroma de malte torrado, aveia, café, baunilha, nozes, avelãs, chocolate, licor de cacau e leve aroma de especiarias. Aroma complexo e agradável.
No paladar malte torrado, café, chocolate, nozes e avelãs. A aveia suaviza um pouco o paladar, deixando-o com uma textura aveludada. Final levemente rascante e apimentado, com bom amargor.
Bela cerveja italiana, apresenta ótimos aromas e sabores com muita personalidade.



Del Ducato Nuova Mattina

A cerveja Nuova Mattina (ou "New Morning" para o mercado norte-americano) é uma cerveja inspirada no estilo Saison belga, e foi criada para celebrar a primavera, ou seja, para comemorar a volta do sol após um longo inverno. A idéia de concepção da cerveja é muito interessante, pois ela deve transmitir a quem bebe o frescor do campo numa manhã ensolarada, assim como todos os seus complexos aromas. Para realizar essa tarefa foram acrescentados á receita, além de maltes e lúpulos especiais, ingredientes como gengibre, pimenta verde, sementes de coentro e camomila.
O resultado é bastante interessante, a cerveja fica levemente picante (tanto no aroma quanto no sabor) e com um caráter seco e frutado, sem perder o frescor, fazendo dessa Saison algo no mínimo diferenciado.



Del Ducato Nuova Mattina
Estilo: Saison
ABV 5,7%

Abaixo nossas impressões de degustação:
Cor dourado/acobreada, levemente turva e brilhante.
Espuma cor branca de boa densidade, boa fornação e duração.
Aroma de malte, cítrico (laranja,abacaxi,maracujá), especiarias (coentro,gengibre,pimenta), herbal (lúpulo, menta, chá), toques secos,apimentados e amadeirados. Boa complexidade.
No paladar malte, cítrico, especiarias, toque apimentado (picante). Final levemente azedo e com médio amargor.
Boa cerveja, bem interessante. O toque apimentado da especiarias faz um contraponto com o frescor das ervas e do aroma frutado, formando um conjunto bastante agradável.



terça-feira, fevereiro 22, 2011

Hair Of The Dog Adam

Já haviámos degustado aqui a Hair of the dog Fred, cerveja que deixou muito boa impressão e que também faz parte do portifólio da cervejaria norte-americana Hair of the Dog. A cerveja que comentamos nesse post é a Hair of the dog Adam, de cor escura e que é inspirada em uma antiga receita alemã de cerveja forte da cidade de Dortmund, muitos anos antes de o estilo mais famoso da cidade ser o atual Dortmunder, cerveja clara e bem mais leve. A Hair of the dog Adam lembra bastante uma Imperial Stout, com seus 10% ABV.
Existe uma curiosa história ligando esse tipo de cerveja ao então Rei da Prússia Frederico Guilherme IV (que reinou de 1840 a 1861) : certa vez o rei chegou a Dortmund  e esperava por ele uma delegação. Um dos integrantes dessa delegação portava um grande copo cheio de cerveja, no caso a escura e forte, e o rei lhe perguntou o que estava bebendo. Quando ouviu a resposta "cerveja" não pensou duas vezes e bebeu todo o conteúdo do grande copo de uma só vez, os componentes da delegação começaram a rir e olhar uns para os outros,pois sabiam o resultado daquela ação: o rei ficou inconsciente por mais de um dia.


Hair Of The Dog Adam
Estilo: Traditional Ale
ABV 10%
IBU 50

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cerveja da batelada 77.(batch 77)
Cor negra, opaca, sem translucidez e com textura licorosa.
Espuma cor bege de média densidade. Média formação e baixa duração.
Aroma de malte torrado, caramelo, baunilha, frutas escuras (ameixa,uva passa), café, álcool, leve chocolate e amadeirado. Aroma bastante complexo.
No paladar malte torrado, caramelo, rum, baunilha, café, ameixa, uva passa, leve chocolate, álcool bem presente mas não agressivo. Final inicia com adocicado e vai para um leve amargor.
Bela cerveja, tem boa complexidade de aromas e sabores.Apesar de ser baseada em uma antiga receita alemã lembra bastante uma Imperial Stout.



segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Mesa de Bar (On Tap):Lagom Oatmeal Stout

