quinta-feira, março 29, 2012

Mikkeller Black (Cognac Edition)

Versão maturada da cerveja Mikkeller Black, ficando  por 3 meses em barris de carvalho que anteriormente abrigavam conhaque. Leva também malte torrado e açucar mascavo na receita, além de fermentar com levedura de champagne. O ponto surpreendente dessa cerveja é o seu equilíbrio obtido frente á sua grande potência alcoólica de 17.5%, já que ela passaria facilmente por uma cerveja que está na casa dos 10%. Outro ponto inusitado é a cremosidade e estrutura da espuma para uma imperial stout dessa magnitude, pois a maioria das do mesmo estilo dura poucos minutos. A cerveja deve evoluir bem com a guarda, pois a sua validade está marcada para 08/11/2020. Abaixo impressões de degustação.


Mikkeler Black (Cognac Edition)
Estilo: Imperial Stout
ABV 17.5%

Cor marrom escuro, quase negra, sem translucidez. O líquido negro é viscoso, e sua espuma é bem densa e cremosa, de boa formação e duração. Aroma muito potente e de ótima complexidade, com notas de malte torrado, caramelo, café, chocolate, baunilha, álcool forte e lúpulo. Também bem destacados os aromas amadeirados e do conhaque, com um toque de frutas escuras passa (ameixa,uva) ao fundo. O paladar também é bem complexo, acompanhando o aroma, de bom amargor e com destaque para o álcool quente e rascante na garganta, porém na medida. Bom corpo e baixa carbonatação, com sensação quente e licorosa na boca. Retrogosto amargo e com notas de café. Belíssima.


terça-feira, março 27, 2012

Founders Curmudgeon Old Ale

Integrando o portifólio de cervejas especiais da cervejaria Founders e fabricada desde 1997, a Curmudgeon Old Ale é inspirada no ambiente dos velhos portos marítimos e suas figuras mais representativas, algo como os velhos lobos do mar ou Old Curmudgeon (numa tradução aproximada "velho grosseiro"). Brincadeiras á parte com os nomes das cervejas da Founders, esse rótulo é muito bonito e clássico. Quanto á cerveja, é uma ótima Old Ale (lembra Barley Wine), muito potente, que leva melado na receita e também passa pelo processo de maturação no carvalho, obtendo assim um bom equilíbrio entre doce a amargo. Essa cerveja já tinha 3 anos a partir da data de fabricação, e ainda assim estava muito marcante e aromática. Abaixo impressões de degustação.


Founders Curmudgeon Old Ale
Estilo: Old Ale
ABV 9.8%
IBU 50

Cor cobre/avermelhado, tendendo ao vinho, límpida e com reflexos laranja contra a luz. Espuma cor bege de boa densidade, com média formação e duração. Aroma com presenças de malte, melado, caramelo, licor e vinho do porto. Também com toques amadeirados, herbais e de baunilha. Presença destacada do álcool, que fica na medida. O paladar acompanha o aroma, novamente com o álcool em destaque, e com um toque licoroso, seco e levemente picante na boca. Bom corpo e baixa carbonatação. Retrogosto frutado e levemente alcoólico.


sexta-feira, março 23, 2012

Dogfish Head Palo Santo Marron

Essa potente Brown ale (que mais parece uma imperial stout) é maturada em tanques construídos com a madeira do Palo Santo, árvore nativa da América do Sul (Argentina e Paraguay), comunemente usada para construir barricas na industria vinícola. Esse tipo de madeira dá à Dogfish head Palo Santo notas carameladas e de baunilha, além dos aromas característicos que só a maturação em madeira consegue proporcionar, e que se bem usada consegue potencializar a qualidade de uma grande cerveja. No final o resultado é uma bela cerveja, com bom equilíbrio apesar da graduação alcoólica. Vale sempre mencionar a ousadia e constante experimentação que a Dogfish head se permite. Abaixo notas de degustação.


