quinta-feira, junho 30, 2011

Bodebrown Hopweiss

Mudar o padrão de um ícone nunca é fácil, sempre se corre o risco de comparações com as coisas que já estamos acostumados e aprendemos a gostar com o passar do tempo, principalmente quando a tradição está associada á esta situação. Com cervejas isso também não é diferente, mudar um estilo já consagrado há muito tempo desperta uma certa estranheza ou até receio de perdermos nosso referencial, ainda mais quando a tão afamada Reinheitstgebot (Lei de pureza alemã de 1516) está envolvida. Felizmente na nossa opinião isso não aconteceu com a versão mais lupulada de uma Weissbier feita pela cervejaria Bodebrown, de Curitiba, que consegue manter a base da Weissbier tradicional (com seu característico aroma de cravo e banana e espuma densa e persistente) e ainda acrescentar um delicioso toque de lúpulo Amarillo á receita.
O próprio rótulo já nos passa a mensagem de que decididamente o conteúdo não é de uma Weiss tradicional, já que os rótulos da maioria das Weiss são bastante clássicos. Parabéns á Bodebrown pela criação e ousadia. Abaixo nossos comentários sobre a cerveja.


Bodebrown Hopweiss
Estilo: Specialty beer
ABV 5%

Belo rótulo, bastante psicodélico.
Cor dourada, levemente turva e com formação de perlage.
Espuma de cor branca de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, cítrico (laranja,maracujá), floral, mel, lúpulo, herbal, com presença de cravo, banana e tutti-frutti. Boa complexidade.
No paladar malte, adocicado, mel,  amargor do lúpulo, floral e cítrico. Corpo médio, boa carbonatação e retrogosto floral e adocicado.
Boa cerveja. O lúpulo só veio para somar.



Brewdog Punk IPA (de latinha)

Que a cervejaria escocesa Brewdog faz produções de muita personalidade, sejam as cervejas comuns ou extremas, não é novidade para quem gosta de cervejas especiais. O que talvez seja mesmo uma surpresa é a venda de algumas dessas produções em latas, versão para venda que a grande maioria das cervejarias que produzem  cervejas artesanais ou especiais não utiliza, ou pelo menos não utilizava, pois é uma tendência que cada vez está ganhando mais espaço. Seja na Europa ou nos Estados Unidos, o envasamento de cervejas em lata está sendo bastante difundido, e melhor, as cervejas não estão perdendo em qualidade. Degustamos uma lata da Brewdog punk IPA, e notamos que ela não apresenta maiores diferenças para a mesma cerveja engarrafada. O frescor do lúpulo e os aromas adocicados e florais estavam bem destacados.


Brewdog Punk IPA
Estilo: India Pale Ale
ABV 5.6%
IBU 45

Abaixo impressões da nossa degustação:
Cor âmbar, levemente turva.
Espuma cor branca de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, adocicado, leve caramelo, herbal, floral ,mel, cítrico e lúpulo bem presente. Aroma bastante agradável e com boa complexidade.
No paladar malte,  adocicado, lúpulo, herbal, floral, cítrico e mel. Bom corpo e média carbonatação. Toque levemente picante na boca, com retrogosto amargo.
Boa cerveja. Com boa presença do lúpulo.




segunda-feira, junho 27, 2011

Start the Future 60% ABV

Na última semana degustamos uma cerveja que (por enquanto) é a campeã em ABV (teor alcoólico) da chamada guerra das cervejas mais fortes do mundo. A Start the Future, fabricada pela cervejaria holandesa Hetkoelschip, está no topo do ranking com seus 60% de teor alcoólico, superando as cervejas  da escocesa Brewdog (aquela das garrafas envoltas por animais empalhados), que chegavam a 55%. Para se ter uma idéia e fazer uma comparação, um whisky tem por volta de 40% de teor alcoólico. Claro que beber uma garrafa dessas sozinho não teria a menor graça, muito menos a possibilidade de ser consumida por uma única pessoa. Então um grupo de blogueiros e cervejeiros reuniu-se no Biermarkt, um dos templos da cerveja em Porto Alegre, para dar suas impressões sobre essa cerveja no mínimo curiosa.
As reações foram as mais diversas: houve quem comparasse com licor, outros com cachaça aromatizada, alguns falavam do alto teor alcoólico e outros que ainda era possível sentir algo de cerveja em tamanha potência de álcool. O fato é que só realmente experimentando para saber o que é. Abaixo nossas impressões.