O Lagom Brewpub se destaca pela produção própria do seu portifólio de cervejas, além de receber cervejas convidadas de outros produtores para preencher a sua "trave" on tap de 12 tipos de cerveja. A proposta do bar é muito posittiva para o crescente mercado de cervejas artesanais, e certemante ter tantos estilos de cerveja de marca própria é um diferencial para o empreendimento. Uma de nossas preferidas é Oatmeal Stout, cerveja que tem adição de aveia na receita, o que proporciona uma suavidade maravilhosa á cerveja, além de conferir aroma e sabores muito marcantes.Vale á pena visitar o site: http://www.lagom.com.br/


Lagom Oatmeal Stout
Estilo: Stout
ABV 5,5%

Abaixo nossas impressões de degustação:
Cor negra, opaca, com levíssimos reflexos avermelhados.
Espuma bege clara de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte torrado, aveia, café, baunilha e chocolate. Agradável  e de boa complexidade.
No paladar malte torrado, café, chocolate, baunilha, leve amargor e álcool. Textura suave e cremosa.
Bela stout. A suavidade da aveia aliada ao bom aroma e ao amargor e teor alcoólico na medida formam um bom conjunto. Lembra bastante algumas Imperial Stout que já bebemos.

Helmbier Belgian Dubbel

A cervejaria  Helmbier tem uma linha com 6 tipos diferentes de cerveja, feitas de modo totalmente artesanal e com estilos que vão desde o Pale Ale até o Dry Stout. Degustamos uma de suas criações, uma Belgian Dubbel com 8% de teor alcoólico. Segundo dados da cervejaria, a cerveja é produzida com maltes e lúpulos importados e, devido ao alto teor de álcool, apresenta fermentação/maturação lenta. São dois meses para este primeiro processo e mais dois meses de refermentação na garrafa. A água utilizada para sua confecção é de origem mineral e a levedura própria para tolerar altas concentrações de álcool, sendo derivada de cepas belga. O processo de fabricação é totalmente artesanal, tendo cada lote de produção apenas 100L.


Helmbier Belgian Dubbel
Estilo: Dubbel
ABV 8%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor marrom escuro, com leves reflexos avermelhados.
Espuma bege/amarelada  de boa densidade, boa formação e média duração.
Aroma de malte torrado, caramelo, frutas escuras (ameixa,uva passa), baunilha, rum e álcool. Leves toques amadeirados e esterificados ao final. Boa complexidade.
No paladar malte torrado, caramelo, chocolate, amadeirado, adocicado e presença do álcool. Final levemente amargo e com textura aveludada.
Boa cerveja artesanal. O álcool é bem inserido e com o robusto aroma forma um conjunto de grande personalidade.





sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Brewdog Paradox Isle of Arran

Ja havíamos degustado a Brewdog Hardcore, da cervejaria escocesa Brewdog. Novamente optamos por escolher uma extrema da cervejaria, a Paradox. Essa cerveja é maturada durante 6 meses em barris de carvalho que antes abrigavam o famoso whisky  escocês "The Arran Malt", até ser finalmente engarrafada e liberada para venda. O resultado é uma cerveja muito encorpada e com forte personalidade, pois a combinação de uma bela imperial stout e dos aromas capturados de um barril de whisky de boa qualidade só poderia ser algo fora dos padrões. Colocando-a no copo tem-se a confirmação de que realmente é uma cerveja diferenciada, que merece ser degustada ccom calma para apreciar tudo o que ela tem a oferecer.


Brewdog Paradox Isle of Arran
Estilo: Imperial Stout
ABV 10%
IBU 70

Abaixo as impressões da nossa degustação:
Cor negra, opaca, brilhante.Textura licorosa.
Espuma bege escura de média densidade, boa formação e duração.Após algum tempo a espuma baixa e forma um fino colar ao redor do copo.
Aroma de chocolate, café, carvalho, whisky, gengibre, baunilha e álcool, bem complexo.
No paladar chocolate, café, madeira, amargor do lúpulo e do carvalho e final quente devido ao álcool. Textura licorosa envolvente na boca.
Uma boa cerveja,com muitas possibilidades.A maturação em barris de whisky não ofusca a base da imperial stout, e o álcool também não chega a comprometer o conjunto.