Dogfish Head Palo Santo Marron
Estilo: American Brown Ale
ABV 12%
IBU 50

Textura oleosa do líquido servido no copo, com cor marrom muito escura, quase negra, sem nenhuma translucidez. Espuma cor bege escuro de boa densidade, com boa formação e média duração, restando após alguns segundos apenas uma fina camada na superfície do líquido. O aroma é muito marcante, com notas de malte, caramelo, baunilha, café, chocolate e frutas passa (uva, ameixa). Também presentes no aroma o toque amadeirado da maturação, junto com um herbal e álcoólico ao fim. Paladar acompanha o aroma, com amargor médio, bom corpo e baixa carbonatação. Sensação sedosa e licorosa na boca, com a presença do álcool destacada, mas bem inserida. Retrogosto levemente amargo, adocicado e alcoólico.


quinta-feira, março 22, 2012

Way American Pale Ale

Pale ale de inspiração norte-americana, inclusive nos lúpulos importados que entram na sua receita e no design da sua bela garrafa. Fabricada pela cervejaria paranaense Way, a Way APA tem uma composição de lúpulos muito agradável (passa pelo processo de dry hopping) e um bom conjunto, transformando o que poderia ser apenas mais uma Pale Ale artesanal em uma cerveja cheia de estilo e personalidade. O equílibrio permite que ao mesmo tempo em que seja uma cerveja bem lupulada e de bom amargor, também seja fácil e gostosa de beber. Abaixo notas de degustação.


Way APA
Estilo: American Pale Ale
ABV 5.2%

Cor âmbar/palha com leve turbidez e pequenas partículas em suspensão. Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma com lúpulo bem destacado, com predomínio de notas cítricas, mas também com nuances herbais, de pinus e resina. Em segundo plano notas de malte, caramelo e leve mel. O paladar tem presenças de malte, caramelo, notas cítricas e herbais. Amargor médio com toque levemente picante e seco na boca. Corpo leve e média carbonatação.


quarta-feira, março 21, 2012

Anderson Valley Brother David's Double

Essa cerveja Double (Dubbel) sazonal, de inspiração belga e fabricada pela californiana Anderson Valley, é a "irmã" da Anderson Valley Brother David's Tripel, já degustada aqui no blog. Apesar da Tripel ter alguns pontos que não ficaram muito bem resolvidos na nossa opinião, a Dubbel da conta do recado, com uma versão mais equilibrada e palatável, e uma aproximação maior do estilo ao qual se inspira. Premiada com a medalha de ouro no Great American Beer Festival de 2011. Abaixo notas de degustação.


Anderson Valley Brother David's Double
Estilo: Abbey Dubbel
ABV 9%
IBU 27

Cor marrom escuro/ébano, com reflexos rubí, límpida e brilhante. Espuma cor bege de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma com notas de malte, baunilha, chocolate, frutas escuras secas, caramelo queimado e um leve toque de especiarias. Também há uma sugestão de nozes e banana ao fundo, junto com o álcool presente, mas nada agressivo. O paladar acompanha o aroma, com bom equilíbrio entre o doce e o amargo. Presença quente do álcool ao final, que fica bem destacado mas não destoa do conjunto. Sensação licorosa e levemente picante na boca. Bom corpo e baixa carbonatação. Retrogosto frutado e alcoólico.No geral uma boa cerveja.

terça-feira, março 20, 2012

Pub Santa Brígida: produções próprias

O Pub Santa Brígida, localizado na cidade de Gramado/RS, (na nossa opinião atualmente o melhor lugar para se beber cervejas especiais na serra gaúcha), iniciou há algum tempo a sua fabricação própria de cervejas artesanais. Elaboradas na localidade do Carahá, no interior do munícipio, as cervejas são de diversos estilos e ficaram muito interessantes, todas com aroma marcante, toque lupulado bem presente e bastante equilibradas. Tivemos a oportunidade de degustá-las On tap em visita ao pub (inclusive uma strong golden ale ainda em fase de testes,cuja inspiração é a belga Duvel), onde os aromas e sabores das cervejas estavam ótimos. Um abraço ao Vinícius, proprietário do pub, e á todos os envolvidos no processo de fabricação das cervejas artesanais. Abaixo notas de degustação sobre alguns dos estilos na versão engarrafada, vedada com rolhas.