HetKoelschip Start The Future
Estilo: Specialty Beer
ABV 60%

Cor ambar/amarelada, límpida e com textura licorosa.
Sem qualquer espuma.
Aroma tomado pelo álcool muito forte,lembrando um destilado aromatizado,mas ainda é possível perceber algo de malte e lúpulo.
No paladar álcool,algo maltado,amargor, sensação de ardência e posterior dormência na boca.Na garganta sensação rascante.Textura lembrando um licor.
Realmente uma experiência única.


Mesa de Bar (On Tap): Brewdog 5 A.M. Saint

Nunca tínha-mos degustado essa cerveja, mesmo na versão engarrafada, pois preferimos apostar nas brewdog mais alcoólicas e lupuladas (como a Paradox, a Hardcore e a Tokyo), até que apareceu a oportunidade de provar uma Brewdog direto do barril, no EAP. A Brewdog 5A.M. Saint nos surpreendeu positivamente, pois apesar de leve e com médio teor alcoólico apresenta boas notas maltadas e carameladas, com uma presença espetacular do lúpulo, muito fresco e presente. Abaixo nossas impressões sobre essa cerveja.


Brewdog 5 A.M Saint
Estilo: Amber Ale
ABV 5%
IBU 25

Cor âmbar/avermelhada, brilhante e levemente turva.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, leves toques cítricos, adocicados e de baunilha, herbal e lúpulo bem presentes.
Aroma muito agradável.
No paladar malte, caramelo, amargor, lúpulo e leve adocicado. Bom corpo e carbonatação, com retrogosto amargo.
Boa cerveja, com um toque bem lupulado e bastante personalidade.

segunda-feira, junho 20, 2011

Surly Darkness 2010

Assim como acontece em muitas cervejarias, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, determinadas épocas são eleitas para a liberação de venda de produtos especiais e que não estão inclusos no portifólio de cervejas de produção regular, são as chamadas cervejas sazonais ou especiais. Sazonais geralmente estão relacionadas ás estações do ano ou á uma data específica, enquanto as especiais não dependem de uma data oficial e podem ser vendidas como em edições comemorativas por exemplo. Nos Estados Unidos muitas dessas cervejas são ansiosamente aguardadas pelos fãs todos os anos, o que faz com que sua procura aumente sempre mais e torne sua fama cada vez maior. A cerveja Surly darkness é um exemplo, liberada para venda sempre no mês de outubro, tem seu famoso Darkness Day, onde são vendidas no máximo 6 garrafas por consumidor e existem uma série de regras para poder comprar. Conseguimos uma do ano de 2010 para degustação (rótulo vampiro), e realmente trata-se de uma cerveja ímpar, muito bem feita.

Surly Darkness 2010
Estilo: Russian imperial Stout
ABV 9.8%
IBU 85

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor negra, brilhante, sem translucidez.Textura sedosa e espessa ao servir no copo.
Espuma cor bege escura de boa densidade, boa formação e duração.Lembra um pouco café expresso.
Aroma de malte torrado, café, chocolate, caramelo, baunilha, melado,leve amadeirado, lúpulo bem presente, frutas escuras secas(ameixa,uva passa,figo),leve adocidado, licor e rum .Álcool bem presente mas não exagerado.Ótima complexidade de aromas, com muitas possibilidades.
No paladar malte torrado, café, caramelo, baunilha, chocolate amargo, lúpulo novamente destacado, frutas escuras, leve adocicado e amadeirado. Bom corpo, baixa carbonatação e álcool muito bem inserido. Textura sedosa na boca e levemente rascante na garganta, com retrogosto amargo.
Belíssima cerveja,com aroma e sabor bastante complexos e ao mesmo tempo equilibrados. O álcool é muito bem inserido e deixa espaço para os aromas torrados, frutados e adocicados aflorarem. No paladar acontece o mesmo.



