segunda-feira, maio 30, 2011

Bell's Expedition Stout

A cervejaria Bell's localiza-se na cidade de Kalamazoo, estado norte-americano de Michigan, e produz algumas dos rótulos  mais bem avaliados em rankings especializados em cervejas. A produção de cervejas iniciou no ano de 1985, e hoje conta com um brewpub (fundado em 1993), onde todas as cervejas da marca são servidas on-tap, e uma loja de souvenirs e artigos para cerveja. Degustamos uma de suas belas cervejas, com o nome de Expedition Stout, uma das melhores do estilo no mundo, segundo o site Ratebeer. Trata-se de uma Imperial Stout sazonal (somente é vendida no inverno) com muitas doses de malte torrado e lúpulos especiais, aliados a um alto teor alcoólico e muita personalidade. Realmente uma cerveja divina, para beber em ocasiões especiais e com muito tempo para poder apreciar toda a sua complexidade.


Bell's Expedition Stout
Estilo: Russian Imperial Stout
ABV 10.5%

Abaixo impressões da nossa degustação:
Cor negra, brilhante, sem translucidez. Textura levemente licorosa.
Espuma cor bege escuro de boa densidade. Boa formação e duração. Após algum tempo permanece uma fina camada que dura até o final.
Aroma de malte torrado, café, caramelo, chocolate, baunilha, frutas escuras (ameixa,uva passa), amadeirado, licor de cacau, nozes e álcool.Aroma bem complexo e com muitas possibilidades.
No paladar malte torrado, café, caramelo, chocolate, baunilha, frutas escuras, amadeirado,lúpulo, bom amargor, adstringência e presença do álcool bem inserido. Bom corpo, baixa carbonatação e final amargo com textura aveludada e licorosa.
Belíssima cerveja, muito potente e complexa, e ao mesmo tempo equilibrada.



quinta-feira, maio 26, 2011

Bierland Imperial Stout

Recebemos essa semana da cervejaria Bierland um conjunto, composto de uma garrafa e respectivo copo, com o seu mais recente lançamento: Bierland Imperial Stout. Após o lançamento da Bierland Vienna, que foi já comentada por nós aqui no blog e teve uma avaliação muito positiva, já estava previsto o lançamento da Imperial Stout e de uma Strong Golden Ale, que deve sair em breve. A Bierland Imperial Stout ficou muito agradável, lembrando as clássicas do estilo inglês, que não tem alto teor alcoólico e apresentam aromas frutados e adocicados.Ressaltamos novamente o belo trabalho da Bierland em trazer cada vez mais novidades para o mercado de cervejas especiais e oferecer produtos de qualidade. Parabéns á toda a equipe e abraço especial ao sommelier da casa Paulo Bettiol.



Bierland Imperial Stout
Estilo: Russian Imperial Stout
ABV 7%

Abaixo nossas impressões:
Cor negra, brilhante, com levíssimos reflexos avermelhados.
Espuma cor bege de média densidade, média formação e baixa duração.
Aroma de malte torrado, café, aveia,  frutas escuras (ameixas,uva passa, cassis), baunilha e leve toque amadeirado e alcoólico. Boa complexidade.
No paladar malte torrado, café, chocolate, amargor, leve amadeirado e adocicado. Bom corpo, com leve presença do álcool, textura licorosa e baixa carbonatação.
Boa cerveja, com uma receita bem equilibrada. Na nossa opinião o único ponto a ser reforçado é  a estabilidade da espuma, mas aí já é questão de gosto.



terça-feira, maio 24, 2011

Duchesse de Bourgogne

A cerveja Duchesse de Bourgogne é um clássico belga, além de ser uma cerveja muito bem elaborada, tanto que também é conhecida como "O Borgonha da Bélgica", uma alusão aos famosos vinhos franceses da região da Borgonha. Destaca-se também o belíssimo rótulo, que traz uma pintura em que aparece Maria, Duquesa da Borgonha, que defendeu o território belga contra os franceses durante o século XV. A cerveja na verdade é um blend de várias outras ales, que maturam por longo tempo em barris de carvalho e não é pasteurizada, conferindo-lhe um caráter que vai do vinho ao espumante, mas conservando também a sua característica principal de cerveja de alta fermentação. Outro ponto forte é a sua coloração, que vai do vermelho ao castanho, e no copo fica com uma bela apresentação.



