quarta-feira, abril 27, 2011

Bierland Vienna

A cervejaria Bierland, de Blumenau, sempre se preocupou em produzir cervejas de qualidade desde a sua inauguração, no ano de 2003. Pudemos comprovar isso em uma visita á cervejaria no ano de 2009, durante a Oktoberfest de Blumenau. Em determinada época somente era possível degustar as cervejas da Bierland indo à Blumenau, pois a capacidade de produção atendia mais ao mercado local. Felizmente isso mudou, e com uma linha de engarrafamento própria a cerveja da Bierland está disponível em muitos pontos do território nacional. A mais nova integrante do portifólio da cervejaria (que ja contava com Pilsen, Bock, Weizen e Pale Ale) é do estilo Viena, historicamente uma cerveja austríaca lager de cor marrom claro que se destaca pelo corpo médio e paladar e aroma maltados, embora aqui ela se assemelhe ao estilo produzido nos Estados Unidos, mais lupulado. A Bierland Vienna ficou bem equilibrada e aromática, sendo uma das recentes surpresas do mercado nacional de cervejas especiais/artesanais.
Realmente é para nós uma satisfação que a Bierland continue produzindo cervejas de qualidade assim após tanto tempo de sua fundação, só nos resta esperar por mais novidades.



Bierland Vienna
Estilo : Viena
ABV 5,4%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor âmbar/caramelo, límpida e brilhante.
Espuma cor bege claro de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, lúpulo, herbal, baunilha, leve presença cítrica e amadeirada. Boa complexidade.
No paladar malte, caramelo e lúpulo. Toque seco, adocicado e picante, com bom amargor ao final. Residual amargo e lupulado.
Boa cerveja, lembra algumas IPA´s americanas. A presença do lúpulo equilibra muito bem com as notas adocicadas do malte, formando um conjunto muito harmonioso.





Imagens da nossa visita á fabrica no ano de 2009.



segunda-feira, abril 25, 2011

Feliz Páscoa!! Gouden Carolus Easter

É muito comum na Europa a produção de cervejas festivas em determinadas épocas do ano, não importa se para comemorar datas religiosas ou mudanças de estação, as cervejas estão intimamente ligadas com esses traços culturais e são parte importante nessas celebrações. A Gouden Carolus Easter é produzida anualmente para celebrar o período de Páscoa, feita mais especificamente para ser consumida no jantar deste dia festivo. São feitas 2000 garrafas for ano, e na receitas são incluídos vários tipos de malte, lúpulo belga e ervas especiais, o que confere á cerveja um caráter todo especial.



Gouden Carolus Easter
Estilo : Belgian Strong Dark Ale
ABV 10%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor marrom avermelhada, com reflexos rubí e média turbidez.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte tostado, caramelo, vinho do porto, amadeirado, frutas escuras (ameixa,uva passa), baunilha, licor de amêndoas, chocolate, especiarias, açucar mascavo e álcool. Aroma bem complexo.
No paladar malte tostado, caramelo, frutas escuras, amadeirado e licor de baunilha. Final seco, levemente picante e quente, mas com álcool bem inserido.
Bela cerveja. Muito aromática, encorpada e saborosa.


quarta-feira, abril 20, 2011

Fuller's Chiswick Bitter

A cervejaria inglesa Fuller´s é uma das mais famosas e respeitadas do país, tendo ganho já alguns prêmios em festivais, inclusive da CAMRA (Campaign for Real Ale), respeitada instituição britânica. Chiswick Bitter é um clássico inglês, a cerveja Bitter é um estilo muito comum, e é encontrada na maioria dos pubs e muito apreciada no sudeste da Inglaterra. Devido ao seu baixo teor alcoólico é muito leve e pede vários pints (copo tipico britânico, que na verdade tem esse nome devido a uma medida de volume e aparece na imagem abaixo). Apesar de leve a cerveja tem extrema personalidade, tanto no aroma quanto no sabor, e apreciando-a não tão gelada ela libera todo o seu potencial, o que só aumenta a vontade de beber mais pints da mesma.



