segunda-feira, março 28, 2011

Southern Tier Oak Aged Un*Earthly

A cervejaria Southern Thier está localizada em Lakewood, no estado norte-americano  de Nova York, e iniciou suas operações em 2002, fundada por Phineas Demink e Allen Yahn. Suas cervejas são exportadas para vários países, localizados na Europa, Austrália, Ásia e América (infelizmente o Brasil ainda não está inlcuido na lista), e sua produção tem 30 tipos de cerveja, entre regulares e sazonais.
A marca tem também um pub próprio que serve as suas cervejas on tap, além de algumas marcas européias.
Degustamos uma de suas cervejas, uma Imperial IPA de produção limitada, maturada em barris de carvalho.
A cerveja é bem lupulada e de alto teor alcoólico, o efeito da maturação em carvalho fica em segundo plano, dando lugar a notas mais adocicadas. No final vale a degustação, pois achamos que a proposta da cerveja é mesmo de ser extrema, ainda que mereça alguns ajustes.


Southern Tier Oak Aged Un*Earthly
Estilo: Imperial/Double IPA
ABV 11%

Abaixo impressões da nossa degustação:
Cor âmbar/caramelo brilhante.Média turbidez e textura licorosa.
Espuma bege de média densidade.Boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, lúpulo, baunilha, leve amadeirado, álcool.
No paladar malte, caramelo, lúpulo, baunilha, leve amargor do carvalho,adocicado e final quente devido ao álcool.Textura licorosa.
A maturação do carvalho não é suficiente,a cerveja desequilibra mais para o adocicado e o álcool é muito evidente,não se inserindo harmoniosamente no conjunto. Vale a experiência de provar uma "extreme beer".




quarta-feira, março 23, 2011

St. Patrick´s Day 2011

Na última quinta-feira fomos ao Lagom Brewpub para uma comemoração, que assim como o Halloween, está ficando cada vez mais comum aqui no Brasil : O St. Patrick´s Day. Trata-se da festa em homenagem ao Santo Padroeiro da Irlanda ,comemorada todo dia 17 de março, que no pais europeu é feriado nacional. Aqui para nós o equivalente é a festa de Nossa Senhora Aparecida, comemorada em 12 de Outubro.
A festa é comemorada em diversas cidades do mundo, sempre regada a muita cerveja e música. Em Chicago, o rio que corta a cidade é pintado de verde todo o ano para a comemoração, obviamente o corante com o qual a água é tingída não agride o meio-ambiente.
A comemoração do Lagom estava bem legal, com boa cerveja e até musica típica irlandesa.
O Lagom preparou também dois tipos de cerveja especialmente para a festa: Greenbeer (cerveja lager com corante verde para entrar no clima da festa) e Dry Stout, sobre os quais comentamos um pouco abaixo.



Lagom Dry Stout
ABV 4.5%
Cor negra, brilhante, sem translucidez.
Espuma cor bege de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte torrado, chocolate, aveia, caramelo e leve baunilha. Aroma muito agradável.
No paladar malte torrado, chocolate, toque suave da aveia e bom amargor final.
Bela cerveja. Parabéns ao Lagom pela criação.



Lagom Greenbeer
ABV 4,2%
Cor verde homogênea, translúcida e levemente turva.
Espuma de cor verde claro, boa formação e duração.
Aroma de malte, pão, cereais.
No paladar malte e pão.
A cor verde da cerveja é estranha aos olhos, por isso tende a influenciar o paladar, como se houvesse um gosto mais refrescante, mas no final, a realidade é que é apenas um pilsen. E bem feita.

Foto da comemoração.

segunda-feira, março 21, 2011

Struise/De Molen Black Damnation

Da união de duas das mais conceituadas cervejarias artesanais européias nasceu a Black Damnation ( seu nome poderia traduzir-se como "maldição negra"), uma cerveja do estilo Imperial Stout que na verdade é uma mistura de duas famosas cervejas: 50% Black Albert (fabricada pela cervejaria Struise,da Bélgica) + 50% Hel & Verdoeminis (fabricada pela cervejaria De Molen, da Holanda).
Ja havíamos degustado a Hel & Verdoeminis (que é uma bela cerveja), mas não a Black Albert, então fica difícil dizer se o caráter da Black Damnation tem realmente algo das duas. O que é certo que afirmamos é que a cerveja tem sim um lado que lembra a Hel & Verdoeminis (uma Imperial Stout com notas de café,baunilha e chocolate) e mais notas que lembram nozes, castanhas e aniz, formando um belo conjunto e fazendo dela uma Imperial Stout de bastante personalidade.
Vale a pena destacar também a bela arte do rótulo, que só realça mais o conteúdo.



