terça-feira, janeiro 31, 2012

Rogue Captain Sig's Northwestern Ale

Após algum tempo as cervejas da Rogue (felizmente) retornam ao Brasil, com rótulos inéditos que não vieram na primeira importação. É o caso da Rogue tema deste post: a Captain Sig´s Northwestern Ale. Essa cerveja é muito interessante, pois seu propósito é unir uma IPA e uma Red Ale na mesma garrafa, criando uma denominação de "indian red ale", como diz a própria cervejaria. O produto final é muito positivo, pois resulta em uma cerveja bem lupulada e maltada, com toques cítricos e acres(provenientes das variedades de lúpulo utilizadas),adocicados e tostados, e que apesar de seu IBU 80 mostrar a sua força ainda consegue manter um bom conjunto. Parte da renda obtida com a venda desta cerveja é revertida em benefício de uma instituição que ajuda pescadores. Abaixo impressões de degustação.


Rogue Captain Sig´s Northwestern Ale
Estilo: American Amber/Red Ale
ABV 6.2%
IBU 80

Cor entre o vermelho e o vinho, com reflexos rubí contra a luz.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e duração.
No aroma presenças de malte, caramelo, tostado, baunilha e adocicado, com toque cítrico e levemente acre.
No paladar notas de malte, caramelo e lúpulo, com um amargor bem destacado e leve toque azedo.Corpo e carbonatação médios, com toque seco na boca e sabor residual amargo.
Boa cerveja.


segunda-feira, janeiro 30, 2012

Seasons Cirilo Coffee Stout

A Cirilo Coffee Stout é mais uma das crias da cervejaria Seasons, que fabrica a já famosa e lupulada Green Cow IPA, que na opinião deste blog é a melhor cerveja nacional do estilo. Como o nome da stout já diz, ela tem um aroma de café muito destacado ( foi usada a variedade cerrado mineiro), mas não fica apenas nisso, pois é possível sentir toda a presença do malte e do lúpulo aliados á baunilha, que é adicionada em favas. É uma cerveja que consegue ao mesmo tempo ser extrema e ter certo equilíbrio, ter um aroma forte e marcante com um toque suave e macio na boca. Seu sabor também consegue controlar tudo isso junto, pois não é demasiadamente amargo e nem apresenta residual forte de café, criando um conjunto bastante atraente. Parabéns á Seasons por mais essa bela cerveja, que homenageia o personagem Cirilo, da novela infantil Carrossel. Abaixo impressões.


Seasons Cirilo Coffee Stout
Estilo: American Stout
ABV 6.8%
IBU 33

Cor negra, sem translucidez.
Espuma bege de boa densidade. Boa formação e duração. Bela espuma
Aroma com presenças de café (muito marcante), malte, tostado,baunilha e lúpulo. Também apresenta aroma de cevada torrada e moída e um final levemente adocicado.
No paladar o café se destaca novamente, com presença do malte e leve amargor. O toque da cerveja na boca é bem aveludado. Corpo médio e média carbonatação. Retrogosto com presença de café e leve amargor.
Boa Stout. Muito fácil de beber.


segunda-feira, janeiro 23, 2012

Degustação Coletiva

Na semana passada eu (Flavio) e os camaradas Fabian Ponzi e Paulo Schutz (dos blogs Bebendobem e Poaemcopo, respectivamente) organizamos outra reunião para dar uma baixa parcial nas adegas e degustar diferentes estilos de cerveja, de diferentes origens. Comento abaixo um pouco sobre cada uma delas pela ordem de degustação. Obrigado aos parceiros pelo papo e pelas boas cervejas.


Three Floyds Pride and Joy: Cerveja norte-americana do estilo amber ale, ABV 4.88% .Boa cerveja, de corpo leve,mas com bons toques maltados, frutados e ótimo lúpulo com presença cítrica.
Sixtofer Indian Pale Ale: Cerveja artesanal argentina, com ABV 6%. A cerveja é bem feita, embora não se encaixe no estilo proposto, pois é muito adocicada e com pouco lúpulo.
Grosa Ale Andino: Cerveja de guarda argentina, maturada em barris de carvalho francês, estilo Wood aged beer com ABV 9%. Esperava pouco dessa cerveja, mas ela surpreendeu pelo equilibrio e pelo bom toque amadeirado, aliado a boa base maltada e álcool na medida.
Abdij Deleuze 8: Essa tripel artesanal da argentina infelizmente não estava em condições de degustação.
Sixtofer Oatmeal Stout: Cerveja argentina de ABV 5.6%. Boa cerveja, embora esteja mais para uma stout com café do que uma Oatmeal Stout, que seria mais suave.
Founders Cerise: Fruit beer norte-americana com ABV 6.5%. Além das cerejas apresenta malte e morangos no aroma e sabor. Esperava algo parecido com outras que já bebi do estilo,mas é bem diferente, com um toque um pouco mais terroso e pouca acidez.
Russian River Temptation: Sour Ale norte-americana com ABV 7.25%. Cerveja que utiliza cepa de levedura Brettanomyces, responsável por dar sabor ácido á cerveja, que posteriormente é maturada em barris de vinho branco francês. Bela cerveja, lembra bastante uma lambic.
Duvel Tripel Hop: Versão mais lupulada da tradicional Duvel, que leva lúpulo amarillo na receita e passa pelo processo de dry-hopping, com ABV 9.5%. Ótima cerveja, toda a base da Duvel com um toque mais cítrico e maltado.
Lindemans Faro: Essa lambic de ABV 4.75% leva candy sugar na receita, responsável por dar uma adocicada e moderar a acidez tradicional do estilo. Bela cerveja,me agradou muito.
Baladin Xyauyú Fumé: Esta Barley wine italina de ABV 13.5%  é uma cerveja muito licorosa, que leva chá chinês defumado em sua receita, criando um maravilhoso aroma. Perfeita para fechar a degustação.