 


De Molen Hel & Verdoeminis

A cervejaria De Molen ( "O moinho" em português) tem esse nome devido á suas instalações funcionarem em  um antigo moinho em Bodegraven, oeste da Holanda, que foi adaptado para receber cervejaria, restaurante e loja de cervejas. As criações da De Molen tem cada vez mais surpreendido os apreciadores de cerveja em todo o mundo, e suas cervejas estão entre as mais bem avaliadas em sites especializados.
Degustamos a Hel & Verdoeminis (significa inferno e maldição), uma imperial stout que não fica devendo nada ás famosas criações norte-americanas do estilo. Com 100 IBU de lúpulo e 10.2% de teor alcoólico é uma cerveja de respeito, uma das melhores do estilo que já bebemos.


De Molen Hel & Verdoeminis
Estilo: Imperial Stout
ABV 10.2%
IBU 100

Abaixo impressões da nossa degustação:
Cor marrom escuro, opaca, brilhante.
Espuma bege escura com baixa densidade, média formação e baixa duração. Após algum tempo permanece apenas uma fina espuma e o líquido vai deixando lágrimas no copo,devido a sua textura licorosa.
Aroma muito complexo, com chocolate, licor, nozes, ameixas, álcool e lúpulo.
No paladar chocolate, vinho do porto, licor de cacau, malte torrado e álcool bem inserido.
Belo exemplo de imperial stout fora do eixo EUA/Inglaterra.
A cerveja pode ser guardada por até 25 anos.

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Left Hand Goosinator Smoked

As cervejas da Left Hand são fabricadas em Longmont, no estado norte-americano do Colorado. A empresa foi fundada em 1994 por dois amigos, Dick Doore e Eric Wallace. O nome da cervejaria foi dado em homenagem a um chefe indígena que habitava o local, chamado Niwot, que na lingua da tribo significa "mão esquerda" (Left Hand). Desde a fundação a cervejaria acumula muitos prêmios em diversos festivais de cerveja artesanal, apesar de não ser tão badalada quanto outras cervejarias norte-americanas.
Degustamos uma Smoked doppelbock, a Goosinator,baseada em uma cerveja do mesmo nome que ja não é mais fabricada. A Goosinator defumada lembra bastante uma Rauchbier, mas sem deixar de lado as características de uma boa Doppelbock.


Left Hand Goosinator Smoked
Estilo: Doppelbock
ABV 7.7%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cerveja da Safra 2007
Cor marrom escuro, turva, com levíssimos relfexos rubí.
Espuma bege de média densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte defumado, caramelo, amadeirado, frutas escuras (ameixa), leve baunilha, açucar mascavo e leve presença do álcool. Boa complexidade.
No paladar malte, defumado, caramelo, ameixas, açucar mascavo. Média carbonatação. Leve presença do álcool com final adocicado e textura aveludada.
Cerveja interessante, tem personalidade de sobra e o efeito defumado não é enjoativo.



Del Ducato A.F.O.

O Birrificio Del Ducato está localizado em Roncole Verdi di Busseto, próximo á cidade de Parma, no Norte da Itália. O compositor Italiano Giuseppe Verdi nasceu nessa localidade. A empresa foi fundada em 2006 por três amigos: Giovanni, Emanuele e Manuel, que tinham em comum a paixão por cervejas artesanais. A cervejaria fabrica diversos estilos de cerveja, entre elas a famosa Verdi Imperial Stout, que será tema de um post em breve. Degustamos a A.F.O. ( Ale for Obsessed ) , que poderia ser traduzido como "ale para obcecados", mas na verdade foi feita para quem gosta de cervejas maltadas e lupuladas.
Livremente inspirada nas lupuladas ales americanas, essa cerveja ja é bem conhecida na Europa e Estados Unidos, e podemos dizer que foi uma agradável surpresa degustá-la, pois o malte e o lúpulo são bem balanceados e a cerveja tem bastante personalidade.


Del Ducato A.F.O.
Estilo: American Pale Ale
ABV 5,4%

Abaixo nossas impressões de degustação:
Cor âmbar/acobreada, brilhante, com leve turbidez. Textura levemente licorosa.
Espuma bege cremosa de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, lúpulo, baunilha, leve toque herbal, achocolatado e fenólico. Aroma agradável e de boa complexidade.
No paladar malte, caramelo, lúpulo, baunilha. Final seco com leve amargor e textura aveludada.
Bela cerveja. O aroma intenso e adocicado do malte e toque herbal do lúpulo formam uma bela combinação, muito agradável e equilibrada.