Fuller´s Chiswick Bitter
Estilo: Bitter
ABV 3.5%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor Âmbar claro, com reflexos alaranjados. Límpida e brilhante.
Espuma de cor branca de boa densidade. Boa formação e média duração.
Aroma de malte, lúpulo, caramelo, adocicado, leve toques cítricos e herbais. Aroma muito agradável.
No paladar malte, caramelo, lúpulo, doce, e toque amargo. Final seco e levemente adocicado com média carbonatação.
Boa cerveja, muito equilibrada e aromática, com alto drinkabillity.



segunda-feira, abril 18, 2011

Cervejas Canadenses : Dieu du Ciel

A cervejaria Dieu du Ciel (Deus do céu) localiza-se no sudeste canadense, na cidade de Montréal, próximo de um grande centro cervejeiro, que é a costa leste norte-americana. Concentrando suas operações nas cidades de Montréal e Saint Jerôme (próxima a Montreal), a Dieu du Ciel possui uma microcervejaria  e um Brewpub, onde as cervejas da marca são servidas on tap e em grande variedade. Considerada uma das melhores cervejas canadenses da atualidade, a empresa prima pela qualidade e originalidade de seus produtos, que em sua maioria são batizados com nomes que têm ligação com religião e devoção, refletindo a missão da marca de produzir cerveja como um ato de fé.
Degustamos duas de suas criações, uma Imperial Stout e uma Abt (cerveja de abadia). Nota-se realmente que a cervejaria faz produtos diferenciados e que realmente merecem destaque. Comentamos abaixo a nossa impressão sobre ambas.

Dieu du Ciel Rigor Mortis
Estilo: Abt/Quadrupel
ABV 10.5%



Cor marrom escuro, com reflexos rubí e levemente turva.
Espuma cor bege amarelado de boa densidade. Boa formação e média duração.
Aroma de malte tostado, caramelo, frutas escuras (ameixa,uva passa), vinho do porto, amadeirado, chocolate, adocicado e álcool bem inserido. Boa complexidade.
No paladar malte tostado, caramelo, chocolate, frutas escuras, açucar queimado, amargor e álcool bem inserido. Final seco e levemente adocicado com baixa carbonatação.
Bela cerveja, potente e complexa,bem dentro do estilo.


Dieu du Ciel Péché Mortel
Estilo: Imperial Stout
ABV 9.5%



Cor negra, brilhante, sem translucidez.
Espuma cor bege escuro e boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte torrado, café, chocolate, nozes, avelãs, aniz, licor de cacau, caramelo e açucar queimado. Boa complexidade.
No paladar malte torrado, café, chocolate, nozes, açucar queimado, caramelo e álcool bem inserido. Final adocicado, com leve amargor e textura licorosa.
Boa imperial stout canadense, diferente das americanas.

quinta-feira, abril 14, 2011

Left Hand Imperial Stout

Já havíamos degustado uma cerveja da Left Hand, a Goosinator Smoked Doppelbock, e também havíamos comentado que essa cervejaria não é tão destacada como outras norte-americanas, embora produzas cervejas de boa qualidade. A cervejaria produz também uma Imperial Stout, porém a cerveja não consta mais no portifólio da empresa,  não se sabe então se será novamente fabricada . A Left Hand Imperial Stout é uma cerveja muito aromática e saborosa, inspirada nas clássicas Imperial Stouts inglesas, e seu alto teor alcoólico passa quase despercebido, ao contrário de outras do mesmo estilo.



Left Hand Imperial Stout
Estilo: Imperial Stout
ABV 10.4%

Abaixo nossas impressões da degustação:
Cor negra, brilhante. Pouca translucidez com levíssimos reflexos rubí.
Espuma cor bege claro, de média densidade. Boa formação e média duração.
Aroma de malte torrado, chocolate, caramelo, licor de cacau, baunilha, lúpulo, panetone, aveia e adocicado com leve aroma do álcool. Boa complexidade.
No paladar malte torrado, chocolate, caramelo, licor de cacau e amargor. Final seco, com álcool bem inserido e textura licorosa.
Bela cerveja. Uma Imperial Stout simples e honesta, porém com muita personalidade.