quinta-feira, janeiro 19, 2012

Lost Abbey Gift of the Magi

Cerveja sazonal produzida pela californiana Port Brewing/Lost Abbey, e inspirada na saga dos três reis magos, que levaram incenso, ouro e mirra para o nascimento de Cristo (a grande maioria das cervejas da Lost abbey tem em seus nomes algo ligado á religião). O interessante é que parte dos presentes que foram levados para o menino Jesus acabam entrando na receita da cerveja, como o incenso (em cascas de árvore), responsável por dar amargor, e a mirra (espécie de erva), que é usada para aromatizar. Trata-se de uma cerveja bastante interessante e de personalidade, que foge do lugar comum e faz o degustador "trabalhar" para tentar desvendar os seus aromas e sabores um tanto inusuais. Degustada na Euston Tap, Londres.


Lost Abbey Gift of the Magi
Estilo: Biére de Garde
ABV 10%

Cor âmbar/caramelo, límpida, com reflexos alaranjados.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e duração.
No aroma presença de malte, caramelo e frutas maduras ( talvez ameixa). Toques amadeirados, herbais e de levedura. Leve álcool e também algo acético, lembrando vinho branco. Aroma de boa complexidade
No paladar sabor de malte, caramelo, com toque adocicado e herbal. Bom corpo e baixa carbonatação. Textura oleosa na boca, com final equilibrado entre o amargo e o adocicado.
Belíssima cerveja.

quarta-feira, janeiro 18, 2012

Duvel Tripel Hop

Fabricada pela primeira vez no ano de 2007, a Duvel tripel hop é uma versão mais lupulada e alcoólica da tradicional cerveja Duvel, que possui também no portifólio uma versão mais leve, a Duvel Groen. O grande diferencial da triple hop para a original, além do teor alcoólico (que passa de 8.5% para 9.5%) , é a adição da variedade de lúpulo norte-americana Amarillo (usado por suas propriedades aromáticas e de amargor) e o processo de dry hopping com a variedade Styrian Golding, proveniente da Eslovênia. Sem esquecer o tradicional lúpulo Saaz-Saaz, que junto com o Styrian Golding forma a lupulagem original da Duvel. O resultado é uma cerveja forte e marcante, muito aromática e complexa, onde os lúpulos de diferentes origens interagem com harmonia. A Duvel tripel hop ficou tão marcante que seu aroma e sabor permanecem na boca e na memória por horas. Abaixo impressões.


Duvel Tripel Hop
Estilo: Belgian Strong Golden Ale/Belgian IPA
ABV 9.5%

Cor amarelo ouro, turva, com reflexos amarelo claro.
Espuma abundante de boa densidade. Ótima formação e boa duração.
No aroma presenças de malte, cítricas e de especiarias ( lupuladas e herbais bastante intensas).Toque amadeirado e acre no nariz, com final de levedura e álcool. Aroma muito forte e complexo.
No paladar toques maltados, cítricos e herbais. Amargor do lúpulo e leve toque azedo, com álcool presente mas bem inserido. Bom corpo e carbonatação. Toque seco e picante na boca, com retrogosto amargo.
Belíssima cerveja. Para os que são fãs da Duvel é imperdível.

Mesa de Bar (On Tap) : Westmalle Dubbel

Para quem gosta das cervejas trapistas, poder desfrutar das suas versões em barril (hoje isso já é possível no Brasil) é algo sensacional. Poder bebê-las em seu próprio lar é ainda melhor, pois o frescor da cerveja,  os aromas e os sabores se potencializam ainda mais quando da bebida servida no copo. Foi essa experiência que presenciamos ao degustar a trapista belga Westmalle Dubbel, e ainda por cima o barril acabara de chegar ao bar e ser instantâneamente plugado. Já a conhecíamos bebendo em garrafas, e sempre foi uma bela cerveja, muito equilibrada e aromática, mas a versão on tap neste dia estava realmente maravilhosa. Degustada no La Mort Subite, Bruxelas. Abaixo impressões.