Baladin Open

Já comentamos aqui sobre a cervejaria italiana Baladin e degustamos a Baladin Super. A Baladin produz algumas das melhores criações do mercado de cervejas artesanais italiano, que assim como o brasileiro vem apresentando um grande crescimento.
Degustamos a Baladin Open, uma  India Pale Ale aromática e refrescante, que tem como grande diferencial ser feita com uma receita aberta (open), ou seja, a receita é de domínio público, qualquer um que deseje pode tentar refazê-la a partir da receita original. A cerveja é bem agradável e o teor alcoólico de 7.5% é muito bem inserido.


Baladin Open
Estilo: India Pale Ale
ABV 7.5%

Abaixo nossas impressões de degustação:
Cor dourada, brilhante. Levemente turva.
Espuma branca de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte, frutado e cítrico (maracujá, laranja e abacaxi), herbal (lúpulo), levedura, açucar, amadeirado e leve azedo. Aroma agradável e de boa complexidade, com discreta presença do álcool.
No paladar malte, leve caramelo, frutado, cítrico e álcool. Final levemente picante com médio amargor.
Boa cerveja. Os aromas frutados, cítricos e herbais junto com um teor alcoólico bem inserido e um toque adocicado  formam um conjunto bastante equilibrado.


 

terça-feira, fevereiro 15, 2011

De Dolle Oerbier Special Reserva

A cervejaria De Dolle localiza-se na cidade de Esen, vilarejo próximo a Antuérpia, na Bélgica. O local onde hoje funciona a cervejaria ja teve donos anteriores desde 1835, todos fabricantes de cerveja, e estava desocupado há alguns anos, até que dois irmãos belgas decidiram adquirir o antigo prédio e continuar a fabricação de cerveja no local, no ano de 1980.
A De Dolle fabrica vários tipos diferentes de cerveja, entre regulares e sazonais. Uma de suas cervejas mais conhecidas é a Oerbier, uma Belgian Strong Ale de 9% de teor alcoólico. Degustamos uma variação dessa cerveja, a Oerbier Special Reserva, que é maturada em barris de carvalho para Bourdeaux antes de ser engarrafada, e com teor alcoólico maior que a versão original.


De Dolle Oerbier Special Reserva
Estilo: Belgian Strong Ale
ABV 13%

Abaixo impressões da nossa degustação:
Cerveja da safra de 2008.
Cor marrom avermelhada, reflexos rubí.Textura licorosa.
Espuma bege de média densidade, boa formação e média duração.
Aroma de vinho do porto, ameixas, carvalho, baunilha e uva passa.Complexo.
No paladar vinho do porto, ameixa, amargor do carvalho, caramelo. Final quente devido ao álcool.
Bela cerveja, muito complexa e balanceada. Seus 13% de álcool são muito bem distribuídos e não comprometem o conjunto.A maturação em barris de carvalho ajuda a equilibrar também.


segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Falke Bier Vivre Pour Vivre

A cervejaria Falke Bier ja é bem conhecida dos consumidores de cerveja artesanal no Brasil, com várias criações de destaque e com produtos surpreendentes e de qualidade. A cervejaria dos irmãos Marco, Juliana e Ronaldo Falcone está localizada em Ribeirão das Neves, perto de Belo Horizonte, e  iniciou oficialmente suas atividades no ano de 2004, apesar de a produção de cerveja artesanal pelos irmãos remontar ao ano de 1988.
Já havíamos degustado alguns rótulos da cervejaria, como a  Falke Monasterium, a Estrada real IPA e a Ouro Preto, mas faz tempo tínhamos curiosidade sobre uma: a Vivre pour Vivre.
Trata-se de uma cerveja com características incomuns ao paladar brasileiro, pois seu estilo (Sour Ale ou Fruit bier) é bem conhecido na Bélgica, e somente agora começa a ser um pouco mais difundido por aqui.
Esse tipo de cerveja apresenta muitas características de um espumante, como boa carbonatação (formação de perlage no líquido e efeito frisante no nariz), aroma amadeirado e frutado e paladar levemente ácido, acre e picante.
É realmente uma cerveja que funciona como um "divisor de águas" para quem está se familiarizando com novos estilos da bebida, pois para muitos até então o máximo da diferença poderia ser uma weizenbier.
O fato é que a Vivre por vivre é uma cerveja instigante e faz pensar sobre as fronteiras ou limites de onde o universo da cerveja pode chegar e de como é importante abrir nosso pensamento e paladar para degustar cervejas,pois só assim podemos ter parâmetros de comparação e sermos consumidores mais exigentes. Certamente vale muito a degustação, pois expande o conhecimento sobre cerveja de qualquer um.
Parabéns á Falke pela criação e ousadia, e abraço especial ao amigo Marco Falcone.