Santa Brígida Amber Ale
Estilo: American Amber Ale
ABV 6.8%
IBU 31

Cor marrom escuro, turva, com reflexos avermelhados (talvez um pouco escura para o estilo). Espuma cor bege de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma de malte tostado, caramelo, sugestão de baunilha, leve frutado e toque herbal do lúpulo. O paladar acompanha o sabor, com toque seco na boca e médio amargor. Corpo médio e boa carbonatação. Retrogosto caramelizado persistente.


Santa Brígida Golden Ale
Estilo: Golden Ale/Blond Ale
ABV 5.2%
IBU 24

Cor âmbar/alaranjada, turva, com reflexos laranja claro (talvez um pouco escura para o estilo). Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma com presenças de malte, leve caramelo,  e toques frutados e cítricos. Destaque para o ótimo aroma do lúpulo. Paladar com notas de malte, caramelo, frutado, toque herbal e leve amargor. Sensação seca e levemente picante na boca, com corpo médio e boa carbonatação. Retrogosto frutado e levemente amargo.


Santa Brígida Weiss
Estilo: Hefeweizen
ABV 4.3%
IBU 15

Cor dourado/amarelada, turva, com reflexos amarelo claros. Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma com presenças de malte, adocicado, especiarias, leve cítrico, esterificado e toque herbal do lúpulo. Paladar acompanha o aroma, com toque levemente picante e suave na boca, devido á adição de aveia. Corpo leve e boa carbonatação. Retrogosto levemente frutado e amargo. Lembra mais uma boa Witbier.

quinta-feira, março 15, 2012

Rogue XS Imperial IPA

Dizem que os melhores perfumes vem nos menores frascos. No caso da Rogue XS imperial IPA esse ditado se justifica plenamente, já que ela é também comercializada em uma simpática garrafinha de 210 ml, uma dose única para uma cerveja bastante potente e aromática. Com alto teor alcoólico e muito bem lupulada, a Imperial IPA da Rogue é sem dúvida um dos melhores exemplares já degustados do estilo, com destaque para a grande variação aromática alcançada pelos lúpulos utilizados e seu magnífico equilíbrio. Pena que a garrafa seja tão pequena, pois a vontade é de beber outras tantas. Abaixo notas de degustação.


Rogue XS Imperial IPA
Estilo: Double IPA/Imperial IPA
ABV 9.5%
IBU 75

Cor âmbar/palha, com turbidez média e reflexos alaranjados. Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e média duração. O aroma é principalmente uma explosão de lúpulo, com notas cítricas, herbais e algo como resina, pinus e anis. Também sobra espaço para notas de malte, caramelo,leve mel e um toque frutado que sugere pêssego. O álcool é bem perceptível mas bem inserido no conjunto. No paladar aparecem notas de malte, caramelo e um  leve adocicado, acompanhadas por um amargor bem acentuado. Num segundo plano é possível perceber toques cítricos, herbais e frutados, que fazem a introdução para o álcool, que novamente não destoa do resto. Bom corpo e baixa carbonatação, com retrogosto amargo e levemente herbal. Belíssima cerveja.

terça-feira, março 13, 2012

Mesa de Bar (On Tap) : Brasserie de la Senne Zinnebir

Fabricada pela Brasserie de la Senne (uma pequena cervejaria artesanal, situada em Bruxelas), a Zinnebir é uma Blond Ale Belga bem lupulada e equilibrada, lembrando até em alguns momentos algumas pale ales da terra do Tio Sam, não fosse o seu aroma frutado e cítrico, característico da maioria das belgas do estilo. O site especializado Beeradvocate a classifica como uma Belgian Pale Ale, que certamente fica mais adequado á uma cerveja que trata os lúpulos com tanta nobreza. O fato de ser degustada on tap  também ajudou a realçar o frescor herbal dos lúpulos, assim como os aromas frutados e de malte, fazendo dessa degustação um momento especial num dos mais cultuados e famosos bares da Bélgica, o t'Brugs Beertje. Abaixo notas de degustação.


