terça-feira, novembro 29, 2011

Brewdog Abstrakt AB:04

Cerveja pertencente á série conceito da Brewdog, batizada de Abstrakt. Cada cerveja é lançada apenas uma vez e possui uma receita (totalmente fora do comum) diferente da outra. São nomeadas pelo AB seguido de um número, então temos AB:01, AB:02, AB:03 e assim por diante. Hoje a próxima a ser lançada é a AB:08, que ainda não tem estilo definido. Todas são do tipo bottle-conditioned e possuem alto teor alcoólico, o que possibilita a guarda por um longo tempo. São consideradas pela Brewdog mais como objetos para coleção do que propriamente uma cerveja para beber regularmente. Degustamos a AB:04, uma Imperial stout que leva café, cacau e pimenta, com textura lembrando vinho tinto.


Brewdog Abstrakt AB:04
Estilo: Imperial Stout
ABV 15%

Cor negra, brilhante, sem translucidez. Textura licorosa.
Espuma cor marrom de rápida formação e baixa duração. Após alguns segundos fica com a textura de um vinho tinto.
Aroma de malte torrado, café, especiarias (pimenta), caramelo, frutas escuras secas (ameixa,uva passa), melado, licor, vinho do porto, rum ,chocolate, baunilha, amadeirado e álcool bem presente. Aroma de ótima complexidade.
No paladar malte torrado, café, caramelo, frutas escuras, rum e álcool. Bom corpo e baixa carbonatação. Retrogosto levemente adocicado e alcoólico. Textura licorosa, com toque seco na boca e final quente devido ao alto teor alcoólico.
Belíssima cerveja. Apesar da potência alcoólica tem um bom conjunto.


Baladin Nöel

Abrindo já os trabalhos para as cervejas de final de ano, escolhemos este belo exemplar de Belgian Dark Strong Ale. Fabricada dentro das tradições européias de cervejas especiais para o Natal, a Baladin Nöel (que começou a ser fabricada como sazonal, vendida apenas no inverno, e hoje é produzida o ano todo) é bastante encorpada e aromática, perfeita para acompanhar comidas mais marcantes,como carnes e queijos fortes, assim como sobremesas á base de chocolate. Na edição de 2006 foi adiconado café á receita, e na de 2007 chocolate, e a cada edição ela muda algo em seu aroma e paladar. A cerveja lembra em alguns pontos algumas belgas do estilo, porém com o toque inconfundível do mestre cervejeiro Téo Musso.


Baladin Nöel
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
ABV 9%
Cor marrom escuro, com leves reflexos avermelhados e partículas em suspensão.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, adocicado, toque herbal,chocolate, baunilha, frutas escuras cristalizadas, rum e álcool. Aroma de boa complexidade.
No paladar malte, caramelo, adocicado, frutas escuras, melado, rum e álcool bem inserido. Bom corpo e média carbonatação. Toque picante e licoroso na boca. Retrogosto adocicado.
Boa cerveja. Encorpada, aromática e equilibrada para o teor alcoólico.

segunda-feira, novembro 21, 2011

Mesa de Bar (On Tap) : Staropramen Lager

Dentre as dezenas de cervejas on tap oferecidas por um pub britânico visitado por nós nas ultímas férias (e onde a maioria das marcas eram de cervejarias locais), encontramos em uma das bombas a famosa cerveja tcheca Staropramen, que apesar de não ser considerada uma das melhores cervejas do país respeita suas origens e tem todos os atributos que uma verdadeira pilsen tcheca deve possuir, levando-se em conta que é uma cerveja industrial de grande escala de produção. Apesar de leve e com alto drinkabillity, seus toques maltados e lupulados são bem presentes, ajudando a formar uma cerveja harmoniosa.


Staropramen Lager
Estilo: Bohemian Pilsener
ABV 5%

Cor âmbar/dourada,levemente turva, com reflexos amarelados.
Espuma cor branca de média densidade, boa formacão e média duração.
Aroma de malte, pão e leve lúpulo. Bastante agradável.
No paladar malte, pão e amargor suave do lúpulo.
Cerveja de ótimo drinkabillity, com amargor mais moderado que outras do estilo.

sexta-feira, novembro 18, 2011

Surly Four

Cerveja feita especialmente para comemorar o quarto ano de atividades da cervejaria Surly, que está localizada no estado norte-americano de Minnesota. A proposta para o quarto aniversário (em cada ano é executada uma receita diferente e sempre inusual) segundo a cervejaria foi criar uma " double espresso milk stout", com doses elevadas de malte torrado,  grãos de café torrados e adição de Milk Sugar (lactose). O resultado é uma cerveja robusta, muito aromática e com alto teor alcoólico, mas com uma suavidade maravilhosa, que forma um conjunto muito harmonioso. Destaque também para o belo rótulo, como todos os da Surly, que contrata sempre artistas gráficos para as criações. Parabéns á Surly, e muitos anos de vida.