Duchesse de Bourgogne
Estilo: Sour Ale/Wild Ale
ABV 6.2%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor castanho avermelhada, brilhante, com reflexos rubí. Bela cor, muito bonita.
Espuma bege de média densidade. Boa formação e média duração.
Aroma de uvas, acético (avinagrado), amadeirado (carvalho), leve malte tostado, toque acre, levedura de champagne e leve presença adocicada e de chocolate. Boa complexidade.
No paladar malte tostado, carvalho, licor, champagne, acético, leve doce e toque levemente azedo na língua, com sensação picante e final seco entre o amargo e o adocicado. Corpo médio e boa carbonatação.
Boa cerveja, lembra o estilo Gueuze. Os toques acéticos e amadeirados estão bem equilibrados e não atrapalham o conjunto.



segunda-feira, maio 23, 2011

Fuller's Vintage Ale 2010

Fabricada pela cervejaria inglesa Fuller's anualmente desde 1997, em garrafas numeradas e embalagem especial, a Vintage Ale é produzida especialmente para a guarda, e em sua produção são usadas somente as melhores matérias primas da safra, a fim de fazer um produto único e digno dos mais exigentes paladares. Segundo a cervejaria o tempo só melhora esse tipo de cerveja, desenvolvendo novos aromas e sabores e "arredondando" ainda mais o produto. Degustamos uma recente da safra de 2010, para daqui alguns anos comparar outra da mesma safra e ver o que mudou.



Fuller's Vintage Ale 2010
Estilo: English Strong Ale
ABV 8.5%

Abaixo impressões da nossa degustação:
Garrafa de número 50939.
Cor âmbar/cobre, límpida e brilhante.
Espuma cor bege claro de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, frutas maduras, açucar mascavo, amadeirado, álcool e toque esterificado. Também presentes leves toques cítricos, florais (lúpulo) e de baunilha. Aroma de boa complexidade.
No paladar malte, caramelo, lúpulo, licor, adocicado e leve cítrico. Final seco, picante e levemente amargo.
Boa cerveja. Certamente vai evoluir mais com a guarda, pois em alguns pontos notamos ela ainda não tão equilibrada, mas ainda assim uma cerveja de muita personalidade.




quinta-feira, maio 19, 2011

De Molen Amarillo

Mais uma da cervejaria holandesa De molen. Ao contrário das últimas da mesma marca que degustamos, que eram do tipo Imperial Stout, essa pode ser classificada como uma Imperial/Double IPA, cerveja bem mais lupulada e com alto teor alcoólico, se comparada com uma IPA comum. A De Molen Amarillo passa pelo processo de dry-hopping com o lúpulo que lhe dá nome, que é de origem norte-americana e é muito aromático e de bom amargor, além de ter também em sua receita os lúpulos Challenger e Saaz. Para equilibrar tanto lúpulo assim entra o dulçor frutado da cerveja, que lembra pêssegos maduros ou damasco. O resultado é uma cerveja muito aromática e saborosa, onde a potência alcoólica passa quase despercebida.