Struise/De Molen Black Damnation
Estilo: Imperial Stout
ABV 13%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor negra, brilhante e sem translucidez.
Espuma bege escuro de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte torrado, café, caramelo chocolate, nozes, castanhas, aniz, leve mentolado e álcool muito bem inserido para a potência alcoólica. Boa complexidade.
No paladar malte torrado, café, chocolate, nozes e castanhas. Final quente devido ao álcool (porém não agressivo) e textura licorosa.
Boa cerveja. A força alcoólica de 13% está muito bem contida, deixando espaço para aroma e sabor se realçarem e formar um harmonioso conjunto.



quinta-feira, março 17, 2011

New Glarus Wisconsin Belgian Red

A cervejaria New Glarus está localizada no estado norte-americano de Wisconsin, no norte do pais. A cidade, que também empresta o nome á cervejaria, tem forte influência Suiça, com muitos chalés pitorescos e restaurantes especializados na culinária do país europeu. A cervejaria fabrica diversos estilos, entre regulares e sazonais. Degustamos uma de suas criações, a Wisconsin Belgian Red. Trata-se de uma cerveja que leva cerejas produzidas em Montmorency, também no estado de Wisconsin, malte de cevada Belga tostado, trigo de Wisconsin e lúpulo Hallertau. Após isso a cerveja matura em tanques de carvalho.
Cada garrafa da cerveja consome 1kg de cerejas inteiras, e sua característica de ingredientes locais é tão forte que a cervejaria entrou com processo para que ela tenha denominação de origem, como alguns vinhos,cervejas e champagne. A cerveja é muito leve e agradável, e seu paladar levemente seco faz pedir um gole após o outro.


New Glarus Wisconsin Belgian Red
Estilo: Fruit Beer
ABV 4%

Abaixo a nossa degustação:
Cor âmbar/avermelhada,com reflexos que vão desde o laranja até o amarelado. Leve formação de perlage.
Espuma cor bege/rosada de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma muito presente de cerejas. Também frutas vermelhas (framboesa, amora), amadeirado (carvalho), levedura de champagne. Presença do malte e leve toque esterificado. Aroma de boa complexidade e muito agradável.
No paladar cerejas, frutas vermelhas, amargor(carvalho), adocicado, maltado, leve acidez com um toque azedo. Textura seca e picante,toque suave na boca que faz pedir outro gole.
Bela cerveja. O amargor do carvalho e os toques frutados e adocicados estão na medida certa, não a tornando enjoativa como outras do estilo.

terça-feira, março 15, 2011

La Trappe Isid'or

A La Trappe Isid'or foi fabricada para comemorar os 125 anos da primeira fabricação de cerveja do mosteiro de Konigshoeven, lar das cervejas La Trappe, na Holanda. O nome homenageia também o monge Isidorus Laaber, o responsável pela primeira produção e por abrir caminho para a La Trappe ser tão reconhecida como é hoje. A cerveja também tem seu lado filantrópico, parte da renda obtida com o produto vai para ajudar monges da ordem que vivem na África e na Ásia. O resultado é uma bela cerveja, com bonito rótulo e apresentação, notas frutadas e caramelizadas, com a presença do lúpulo Perle, cultivado no próprio mosteiro.


La Trappe Isid'or
Estilo: Belgian Ale
ABV 7,5%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor âmbar/caramelo com reflexos alaranjados e média turbidez.
Espuma bege de média densidade, boa formação e média duração.
Aroma de malte, caramelo, fenólico, esterificado (banana),frutas vermelhas e escuras (framboesa,ameixa), açucar mascavo e álcool. Complexo.
No paladar malte, caramelo, frutas vermelhas e escuras e álcool bem inserido. Final picante e adocidado com textura aveludada.
Boa cerveja, bem aromática e saborosa com boa complexidade.Uma das melhores da La Trappe.




segunda-feira, março 14, 2011

Grado Plato Chocarrubica

A cervejaria Grado Plato está localizada na cidade de Chieri, próxima á Torino, no norte da Itália. O local funciona como um Brewpub (fabrica as próprias cervejas, e todas disponíveis na versão "on tap"), restaurante e pizzaria. A massa das pizzas feitas no local é confeccionada com o mesmo fermento que é usado na fabricação das cervejas. Degustamos uma de suas cervejas, a Chocarrubica, uma stout sazonal que leva ingredientes como sementes de cacau, aveia e carrube, uma espécie de semente semelhante a uma vagem com sabor adocicado, que cresce no sul da Itália. A adição da aveia e o processo cuidadoso e lento de produção resultam em uma cerveja licorosa e muito suave, cheia de personalidade.
Alguns sites a classsificam como Oatmeal Stout, por levar aveia na fórmula, outros a classificam como cervejas com vegetais, especiarias e ervas.