quinta-feira, junho 16, 2011

Dogfish Head Theobroma

 A cervejaria Dogfish Head, que está sediada na costa leste norte-americana, certamente está entre as mais inventivas dos Estados Unidos, sempre com receitas inovadoras e que não raramente vêm para quebrar regras, ou no mínimo sair do lugar comum. A cervejaria fabrica uma série especial que tem como base achados arqueológicos, geralmente algum recipiente encontrado durante escavações que contenha vestígios de algum líquido que era consumido na época pesquisada. Como exemplos dessa série especial existem a Chateau Jiahu, baseada em uma antiga bebida chinesa, e a Midas Touch, que tem como referência uma bebida encontrada na tumba do Rei Midas, na Turquia. A cerveja que degustamos é a Theobroma (ou comida dos deuses), baseada em uma antiga receita Maia, que levava cacau, chocolate e especiarias, e foi encontrada em um sítio arqueológico de Honduras.
Certamente essas cervejas estão adaptadas ao paladar do mundo atual, e independente de serem boas receitas ou não vale mais a inventividade do fabricante e a curiosidade de quem prova.


Dogfish Head Theobroma
Estilo: Traditional Ale
ABV 9%
IBU 8

Bonito rótulo, bem trabalhado.
Cor âmbar, límpida e brilhante, com algumas partículas em suspensão.
Espuma branca de boa densidade, boa formação e média duração.
Aroma de malte, adocicado,frutado, especiarias, leve toque de cacau e chocolate, presença de uvas brancas e algo cítrico, mel e álcool. Aroma de certa complexidade, porém fraco.
No paladar malte, adocicado, mel, leve toque cítrico e álcool muito pronunciado. Corpo médio, com baixa carbonatação e final adocicado.
Vale mais pela curiosidade de provar e pelo marketing, pois a cerveja em si não é equilibrada nem muito complexa, além do mais os aromas e sabores de cacau e chocolate são muito discretos.

quarta-feira, junho 15, 2011

Westvleteren 8

Degustamos recentemente a Westvleteren 8, cerveja que fica em termos de força alcoólica entre a 12 (Abt/Quadrupel), que já foi degustada por nós, e a Blond (Belgian Ale), que degustaremos em breve, fechando a trilogia atual de uma das cervejas mais famosas do mundo. Para alguns apreciadores a 8 é inclusive superior á 12 em complexidade, mas daí vai do gosto pessoal de cada um, pois as duas são cervejas fantásticas. Descrevemos abaixo a nossa degustação:



Westvleteren 8
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
ABV 8%

Cor marrom escuro com reflexos avermelhados.Média turbidez.
Espuma bege de média densidade,boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, toques frutados e fenólicos, panetone, baunilha, passas ao rum, ameixas e álcool.Ótima complexidade.
No paladar malte levemente torrado, caramelo, rum e ameixas.Textura aveludada com final amargo e presença do álcool, que é bem inserido.
Cerveja complexa e maravilhosa, uma das melhores trapistas.

segunda-feira, junho 13, 2011

Christoffel Winterse Bok

Dando uma "arrumada na adega" e olhando algumas datas de validade  lembramos dessa Christoffel Bok ,que havia sido comprada há um bom tempo em uma promoção e estava esperando para ser degustada em um clima um pouco mais frio. Essa linha de cervejas já é bem conhecida por aqui, todas são não filtradas e não pasteurizadas, o que lhes dá um caráter todos especial, e inclusive já conhecíamos a versão menor dessa bok, em simpáticas garrafas swing top (com tampa cerâmica e vedação com borracha) de 330ml. A versão de 2 litros que degustamos vem em um biersiphon decorado e com o mesmo sistema de abertura swing top, e mesmo passados alguns meses de sua data final de validade a cerveja ainda estava em boas condições e proporcionou uma ótima degustação.
O interessante é que o biersiphon pode ser usado após o consumo do líquido para acondicionar cerveja em bares ou cervejarias, e consumir posteriormente no local de sua preferência.