Coopers Extra Strong Vintage Ale

A cervejaria Coopers está entre as mais populares da Austrália, e como uma de suas características produz cervejas com segunda fermentação na garrafa, utilizando água, malte, lúpulo e levedura. Uma de suas cervejas mais destacadas é a Vintage Ale, cerveja mais forte e de maturação prolongada que é concebida especialmente para a guarda, onde deve com o tempo ganhar novos aromas e sabores. A cerveja também é maturada em barris de carvalho, o que lhe confere um caráter todo especial. Certamente é uma bela cerveja, fora do eixo Estados Unidos-Europa, uma das melhores que já degustamos.
Temos algumas delas guardadas, e decidimos degustar uma para ver como estava evoluindo. A cerveja degustada é do ano de 2008, uma tanto recente, mas já é possível notar diferenças para a mesma cerveja fabricada mais recentemente.


Coopers Extra Strong Vintage Ale
Estilo: Old Ale
ABV 7.5%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cerveja de 2008.
Cor âmbar/acobreada límpida e brilhante.
Espuma bege de média densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, frutas maduras (ameixa,framboesa), baunilha, lúpulo, amadeirado.
Aroma complexo e agradável.
No paladar malte, caramelo, leve chocolate, amadeirado, lúpulo. Álcool bem inserido e final levemente amargo.
Bela cerveja australiana, bem equilibrada, saborosa e aromática. Deve evoluir ainda mais com a guarda.


 

terça-feira, abril 12, 2011

Brewdog Tokyo

A cervejaria escocesa Brewdog se destaca por apresentar muitas cervejas extremas e de muita personalidade, ganhando a mídia por causa dissso em várias ocasiões. Ja havíamos degustado algumas de suas criações, e mais recentemente provamos a Tokyo, imperial stout de elevedo teor alcoólico (18,2% ABV). Esperávamos uma verdadeira bomba alcoólica, e já estávamos preparados para isso. Para nossa alegria a cerveja deixa ainda aparecer uma bela imperial stout por trás de toda a potência alcoólica, com generosas doses de malte torrado, chocolate e bom amargor do carvalho.
É evidente que para um teor alcoólico dessa magnitude o álcool se faz muito presente em todo o conjunto, mas em nossa opinião não chega a comprometer a cerveja como acontece com outros exemplares de grande teor alcoólico.


Brewdog Tokyo
Estilo: Imperial Stout
ABV 18,2%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor negra, brilhante, sem translucidez.
Espuma cor bege de média densidade. Boa formação e duração, após algum tempo fica apenas uma fina camada que dura até o final.
Aroma de malte torrado, chocolate, café, caramelo, amadeirado (carvalho), frutas escuras (ameixa,uva passa), melado, aniz, leve mentolado e leve lúpulo. Álcool muito presente e boa complexidade.
No paladar malte torrado, chocolate, frutas escuras, carvalho, melado, figo e bom amargor. Final seco e muito quente devido ao álcool com textura licorosa.
Boa cerveja, apesar de toda a potência alcoólica é possível sentir os aromas e sabores de uma boa imperial stout. A maturação com lascas de carvalho também ajuda a suavizar um pouco o conjunto.




Baladin Xyauyú Etichetta Oro

A Baladin Etichetta Oro pertence á série de cervejas Xyauyú, que se destacam por curiosos experimentos até serem engarrafadas, como entrada de oxigênio na cerveja durante o processo de fabricação e adição de ingredientes pouco usuais para cerveja, como chá defumado, usado na Baladin X Fumé, cerveja que ja foi comentada por nós aqui no blog. A Baladin Etichetta Oro leva 2 anos e meio para ser engarrafada, e todo o processo é acompanhado de perto pelo cervejeiro Téo Musso, inclusive a hora certa para engarrafar.
A Eichetta Oro é bem mais adocicada que a X Fumé, guardando mais notas de Barley Wine, estilo ao qual pertence a cerveja, ainda que não se prenda exatamente á ele. Assim como todas as cervejas da linha tem alto teor alcoólico e lembra bastante um licor ou vinho do porto.