De Molen Amarillo
Estilo: Imperial/Double IPA
ABV 9.2%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor Damasco/alaranjada, turva, com levíssimos reflexos amarelados.
Espuma muito rala, apenas uma fina camada na superfície do líquido.
Aroma de malte, caramelo, frutado (pêssego, damasco), leve cítrico (laranja), herbal acentuado(lúpulo), leve aniz, adocicado, fermento, baunilha e álcool. Aroma bastante complexo e agradável.
No paladar malte, caramelo, cítrico, frutado, amargor acentuado do lúpulo, leve adocicado e álcool bem inserido. Bom corpo, textura licorosa e baixíssima carbonatação.
Bela cerveja. O amargor e o aroma do lúpulo Amarillo combinam muito bem com os toques frutados e adocicados. O álcool é bem perceptível, mas em nada atrapalha o conjunto.


quarta-feira, maio 18, 2011

Mikkeller Beer Geek Breakfast

A cervejaria dinamarquesa Mikkeller é conhecida pela inventividade e qualidade de suas cervejas mundo afora, e também por uma curiosidade: Mikkell Borg, o cervejeiro da marca, não trabalha em local próprio e produz suas cervejas sempre em parceria com outras cervejarias que possuam estrutura que ele possa usar, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Já provamos uma cerveja que foi feita nesse tipo de parceria, a Three Floyds/Mikeller Oatgoop, fabricada na estrutura da cervejaria norte-americana Three Floyds. Degustamos uma das muitas criações da Mikkeller, a Beer Geek Breakfast, uma Oatmeal Stout que leva esse nome sugestivo por ser uma cerveja para acompanhar o café da manhã (de um aficcionado por cervejas, como sugere Mikkell) e por realmente em alguns momemtos lembrar um café expresso.



Mikkeller Beer Geek Breakfast
Estilo: Oatmeal Stout
ABV 7.5%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cerveja da batelada 471.
Cor negra,brilhante,sem translucidez. Lembra café expresso em alguns momentos.
Espuma cor bege escuro de boa densidade e muito cremosa. Ótima formação e boa duração.
Aroma de malte torrado, café, chocolate, baunilha, nozes, caramelo, lúpulo, toques de aveia e licor de cacau, amadeirado, leve adocicado e álcool. Muito boa complexidade.
No paladar malte torrado, café, chocolate, amadeirado, amargor(lúpulo) e leve presença do álcool. Textura sedosa e suave com final de bom amargor.
Bela cerveja. Ao mesmo tempo em que apresenta bom amargor e o toque do malte torrado bem acentuado, tem uma textura muito suave e aveludada. O álcool também fica bem inserido, formando um ótimo conjunto.


quarta-feira, maio 11, 2011

St. Idesbald

As cervejas da marca St. Idesbald levam o selo que as denomina como sendo cervejas de abadia, assim como acontece com as cervejas trapistas, que tem o seu próprio selo de denominação. São fabricadas na Bélgica pela cervejaria Huyghe, a mesma que fabrica as cervejas Delirium, aquelas do elefante cor de rosa.
São cervejas simples e que apresentam as características clássicas da cerveja belga, como aroma bem pronunciado  e sabor marcante. Degustamos dois rótulos dessa série, uma Blond e uma Tripel, e abaixo deixamos a nossa impressão sobre elas. As cervejas homenageiam Saint Idesbald, monge que viveu no século 12 na abadia de Ten Duinen.

St. Idesbald Blond
Estilo: Belgian Ale
ABV 6.5%

Cor dourado/amarelada, brilhante e com média turbidez.
Espuma cor branca de ótima densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, cítrico (laranja,abacaxi), herbal (lúpulo), aniz, adocicado e leve toque de mel.
No paladar malte, adocicado, herbal  (lúpulo), leve cítrico. final seco e levemente amargo. corpo médio e boa carbonatação.
Boa cerveja. Simples e honesta.