Falke Bier Vivre Pour Vivre
Estilo: Sour Ale/Wild Ale
ABV 4.5%

Abaixo nossas impressões de degustação:
Destaque para o belo rótulo e apresentação.
Cor âmbar/rosada com bonito perlage e leve turbidez.
Espuma bege/rosada de média densidade, boa formação e baixa duração.
Aroma  de frutas vermelhas (framboesa), uva rosa, jabuticaba, amadeirado, levedura, adocicado, azedo, ácido. Boa complexidade de aromas com agradável efeito frisante.
No paladar leve malte, frutas vermelhas, jabuticaba, amadeirado, ácido e azedo. Boa carbonatação e final levemente amargo e picante.
Uma grata surpresa, ao mesmo tempo em que é leve e agradável apresenta boa complexidade de aromas e sabores.


quarta-feira, fevereiro 09, 2011

St. Bernardus Abt 12

A cerveja St. Bernardus é produzida no vilarejo de Watou, região de West Flanders, Bélgica. A cervejaria fica na região produtora de lúpulo da Bélgica, os campos de Poperinge,  e guarda um passado em comum com a mítica cervejaria do monastério de Sint Sixtus, que fabrica as Westvleteren e também localiza-se nas proximidades. As cervejas St. Bernardus foram fabricadas em determinada época (nesse período era comercializada com o nome Sixtus) por pessoas que haviam trabalhado em Westvleteren, e levaram todo seu saber para produzir as cervejas em Watou, mediante um contrato que era renovado a cada 30 anos pela abadia de Sint Sixtus, que aceitou produzí-la sob supervisão.
Com o passar do tempo, na abadia de Sint Sixtus a produção ficou apenas para consumo dos monges, venda na porta do mosteiro e em alguns bares que tivessem ligação com o monastério (como é até os dias atuais).
Após 1992 as cervejas elaboradas dentro de abadias criaram o selo Trapista, que funciona como denominação de origem. Isso fez com que as cervejas Sixtus mudassem o nome para St. Bernardus, para que pudessem continuar a ser comercializadas, pois as mesmas não eram feitas num mosteiro.
Hoje a St. Bernardus fabrica 7 tipos de cerveja, entre claras e escuras. Degustamos a 12 Abt, uma cerveja Quadrupel que está entre as mais famosas produzidas pela cervejaria.


St. Bernardus Abt 12
Estilo: Abt/Quadrupel
ABV  10.5%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor marrom escuro, turva e com reflexos avermelhados.
Espuma bege de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de vinho do porto, uva passa, ameixas, fenólico, adocicado, caramelo, baunilha e álcool. Aroma muito complexo e instigante.
No paladar ameixas, caramelo, baunilha, álcool bem inserido com final picante.Textura licorosa e aveludada.
Bela cerveja,umas das melhores abbey ale,muito saborosa,aromática e equilibrada.





segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Brewdog Hardcore IPA

A cervejaria escocesa Brewdog está sediada na cidade de Fraserburgh e iniciou suas atividades em 2007, sempre se destacando por produzir algumas cervejas ímpares e de impacto. Desde o ínicio de sua atividade os diretotes James Watt e Martin Dickie optaram por fabricar cervejas que fugissem do padrão do que até então oferecia o mercado escocês, e eles matém essa meta inicial até o presente. A marca mantém uma rede de bares que serve suas cervejas.
Uma de seus lançamentos mais inusitados são garrafas de edições especiais que vem envoltas por um animal empalhado (sintético acredito eu). Essas cervejas tem altíssimo teor alcoólico (55 %) e preço elevado em alguns lugares também, o que mesmo sem muito alarde acabaria chamando a atenção dos consumidores.
Degustamos uma de suas cervejas extremas, a Hardcore IPA (de 9,2% ABV e ditos 150 IBU), que faz jus á propaganda de não produzir cervejas usuais, mas sim potentes e aromáticas.