Baladin Xyauyú Etichetta Oro
Estilo: Barley Wine
ABV 13.5%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor castanho/avermelhado, com reflexos alaranjados e aparência de um licor.
Espuma inexistente, apenas pequenas bolhas iniciais.
Aroma de malte, caramelo, chocolate, licor de cacau, vinho do porto, frutas vermelhas maduras (amora e framboesa), melado, adocicado, frutas escuras (ameixa, uva passa),amadeirado, algo lembrando mofo (envelhecido) e álcool presente. Bastante forte e complexo.
No paladar malte, caramelo, vinho do porto, amadeirado, adocicado,chocolate, cacau, frutas maduras, baixa carbonatação e álcool bem presente. Textura bem licorosa.
Bela cerveja. Potente, complexa e licorosa.


quinta-feira, abril 07, 2011

Duvel Groen

Especialmente para uma festa em sua cidade natal, Puurs, na Bélgica, a cervejaria Duvel criou uma cerveja filtrada e mais leve,baseada na famosa Duvel, essa última muito conhecida pelo seu aroma e sabor marcantes, alto teor alcoólico e sua maravilhosa e abundante espuma. Essa versão mais leve para beber diretamente da garrafa ganhou a cor verde (apenas as letras na cor), e por não conter fermento dentro da garrafa ficou com aroma e sabor mais leves, além do teor alcoólico baixar para 7% (a original tem 8,5%) e a espuma ficar não tão consistente quanto a original (pelo menos na garrafa que degustamos).
Essa cerveja é diferente da Duvel Green, versão on tap (ou draught) da Duvel, que é mais comum ser encontrada nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Duvel Groen
Estilo: Belgian Ale
ABV 7%

Abaixo impressões da nossa degustação:
Cor amarelo ouro, límpida e brilhante.
Espuma cor branca de média densidade, boa formação e média duração
Aroma de malte, cítrico (laranja,abacaxi), floral (aniz), lúpulo, leve álcool, levedura e leve amadeirado.
No paladar malte, cítrico, lúpulo, floral, adocicado e leve álcool.Final picante, seco e amargo.
Boa cerveja. Perde um pouco em corpo, aroma e sabor para a original, mas conserva a essência.


 Aproveitamos uma garrafa da Duvel original que tinhamos guardada para fazer uma comparação com a versão mais leve, e realmente comprovamos que a Duvel Groen é para ser mais leve e não tão marcante como a original, além da espuma não ser tão consistente quando colocada no copo. Apesar da inevitável comparação vale ressaltar que a Duvel Groen ainda permanece uma cerveja de personalidade e saborosa, talvez para aqueles dias em que não se queira "pegar muito pesado" e ter uma alternativa em relação à uma Duvel original.




segunda-feira, abril 04, 2011

Mesa de Bar (On Tap) : La Trappe Quadrupel

Na semana passada tivemos a oportunidade de degustar a La Trappe Qaudrupel na versão de barril, que faz algum tempo está sendo servida em alguns bares pelo Brasil. É muito estimulante ver que alguns bares realmente investem na qualidade e diversidade de seus produtos, buscando sempre novidades que até algum tempo atrás seriam impossíveis, enquanto outros se contentam simplesmente em servir apenas cervejas comuns ou de grandes grupos cervejeiros.
É sempre interessante comparar uma cerveja em sua versão on tap com a  versão engarrafada, pois podemos descobrir aromas e sabores tanto em uma versão quanto na outra, pois cada uma tem a suas próprias características de aroma, paladar e textura.
Destacamos o trabalho do Biermarkt (bar onde a cerveja foi degustada), que serve suas cervejas com esmero e sempre disponibiliza novidades aos clientes.


La Trappe Quadrupel
Estilo: Abt/Quadrupel
ABV 10%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor marrom/castanha, reflexos avermelhados, media para alta turbidez.
Espuma bege cremosa de ótima densidade, boa formação e média duração.
Aroma maravilhoso, com malte tostado, frutas escuras(ameixas,passas),vinho do porto, licor, baunilha, caramelo, toque esterificado e presença do álcool na medida.Complexo e agradável.
Paladar com frutas escuras, malte, adocicado, esterificado e quente devido ao álcool, mas esse bem inserido, não atrapalha o conjunto.
Bela cerveja, servida na pressão fica mais sedosa e com uma espuma maravilhosa.