Westmalle Dubbel
Estilo: Abbey Dubbel
ABV 7%
IBU 28

Cor marrom escuro, turva, com leves reflexos avermelhados.
Espuma bege de boa densidade. Boa formação e média duração.
No aroma presenças de malte, caramelo, melado, frutas escuras secas (ameixa,uva passa), rum e leve álcool. Aroma marcante e com boa complexidade.
No paladar toque maltado, frutado e adocicado, com amargor leve. Ao fundo chocolate, licor e leve álcool.
Corpo e carbonatação médios. Retrogosto frutado e levemente adocicado.
Ótima Dubbel, muito fresca e aromática.

terça-feira, janeiro 10, 2012

Timmermans Lambicus Blanche

Cerveja belga produzida pela Timmermans/John Martin´s, que tem como principal caracrerística unir o frescor de uma cerveja belga de trigo (blanche) á uma Lambic. De fermentação espontânea, leva uma considerável quantidade de malte de trigo durante a sua produção, e também especiarias, como coentro e cascas de laranja. Após ocorre o período da maturação, necessário para diminuir a acidez nas cervejas lambic. O interessante é que durante a degustação é possível perceber esse casamento em todas as suas nuances, desde o toque refrescante, cítrico e aromático das especiarias da blanche até a presença azeda e acre da Lambic. Apesar da leveza e da refrescância trata-se de uma cerveja muito marcante, mas que faz pedir outro gole a cada instante da degustação.


Timmermans Lambicus Blanche
Estilo: Witbier/Lambic-Unblended
ABV 4.5%

Cor dourada, levemente turva, com reflexos amarelados.
Espuma cor branca de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, cítrico (laranja,limão), acre (acidez), leve adocicado e vinho branco. Toque esterificado, com presença herbal e das especiarias. Aroma suave,mas de boa complexidade.
No paladar malte, adocicado, cítrico, leve azedo e amargor, com toque seco e picante na boca,como espumante. Corpo leve e boa carbonatação. Retrogosto levemente amargo.
Cerveja leve, complexa e com bom drinkabillity para uma lambic.

segunda-feira, janeiro 09, 2012

Mesa de Bar (On Tap) : Amager-Mikkeler Hr. Frederiksen Vaesel Brunch

Cerveja colaborativa da Dinamarca, feita em parceria pela Amager Bryghus e pela Mikkeler. Essa bela Imperial Stout na realidade é um blend de outras duas grandes cervejas do mesmo estilo: pelo lado da Amager a Hr. Frederiksen com 81 IBU e ABV 10.5%, e pelo lado da Mikkeler a famosa Beer Geek Brunch Weasel, considerada atualmente a melhor cerveja feita em solo dinamarquês.
A Mikkeller Brunch Weasel apresenta uma curiosa particularidade: é feita com um dos cafés mais caros do mundo, o asiático Kopi Luwak, cujos grãos são retirados das fezes de um mamífero das florestas tropicais chamado civeta, após um processo digestivo que confere ao grão muito mais aroma e sabor. O resultado é uma cerveja potente e muito aromática, uma senhora Imperial Stout. Degustada no Mikkeler Bar, Copenhagen.


Amager-Mikkeler Hr. Frederiksen Vaesel Brunch
Estilo: Imperial Stout
ABV 10.7%

Cor negra, sem translucidez. Textura do líquido oleosa.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e média duração.
Aroma de malte torrado, café, chocolate, adocicado, baunilha, leve amadeirado e lúpulo, álcool e licor. Aroma de ótima complexidade e potência.
No paladar malte torrado, café, chocolate, amargor, lúpulo e álcool bem inserido para o teor. Corpo médio e baixa carbonatação.Toque licoroso e alcoólico na boca.Retrogosto amargo e com notas de café.
Maravilha de cerveja.

terça-feira, janeiro 03, 2012

Saison Dupont

As cervejas belgas do estilo Saison (também conhecidas fora da Bélgica como Farmhouse Ale) são bastante peculiares em seu aroma e paladar. São também famosas por terem sido as preferidas de trabalhadores rurais na Bélgica em tempos idos, quando eram produzidas em fazendas no interior do país. A Saison Dupont, que é uma das maiores referências para esse tipo de cerveja, é refermentada na garrafa, permitindo a sua guarda por um longo tempo. É comum na Bélgica serví-la como aperitivo ou para acompanhar o prato de entrada em uma refeição. Degustada no Den Dyver, restaurante belga especilizado em harmonizar cerveja (inclusive usando-as como ingrediente) com os pratos de seu cardápio.


Saison Dupont
Estilo: Saison/Farmhouse Ale
ABV 6.5%

Cor amarelo/dourada, turva, com reflexos amarelo claro.
Espuma branca de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma com leve malte e adocicado, especiarias, toques cítricos e herbais. Aroma agradável e intenso.
No paladar toque maltado, especiarias, cítrico, herbal e leve toque azedo. Corpo médio e boa carbonatação. Toque levemente picante na boca. Retrogosto frutado e de leve amargor.
Boa cerveja. Apresenta bastante leveza frescor, mas com um conjunto de boa complexidade.

domingo, janeiro 01, 2012

Feliz 2012!!

Que esse ano seja de muita saúde, paz e ótimas cervejas para todos.
Pretendemos realizar algumas mudanças no blog,que serão notadas
gradualmente por quem nos acompanha. Grande abraço á todos!