Christoffel Winterse Bok
Estilo: Doppelbock
ABV 7.8%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor marrom escuro, turva, com leves reflexos avermelhados.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e média duração.
Aroma de malte tostado, caramelo, chocolate, frutas escuras (ameixa,uva passa), melado, licor, adocicado, toque de nozes e avelãs e leve álcool. Bom aroma, bastante agradável.
No paladar malte tostado, caramelo, frutas escuras, chocolate, melado, licor de cacau, adocicado e álcool bem inserido. Bom corpo, média carbonatação e textura levemente licorosa.
Boa cerveja. Bem encorpada e aromática.



quarta-feira, junho 08, 2011

Perigosa Imperial IPA

Há algum tempo estávamos atrás dessa cerveja, que vem dando o que falar no cenário das artesanais nacionais, mercado que não para de crescer e cada vez apresenta mais novidades aos consumidores. Fabricada pela cervejaria Bodebrown, de Curitiba, a linha de cervejas imperial da perigosa (que antes era conhecida por "venenosa" e conta ainda com wee heavy, porter, milk stout e imperial stout) tem como sua característica produzir cervejas extremas, com alto teor alcoólico e boas doses de malte e lúpulo. Degustamos uma imperial IPA, que é bem fiel ao estilo e se assemelha muito ás norte-americanas, pena termos conseguido somente uma garrafinha. Párabens á Bodebrown pela criação e qualidade da cerveja.


Perigosa Imperial IPA
Estilo: Double/Imperial IPA
ABV 9.2%

Abaixo impressões da nossa degustação:
Cor âmbar escuro/avermelhada levemente turva, com reflexos alaranjados.
Espuma cor bege clara de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, herbal, lúpulo bem destacado, adocicado, baunilha, leves toques cítricos, frutados e amadeirados e presença do álcool. Boa complexidade.
No paladar malte, caramelo, amargor do lúpulo, herbal, leve adocicado e álcool presente mas inserido no conjunto.Bom corpo, média á baixa carbonatação e retrogosto amargo. Textura levemente licorosa e rascante.
Bela cerveja, potente e com muita personalidade. Mesmo com tanta força existe um bom conjunto.



segunda-feira, junho 06, 2011

Mesa de Bar (On Tap) : Delirium Tremens

A cerveja Delirium Tremens é fabricada na Bélgica pela cervejaria Huyghe, e é reconhecida mundialmente pela sua qualidade e também pelo seu simpático mascote, um elefantinho cor-de-rosa, que ilustra o estado etílico que da nome á cerveja. O aroma típico e característico dessa cerveja vem de uma exclusiva mistura de 3 tipos de fermento, maltes e lúpulos especiais, que fizeram ela faturar o título de melhor do mundo em 1998, na World Beer Championship, em Chicago. Degustamos a versão "on tap" dessa cerveja no EAP (Empório alto de pinheiros) e deixamos nossas impressões.


Delirium Tremens
Estilo: Belgian Strong Golden Ale
ABV 8.5%

Cor dourada, levemente turva e com bonito perlage.
Espuma cor branca de boa densidade e cremosidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, cítrico (laranja,abacaxi), adocicado, herbal, lúpulo, aniz, floral, álcool, esterificado e leve fenólico. Boa complexidade.
No paladar malte, adocicado, cítrico, floral, herbal e álcool bem inserido. Toque picante na boca, com bom corpo e boa carbonatação.
Bela cerveja. Servida do barril fica maravilhosa e com um frescor magnífico.