quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Mesa de Bar (On Tap) : Wells Bombardier (Cask)

Essa é sem dúvida uma das mais populares cervejas inglesas, daquelas bitters que freqüentam o pint cotidiano de 1 em cada 3 britânicos. Em um primeiro momento pode-se pensar que é apenas uma cerveja leve e sem personalidade, para beber-se aos litros, só que felizmente a realidade aqui é outra. A Wells Bombardier é uma cerveja equilibrada e de muita personalidade, com ótimo balanço entre malte e lúpulo, e um aroma sensacional para uma cerveja tão leve. Claro que é possível bebê-la em grandes quantidades, como fazem os ingleses, já que o seu teor alcoólico na versão Cask é de 4.1% ABV, mas certamente seria um disperdício desprezar seus aromas e sabores em cada gole. Abaixo impressões de degustação.


Wells Bombardier (Cask)
Estilo: Extra Special Bitter
ABV 4.1%

Cor âmbar/acobreada, levemente turva, com reflexos alaranjados.
Espuma cor bege claro de boa densidade. Boa formação e média duração.
Aroma com presença de malte, caramelo, leve amadeirado e lúpulo. Também com toques frutados e herbais ao fundo. Apesar de leve o aroma é marcante e bastante agradável.
No paladar presenças de malte, caramelo e amargor leve, com toque lupulado. Corpo leve e baixa carbonatação, com toque seco na boca. Final com toque caramelado do malte e leve herbal.
Boa bitter inglesa. Seria ótimo poder bebê-la todo dia.

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Sierra Nevada Stout

A cervejaria Sierra Nevada é sem dúvida uma das precurssoras do movimento (criado no final dos anos 70 do século passado) que impulsionou a produção de cerveja artesanal nos Estados Unidos, e que acabou resultando nesse fantástico mercado que existe no país atualmente. Uma das suas principais cervejas, responsável por ajudar a tornar a marca tão famosa e renomada mundialmente, é do estilo stout. Na realidade uma stout que prima pelo equilíbrio e pela simplicidade, mas sem deixar de ser aromática e saborosa, e é ai que está o seu grande ponto forte. É possível perceber o malte torrado bem acentuado, mas também as notas lupuladas e o seu toque macio na boca, formando um conjunto simples e marcante ao mesmo tempo. O fato é que ela é uma cerveja deliciosa e muito fácil de beber.

Sierra Nevada Stout
Estilo: American Stout
ABV 5.8%
IBU 50

Cor negra, brilhante, sem translucidez.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma com presenças de malte torrado, café, caramelo, adocicado e lúpulo. Aroma bastante agradável.
Paladar com notas de malte torrado, lúpulo, chocolate e caramelo, junto com bom amargor. Bom corpo e média carbonatação. Toque suave na boca, com retrogosto de malte torrado e leve amargor.
Bela cerveja.


quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Mesa de Bar (On Tap) : Timothy Taylor Landlord (Cask)

As cask beers (também conhecidas como Real Ales) são cervejas produzidas pelas mais tradicionais cervejarias britânicas, e estão presentes nos mais renomados pubs do país. Essas cervejas são produzidas apenas com ingredientes tradicionais, passam por fermentação secundária e não são filtradas nem pasteurizadas, devendo ser servidas sem a ajuda de nenhum tipo de gás propulsor (dióxido de carbono ou nitrogênio,por exemplo), para que possam ser denominadas Real ales, termo criado pela CAMRA (Campaign for Real ale : assossiação britânica que apoia e divulga esse tipo de cerveja). Em alguns locais mais tradicionais as cask beer são servidas apenas por gravidade e diretamente de barris de madeira, e na maioria dos pubs em barris metálicos e com a ajuda de um bomba "handpump" para auxiliar na extração. Nessa categoria se inclui a Timothy Taylor Landlord, uma bitter muito bem lupulada e balanceada, que apesar de leve apresenta uma boa complexidade. Abaixo impressões.


Timothy Taylor Landlord (Cask)
Estilo: Bitter/English Pale ale
ABV 4.3%

Cor âmbar/amarelada, turva, com alguma translucidez
Espuma cor branca de boa densidade. Média formação e baixa duração.
Aroma com notas de malte, leve caramelo e lúpulo. Também toques florais e frutados.
Paladar com presença de malte, toque frutado e lúpulo. Amargor médio, com toque seco na boca. Corpo leve e baixa carbonatação. Final levemente amargo e frutado.

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Mesa de Bar (On Tap) : Celis White

O cervejeiro belga Pierre Celis foi o criador da hoje mundialmente famosa marca Hoegaarden, cerveja do estilo witbier, conhecida pelo seu aroma e sabor marcantes, e um frescor imenso. Celis começou a fabricar a Hoegaarden nos anos 60 do século passado, resgatando esse antigo estilo de cerveja belga, até a marca ser comprada por um grande grupo cervejeiro, nos anos 80. Após a compra resolveu abrir uma nova fábrica nos Estados unidos para produzir o mesmo estilo de cerveja, porém agora levando seu próprio nome. Nos dias de hoje, na Bélgica, a Celis White é produzida pela cervejaria Van Steenberge, e nos Estados unidos pela Michigan Brewing Company, porém sendo vendida com o nome Ertvelds. Celis faleceu no ano passado, mas o seu legado ficará para sempre. Abaixo impressões de degustação.


Celis White
Estilo: Belgian White/Witbier
ABV 5%

Cor entre o amarelo e o dourado, turva, com certa translucidez.
Espuma cor branca de boa densidade. Boa formação e média duração.
Aroma apresentando notas cítricas (limão), florais, de malte e especiarias (coentro), com um frutado remetendo á pêssego e um toque levemente acre. Aroma bem marcante e complexo.
Paladar com presenças maltadas,cítricas, herbais e frutadas. Toque levemente azedo. Corpo leve e média carbonatação. Retrogosto levemente herbal.
Boa cerveja. Em comparação com a Hoegaarden é mais complexa e marcante.