Brewdog Hardcore IPA
Estilo: Imperial/Double IPA
ABV 9.2%
IBU 150

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor âmbar/avermelhada, límpida e brilhante com reflexos alaranjados.
Espuma cor bege de boa densidade, boa formação e média duração.
Aroma de malte, caramelo, lúpulo, floral , herbal  e álcool. Complexo e agradável.
No paladar malte, caramelo, lúpulo, floral, adocicado e álcool. Final amargo com textura licorosa e álcool bem inserido.
Boa cerveja. Toda a potência do álcool e do lúpulo estão bem controlados. Os aromas florais e herbais equilibram o adocicado e a presença do álcool, formando um bom conjunto.




sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Stone Imperial Russian Stout

A cervejaria Stone localiza-se na cidade de Escondido, Califórnia. Apesar do nome do local a cervejaria é uma das mais conhecidas dos Estados Unidos e tem como mascote a "simpática" figura de uma gárgula carrancuda, que aparece na maioria dos rótulos, todos gravados diretamente no vidro da garrafa. As gárgulas no passado serviam para afugentar os maus espíritos das construções, principalmente igrejas, mas para a Stone o mascote afugenta espíritos ruins modernos, como aditivos químicos ou conservantes, segundo interpretação da própria empresa. Além da cervejaria a marca tem também uma loja e um bistrô, onde as cervejas da marca são servidas também on tap e os pratos são preparados com ingredientes frescos e da localidade.
A Stone fabrica diversas cervejas, entre sazonais e regulares,desde Pale Ale até Imperial Stout, tudo sobre a supervisão de Greg koch, o cérebro da marca. Degustamos a Imperial Stout, que é a cerveja mais conceituada da marca, fabricada pela primeira vez em 2000. Uma cerveja robusta e encorpada, com 90 IBU de lúpulo e maltes torrados de muita personalidade.


Stone Imperial Russian Stout
Estilo: Imperial Stout
ABV 10,8%
IBU 90

Abaixo nossas impressões de degustação:
Cor negra,opaca,brilhante e com textura licorosa.
Espuma bege escuro de média densidade,com boa formação e média duração.Após alguns instantes permanece uma fina camada na superfície do líquido.
Aroma de café,chocolate,malte torrado,defumado,baunilha e caramelo com leve presença do lúpulo e do álcool.Aroma complexo e agradável.
No paladar malte torrado,café,baunilha,lúpulo e leve amadeirado.Final com amargor e quente devido ao teor alcoólico,mas bem inserido no conjunto.Textura licorosa.
Uma imperial stout clássica,a ausência da maturação em barris de carvalho a deixa mais adocicada e suave,mas nem por isso menos intensa,com seus 10.8% de teor de álcool muito bem inseridos.




Mesa de Bar (On Tap) : Green Cow IPA

A Seasons Craft Brewery é uma cervejaria de Porto Alegre, que tem um conceito muito interessante sobre a fabricação de cervejas e de cultura cervejeira como um todo. O cervejeiro Léo Sewald prima por fazer produtos de qualidade e com ingredientes selecionados, o que acaba resultando em cervejas aromáticas e com muita personalidade.A cervejaria fabrica dois tipos de cerveja: a Funhouse, que é uma belgian blond, e a Green Cow, uma India Pale Ale, que nós degustamos. A Green Cow passa pelo processo de dry hopping, que deixa o aroma do lúpulo mais acentuado, e é feita com maltes e lúpulos importados. A fermentação primária leva de 7 a 9 dias, com mais 5 dias para maturação.
Vale a pena visitar o site da cervejaria para mais informações:
http://www.cervejariaseasons.com.br/



Seasons Green Cow IPA
Estilo: India Pale Ale
ABV 5,8%
IBU 62

Abaixo nossas impressões de degustação:
Cor âmbar/caramelo com leve turbidez.
Espuma cor bege densa e consistente, boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, lúpulo bem presente, herbal e leve frutado.
No paladar malte, lúpulo, baunilha, leve chocolate e final amargo.
Boa cerveja, bem balanceada, aromática e saborosa.