Surly Four
Estilo: Milk Stout/Sweet Stout
ABV 9.6%

Cor negra/marrom escuro, brilhante, sem translucidez.
Espuma cor bege escuro de boa densidade,bem compacta. Boa formação e duração.
Aroma de malte torrado, café, chocolate, baunilha, nozes, avelãs, adocicado suave, leve amadeirado e defumado, rum, licor de cacau e álcool bem inserido. Aroma de ótima complexidade.
No paladar malte torrado, café, chocolate, licor, melado, leve amargor e álcool bem inserido. Bom corpo e baixa carbonatação. Retrogosto adocicado, com toque sedoso na boca.
Bela cerveja. Bastante suave para a sua potência alcoólica.

quarta-feira, novembro 16, 2011

Uerige Doppelsticke

A cervejaria Uerige é uma das mais tradicionais, se não a mais, a fabricar o estilo Altbier, que é originário da cidade de Düsseldorf, no oeste da Alemanha. A Uerige Doppelsticke (8.5%ABV) é uma versão mais robusta da tradicional Sticke, um dos estilos de alt fabricados pela Uerige e que tem 6,5% de teor alcoólico. Assim como a sticke, a doppel passa pelo processo de dry hopping e matura por um longo tempo antes de ser engarrafada. O resultado final é uma cerveja licorosa, com bons toques de malte e lúpulo,que segundo sua história foi feita especialmente para agradar o mercado norte-americano, que tem como marca produzir cervejas mais extremas e de maior potência alcoólica. A Uerige Doppelsticke é também conhecida como a "Barley Wine da Alemanha", não deixando dúvidas de que se assemelha muito á uma. Agradecimento especial ao amigo Herbert Schumacher, proprietário da cervejaria Abadessa, por disponibilizar essa bela cerveja para o post.

Uerige Doppelsticke
Estilo: Altbier
ABV 8.5%
IBU 75

Cor marrom escuro, com reflexos rubí contra a luz.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte tostado, caramelo, amadeirado, leve defumado, frutas escuras secas (ameixa,figo), toque herbal e lupulado, licor, adocicado e álcool bem inserido. Aroma de ótima complexidade.
No paladar malte tostado, caramelo, frutas escuras, amadeirado, defumado, amargor e leve álcool. Bom corpo e baixa carbonatação. Toque seco, adstringente e licoroso na boca. Retrogosto levemente amargo e frutado.
Ótima cerveja. Muito complexa no aroma e com um bom conjunto.

Meantime Yakima Red

Fabricada pela Meantime, uma das mais conceituadas cervejarias artesanais do Reino Unido, a Yakima Red leva em sua receita cinco variedades de lúpulo provenientes do Yakima valley, localizado na costa oeste norte-americana e um dos maiores produtores mundiais do produto. A cerveja integra o portifólio sazonal da marca do ano de 2011. A combinação desses lúpulos da á cerveja um toque aromático muito agradável e com bastante frescor. Abaixo impressões de degustação sobre essa bela cerveja da Meantime.


Meantime Yakima Red
Estilo: American Amber/ Red Ale
ABV 4%

Cor vermelho/acobreada, límpida e brilhante, com reflexos alaranjados.
Espuma cor bege claro de média densidade. Boa formação e média duração.
Aroma de malte, caramelo, toques lupulados e herbais bem destacados, cítrico, baunilha e leve floral.Aroma agradável e de boa complexidade.
No paladar malte, caramelo, lúpulo,amargor e toque cítrico.Corpo leve e média carbonatação. Retrogosto amargo.
Bela cerveja. Apesar de leve é muito aromática e marcante.


terça-feira, novembro 08, 2011

Struise/Stillwater Outblack

Cerveja colaborativa feita pela cervejaria belga De Struise e pela norte-americana Stillwater Artisanal Ales. O seu estilo, segundo as cervejarias, é uma fusão de uma Belgian Strong Ale, tradicional cerveja belga, com uma Black IPA, estilo norte-americano inovador que é mais recente no mundo das cervejas. É possível perceber um pouco de cada estilo na cerveja, embora nesse caso o lúpulo não seja tão extremo ou destacado quanto numa Black IPA. Também não é tão simples inserí-la em um estilo determinado, já que é um híbrido de duas cervejas. O importante é que essa colaboração resultou em uma belo exemplar para degustação, que independente de ser de um ou outro estilo é uma cerveja marcante e de personalidade.


Struise/Stillwater Outblack
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
ABV 10%

Cor marrom escuro, sem translucidez.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte tostado, melado, adocicado, frutas escuras secas (ameixa,uva passa), licor, rum , leve chocolate e baunilha, com presença do álcool. Aroma de boa complexidade.
No paladar malte, adocicado, chocolate, frutas escuras, licor e álcool bem inserido. Bom corpo e baixa carbonatação. Retrogosto alcoólico e adocicado.
Bela cerveja.

segunda-feira, novembro 07, 2011

Anner Maria Degolada

A Tripel Maria Degolada é uma homenagem da cervejaria Anner à Maria Francelina Trenes, ou Maria Degolada, como também ficou conhecida. Trata-se do caso de uma jovem que foi assasinada (degolada) pelo amante na Porto Alegre do final do século XIX, e que é tida como Santa até os dias de hoje pelos seus inúmeros devotos. Voltando á cerveja, é uma Tripel muito aromárica e saborosa, que leva Gruit (mistura de temperos usada nas cervejas medievais) na sua receita. Apesar de seus 10.5% ABV consegue ser bastante agradável  e até um pouco refrescante, e junto com seu complexo aroma forma um belíssimo conjunto. Destaque também para o belo rótulo, assim como são todos os da Anner.


Anner Maria Degolada
Estilo: Belgian Tripel
ABV 10.5%

Cor Dourada/alaranjada, turva, com reflexos amarelados.
Espuma cor branca de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma com toques maltados, cítricos e herbais. Presença bem destacada das especiarias (coentro,pimenta,alecrim),com um toque de levedura e álcool bem inserido. Aroma muito intenso e de boa complexidade.
No paladar malte, leve adocicado,amargor, cítrico e frutado, com toque herbal. Álcool na medida. Bom corpo e boa carbonatação, com retrogosto levemente amargo e frutado.
Boa cerveja. Um excelente conjunto com ótima personalidade.