Grado Plato Chocarrubica
Estilo: Oatmeal Stout
ABV 7%

Abaixo as impressões da nossa degustação:
Cor castanho escura, opaca e brilhante. Textura licorosa.
Espuma quase inexistente,apenas uma fina camada na superfície do líquido.
Aroma de malte torrado, caramelo, café, aveia, chocolate, baunilha, licor de cacau, cassis e leve amadeirado. Boa complexidade.
No paladar malte torrado, café, chocolate, licor de cacau, caramelo. Textura licorosa e suave devido á aveia. Leve amargor final e baixa carbonatação.
Bela cerveja. Todos os elementos de aroma e sabor formam um excelente conjunto.



sexta-feira, março 11, 2011

Westvleteren 12

Faz tempo queríamos escrever sobre essa cerveja que muitos consideram a melhor do mundo, inclusive muitos críticos de renome e sites especializados. A fama que a precede (de ser vendida somente na porta da abadia de St. Sixtus, disputada por muitos e  ser produzida em pequenas quantidades) certamente faz com que a Westvleteren 12 acabe se tornando mais um mito do que propriamente uma bela cerveja, e certamente algumas pessoas acabam criando uma expectativa elevadíssima antes de degustá-la, o que nem sempre acaba sendo correspondido. Já havíamos degustado a Westvleteren 12 antes, e deixando de lado o mito que a cerca, em nossa opinião ela é sim uma das melhores do mundo, mas colocá-la num "olimpo" e isolá-la de tantas outras cervejas maravilhosas seria uma grande injustiça.
Devemos levar sempre em conta,quando bebemos uma cerveja como a Westvletren 12, que produzir cerveja nos dias de hoje deve-se muito aos estudos de monges e mestres cervejeiros de antigamente, pois suas infinitas tentativas e erros até chegar em um produto de qualidade abriram caminho tanto para a moderna indústria de cerveja quanto aos homebrewers.


Westvleteren 12
Estilo: Abt/Quadrupel
ABV 10,2%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Garrafa adesivada como sendo de 2008.
Cor castanho escuro,leves reflexos marrom avermelhados.Turva e com textura licorosa.
Espuma bege de média densidade.Boa formação e média duração.Forma uma fina camada que permanece até o final.
Aroma fantástico,com malte,madeira,ameixas,uva passa,baunilha,rum e álcool.Muito complexo e refinado.
Paladar com toques de malte,ameixas,rum,baunilha,mel e final quente devido ao álcool,que é bem inserido.Textura licorosa.
Cerveja muito complexa e com várias possibilidades.Sempre que se bebe descobre-se algo novo e fascinante.Na nossa opinião perfeita em todos os sentidos e muito equilibrada.



quinta-feira, março 10, 2011

Bamberg St. Michael

A cerveja St. Michael é uma das recentes inovações da cervejaria Bamberg, de Votorantim/São Paulo, e seu nome é uma homenagem ao primeiro mosteiro que produziu cerveja na cidade de Bamberg, Alemanha, há 1000 anos atrás. A cerveja é do estilo Weizenbock, de cor escura, e  tem uma bela apresentação em garrafas de champagne de 750 ml com rolha . No processo de fabricação a cerveja matura por 6 meses em barris de carvalho que antes eram usados para a produção de vinho, passa pelo processo de dry-hopping com lúpulo Hallertauer Tradition e é refermentada na garrrafa com fermento para champagne (diferente do método champenoise). O resultado é uma cerveja que conserva a robustez e a doçura de uma Weizenbock, ao mesmo tempo em que agrega o amargor do carvalho e o aroma da levedura de champagne, com seu tradicional toque frisante. Parabéns á cervejaria pela criação e inovação.


Bamberg St. Michael
Estilo: Weizenbock
ABV 8,2%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor castanho escuro, turva e brilhante.
Espuma cor bege de média densidade, boa formação e baixa duração.
Aroma de malte torrado, carvalho, chocolate, adocicado, frutas escuras secas (ameixa,uva passa), champagne e leve toque azedo. Boa complexidade.
No paladar malte torrado, caramelo, adocicado, chocolate, frutas escuras, amargor do carvalho e toque seco na boca. Final levemente amargo.
Boa cerveja. Bem diferente. As presenças de levedura de champagne e de carvalho contrastam com o malte tostado e toques frutados e adocicados, formando um interessante conjunto tanto no aroma quanto no paladar.



quarta-feira, março 02, 2011

Baladin Xyauyú Fumé

A linha de cervejas Xyauyú da cervejaria italiana Baladin é bastante diferente das cervejas convencionais, tanto no sabor e aroma quanto na aparência e textura do líquido. Xyauyú é o nome de um "amigo imaginário" de um dos filhos do cervejeiro Téo Musso, responsável pelas criações da marca. Nada melhor do que dar o nome de algo imaginário para uma cerveja do estilo Barley Wine que mais parece um licor, e que requer oxigenação durante o processo produtivo, assim como o Jerez, além de levar uma infusão de chá chinês defumado por 18 dias. O resultado é uma cerveja de alto teor alcoólico (14%), muito complexa nos aromas e sabores, e que deve ser apreciada como um licor, em pequenas doses. As garrafas vem com rolha, e é possivel guardá-las para degustações posteriores, já que a cerveja apresenta ótima estabilidade.
Atualmente é considerada a cerveja italiana mais bem cotada no site Ratebeer.