St Idesbald Tripel
Estilo: Abbey Tripel
ABV 9%

Cor dourada/âmbar, brilhante e levemente turva.
Espuma cor branca de média densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, cereais, amadeirado, cítrico (laranja), toque acre, especiarias, adocicado e leve álcool.
No paladar malte, leve caramelo, cítrico, adocicado e leve presença do álcool. Final com bom amargor.
Cerveja interessante. O álcool anunciado de 9%  é difícil de ser percebido (muito bem inserido), tanto no aroma como no sabor.



segunda-feira, maio 09, 2011

Malheur 12

A cervejaria belga De Landtsheer, localizada na cidade de Buggenhout, fabrica as famosas cervejas Malheur, incluindo as Malheur Brut, cervejas fabricadas em processo semelhante ao do champagne e que no Brasil costumam ter um alto custo. Um pouco mais acessíveis são as Belgian Ales fabricadas pela marca (Malheur 6, 10 e 12), cervejas refermentadas na garrafa e que tem seus nomes relacionados diretamente ao seu teor alcoólico. Tínhamos uma Malheur 12 guardada e decidimos prová-la, pois já passava-se seis meses de sua data de validade. Não que isso fosse algum problema, pois uma cerveja de 12% de teor alcoólico tem grande estabilidade e aceita a guarda, mas a curiosidade e vontade de bebê-la foi mais forte. Durante a degustação achamos que ela pudesse ter perdido um pouco da potencia alcoólica, mas consultando outros colegas blogueiros que já a beberam vimos que seu álcool é muito bem inserido e que realmente ela é uma cerveja "perigosa", pois as notas frutadas e adocicadas equilibram muito bem com o álcool.


Malheur 12
Estilo: Belgian Strong Dark Ale
ABV 12%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor negra, brilhante e com pouquíssima translucidez.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte tostado, caramelo, frutas escuras (ameixa,uva passa), chocolate, nozes, baunilha e licor. Álcool bem inserido e boa complexidade de aromas.
No paladar malte tostado, caramelo, frutas escuras, adocicado e chocolate. Final com boa presença alcoólica e textura licorosa e aveludada.
Boa cerveja. Aromática e saborosa.Bem equilibrada para a potência alcoólica.


quinta-feira, maio 05, 2011

De Molen Rasputin

A cervejaria holandesa De molen é uma das mais respeitadas do país, com cervejas premiadas e conhecidas por apreciadores do mundo inteiro. Já havíamos degustado a Hel & Verdoeminis, uma famosa Imperial Stout da marca, e havia restado para degustação uma outra do mesmo estilo, a De Molen Rasputin. A Rasputin é produzida de uma a duas vezes ao ano, pode ser guardada por até 25 anos, e suas garrafas são numeradas e as tampas lacradas com cera. Degustamos a garrafa de numero 59 de uma batelada de 960. A cerveja leva o nome de Grigori Rasputin, um mago russo que teve muita influência sobre alguns czares do país e na própria política russa, lembrando que o estilo da cerveja é Russian Imperial Stout devido ao gosto da corte russa pela bebida.


De Molen Rasputin
Estilo : (Russian) Imperial Stout
ABV 10.7%
IBU 81

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor negra, brilhante, sem translucidez.
Espuma cor bege de boa densidade (a melhor que já vimos para o estilo), ótima formação e boa duração.
Aroma de malte torrado, café, chocolate, baunilha, amadeirado, frutas escuras (ameixa,uva passa), licor de cacau, álcool, aniz, herbal (lúpulo), nozes e avelãs. Aroma de ótima complexidade.
No paladar malte torrado, café, chocolate, baunilha, licor ce cacau e amargor do lúpulo. Final quente devido ao álcool (bem inserido), licoroso e adocicado, rascante na garganta.
Bela cerveja, uma Imperial Stout com bastante personalidade e equilíbrio.



Chopp Barley

A cervejaria Barley localiza-se em Capela de Santana/RS, e iniciou suas atividades de producão em 1992, para em 2002 virar uma microcervejaria comercial. Iniciou produzindo um chope lager claro, que após algum tempo passsou a ser engarrafado. Após foi lançada uma cerveja tipo Amber Lager, que é sazonal e comercializada todos os anos próximo á chegada do inverno, e mais recentemente foi produzida uma Weissbier, cerveja de trigo aromática e refrescante.
A cervejaria continua produzindo sua bebida artesanalmente, apesar de ter crescido bastante do seu início para cá, e produz também chope engarrafado, que nós degustamos recentemente em dois estilos: Amber Lager e Weissbier, e abaixo descrevemos nossa degustação.