Baladin Xyauyú Fumé
Estilo: Barley Wine
ABV 14%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor rubí/rosé com reflexos avermelhados límpida e brilhante. Lembra licor ou vinho do porto, e a textura é super licorosa, deixando marcas oleosas no copo.
Espuma quase inexistente, apenas pequenas bolhas iniciais.
Aroma de malte, caramelo, defumado, rum, vinho do porto, chocolate, baunilha, frutas escuras (ameixa,uva passa), frutas vermelhas (amora,framboesa), adocicado e amadeirado. Grande presença do álcool, mas nada agressivo. Aroma muito complexo, com diversas possibilidades.
No paladar malte, caramelo, frutas escuras e vermelhas, defumado, adocicado, rum, porto e álcool na medida para a potência alcoólica. Textura oleosa e final levemente rascante.
Cerveja maravilhosa, passsaria facilmente por licor, mas as notas de malte presentes não deixam esquecer que se trata de uma Barley Wine. Ótimo aroma e sabor.



terça-feira, março 01, 2011

Cervejas Russas : Baltika

As cervejas da marca Baltika, originária da cidade de São Petersburgo, estão entre as mais consumidas da Rússia, e são fabricadas por uma empresa pertencente á cervejaria Carlsberg, da Dinamarca. As vendas da Baltika respondem por 40% do mercado russo e as cervejas estão dísponíveis em 98% dos pontos de venda do país. Em termos de volume de venda a Baltika é a cerveja mais consumida na Europa, e é exportada para mais de 70 países. Para uma linha industrial de cervejaria de grande porte ainda existe certa qualidade em alguns rótulos, o que é raro hoje em dia para cervejas de massa. Degustamos alguns rótulos dísponíveis no Brasil, inclusive alguns premiados em alguns concursos de renome. Abaixo listamos as cervejas e colocamos junto nossas impressões.

Baltika 5 Golden Lager
Estilo: Pale Lager
ABV 5,3%



Cor dourada, límpida e brilhante.
Espuma branca de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte, cereais, pão e leve lúpulo.
No paladar malte, pão, cereias e final levemente amargo.
Lager refrescante e com bom drinkabillity.


Baltika 7 Export
Estilo: Dortmunder
ABV 5,4%



Cor dourada, límpida e brilhante.
Espuma branca de boa densidade,boa formação e duração.
Aroma de malte, pão, biscoito, adocicado e leve lúpulo.
No paladar malte, pão, biscoito, adocicado e final com leve amargor.
Cerveja simples e honesta, com boa personalidade.


Baltika 8 Wheat Beer
Estilo: Weizenbier
ABV 5%





Cor dourado/alaranjada levemente turva.
Espuma branca de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte, cravo, banana e tuti-frutti bem pronunciado. Agradável.
No paladar malte, cravo, banana, tuti-frutti e final adocicado.
Boa cerveja, bem dentro do estilo. Os aromas e sabores formam um bom conjunto.


Baltika 4 Red Original
Estilo : Dunkel
ABV 5,6%





Cor marrom avermelhado,brilhante com reflexos rubí.
Espuma bege de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, baunilha e leve chocolate. Média complexidade.
No paladar malte, caramelo, leve amadeirado, toque amanteigado, baunilha e chocolate. Final adocicado e com leve amargor.
Cerveja interessante, com bons toques caramelizados e amadeirados. Lembra uma bock.


Baltika 6 Porter
Estilo: Baltic Porter
ABV 7%





Cor marrom escuro, brilhante e com levíssimos reflexos avermelhados.
Espuma bege de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte torrado, caramelo, toques de café e chocolate, baunilha, frutas escuras ao fundo (ameixa,uva passa) e  leve álcool. Média complexidade.
No paladar malte torrado, café, chocolate, toque amanteigado, leve álcool e amargor final.
Boa Porter.Cerveja com bons aromas e sabores. A mais destacada da degustação.


Baltika 9 Extra Strong
Estilo: Imperial Pils
ABV 8%





Cor dourada, límpida e brilhante.
Espuma branca de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte, milho, cereais e álcool muito pronunciado.
No paladar malte, cereais e álcool muito presente.
Cerveja com álcool muito forte que mascara aroma e sabor, desequilibrando o conjunto.