Chopp Barley Ambar
Estilo: Amber Lager
ABV 5.6%


Cor marrom/castanho, turva, com reflexos avermelhados.
Espuma cor bege de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte tostado, caramelo, adocicado, baunilha, açucar mascavo, leve lúpulo e toques frutados e amadeirados.
No paladar malte tostado, caramelo, adocicado e leve amargor final.
Cerveja bem equilibrada e com bom drinkabillity.




Chopp Barley Weiss
Estilo: German Hefeweizen
ABV 5%


Cor dourado/alaranjada, com média turbidez e reflexos amarelados.
Espuma cor branca de ótima densidade. Ótima formação e boa duração.
Aroma de malte, cravo, banana, tutti-frutti, mel, floral e adocicado. Boa complexidade.
No paladar malte, cravo, banana, mel, tutti-frutti e adocicado. Toque levemente picante na boca e final maltado e levemente amargo.
Boa cerveja artesanal, bem dentro do estilo e com ótimo drinkabillity.



segunda-feira, maio 02, 2011

Flying Dog Dogtoberfest

O estilo Märzen/Oktoberfest era tradicionalmente produzido durante o inverno europeu (março) para ser consumido entre setembro e outubro, quando acontece a Oktoberfest de Munique, na Alemanha. A cervejaria Flying Dog fez uma releitura desse estilo, como é comum em quase todas as cervejarias norte-americanas que produzem estilos europeus, dando um destaque maior ao lúpulo e carregando mais em algum ponto que normalmente seria mais ameno no estilo original (nesse caso a cerveja ficou mais maltada e adocicada). A cerveja é uma produção sazonal, e o belo rótulo (o mais bem bolado até agora pela Flying Dog, em nossa opinião) também merece destaque especial, pois os rótulos das Märzen alemãs são clássicos e bem conservadores. O resultado é uma cerveja vigorosa e encorpada, que se por um lado se diferencia do estilo original, por outro transforma-se em uma boa cerveja.



Flying Dog Dogtoberfest
Estilo: Märzen/Oktoberfest
ABV 5.6%
IBU 30

Abaixo nossas impressões de degustação:
Cor âmbar/avermelhada, límpida e brilhante.
Espuma cor bege de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, frutas maduras (pêssego,ameixa), toque amadeirado, lúpulo e açucar mascavo. Boa complexidade.
No paladar malte, caramelo, frutas maduras, adocicado e leve amargor do lúpulo. Final seco e levemente adocicado.
Boa cerveja. Ficou um tanto diferente do estilo original, mas com muita qualidade e personalidade.



Valentins Weissbier

As cervejas de trigo (Weissbier ou Weizenbier) são típicas do sul da Alemanha, mais precisamente na região da Bavária, onde estão as marcas mais famosas do estilo. Podem ser divididas em vários grupos, como Hefeweizen (cerveja com fermento na garrafa), Kristalweizen (cerveja filtrada), Dunkelweizen (cerveja escura de trigo) e Alkoholfrei (sem álcool). A Valentis Weissbier (Hefeweizen) é fabricada no sudoeste da Alemanha, pela Parkbrauerei, grupo cervejeiro que domina várias marcas e produz diversos estilos de cerveja. São Valentim (para quem a cerveja é fabricada em homenagem) é conhecido como o padroeiro dos amantes, e viveu na Roma antiga, onde foi martirizado.


Valentins Weissbier
Estilo: German Hefeweizen
ABV 5,3%

Abaixo nossa impressão da degustação:
Cor dourado/acobreada, turva, com alguma translucidez.
Espuma de cor branca de ótima densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte, cravo, banana, tutti-frutti, mel e adocicado.
No paladar malte, banana, cravo e mel. Final adocicado e levemente picante.
Weissbier com mais presença de malte em detrimento de cravo e banana, que são aromas e sabores mais característicos do estilo. Bom drinkabillity.