Brasserie da la Senne Zinnebir
Estilo: Belgian Pale Ale
ABV 6%

Cor âmbar/alaranjado, turva, com reflexos amarelos. Espuma branca de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma com predomínio de toques cítricos e frutados, além da marcante presença do perfume do lúpulo, com notas maltadas e levemente carameladas ao fundo. O paladar apresenta ótimo equilíbrio entre dulçor e amargor, destaque para o malte mais perceptível e notas cítricas e frutadas. Toque seco na boca, com médio amargor. Corpo e carbonatação médios. Retrogosto levemente amargo e frutado.

sexta-feira, março 09, 2012

Struise Black Albert

Essa maravilhosa cerveja elaborada pela belga De Struise está entre as melhores produções do país. Fabricada em edição especial, homenageia o Ebenezer´s Pub, templo cervejeiro norte-americano, localizado no estado do Maine. Trata-se de uma imperial stout ao estilo belga (ou Belgian Royal Stout,como está no rótulo), com elevado teor alcoólico e (segundo algumas fontes) 100IBU, que fazem força para aparecer diante de tamanho equilíbrio que a cerveja apresenta, além de seu aroma e paladar espetaculares. Freqüentemente a Struise faz parcerias com cervejarias norte-americanas e européias, e esse intercâmbio não a faz peder em nada o seu estilo, ao contrário, só a faz criar cervejas sensacionais e que quebram os paradigmas das cervejas belgas tradicionais. Realmente é uma cerveja que rende muito assunto, mas só mesmo bebendo para crer.Destaque para a bela arte do rótulo. Abaixo impressões.


Struise Black Albert
Estilo: Imperial Stout
ABV 13%

Cor negra, brilhante e sem translucidez. Espuma bege escuro de boa densidade, com boa formação e média duração. O aroma é sensacional e complexo, com predomínio de chocolate, caramelo, café e frutas escuras secas (ameixas). Também aparecem no aroma boas notas herbais, de nozes,baunilha, licor de amêndoas e de álcool, que por sinal é muito bem inserido. O paladar também é bem complexo, com presenças de malte, frutas escuras, café, chocolate, caramelo e álcool. Textura sedosa na boca, com final licoroso, levemente amargo, frutado e alcoólico. Bom corpo e baixa carbonatação. Cerveja maravilhosa e muito complexa.


quinta-feira, março 08, 2012

Port Brewing Hot Rocks Lager

Cerveja lager curiosa, que resgata a antiga forma alemã de fazer a bebida com pedras incandescentes, também conhecida como Stein Bier, ou traduzindo aproximadamente "cerveja de pedra". Antes de qualquer recipiente de cocção metálico ser forjado, as cervejas eram feitas em tachos de madeira, o que inviabilizava o uso de fogo para aquecimento durante a produção. As pedras de granito em brasa eram mergulhadas dentro do tacho e ficavam responsáveis pela fervura do mosto, deixando como marca aromas e sabores caramelados e defumados na cerveja. O resultado dessa receita sazonal "ressuscitada" é uma lager bem encorpada, aromática e com notas de caramelo, açucar queimado e um leve aroma defumado. Abaixo notas de degustação.


Port Brewing Hot Rocks Lager
Estilo: Euro Dark Lager
ABV 6.5%

Cor marrom avermelhado, com reflexos rubí e leve opacidade. Espuma cor bege de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma com presença destacada de caramelo e malte tostado, seguidos por notas defumadas, de frutas vermelhas maduras e algo de açucar queimado. Paladar com notas de malte, caramelo bem destacado e melado de cana, contudo com bom equilíbrio entre o doce e o amargo. Corpo e carbonatação médios. Na boca a textura é levemente oleosa, e o retrogosto com a sensação do caramelo e do defumado dura muito. Bela cerveja, uma lager encorpada e complexa.

quarta-feira, março 07, 2012

Anderson Valley Brother David's Triple

Essa cerveja produzida pela californiana Anderson Valley é livrementre inspirada em uma Tripel belga, levando em conta toda a tradição monástica do estilo, inclusive no rótulo,que traz a figura de um monge junto ao já tradicional vale, que ilustra os demais rótulos da cervejaria. Realmente a tentativa de recriar um estilo fora de seu país de origem é bastante válida, quando se sabe que certamente existirão variações e adaptações que devem ser levadas em conta, antes de avaliarmos o resultado final. No caso da Anderson Valley isso não é diferente: apesar de ter toda a base de uma boa tripel belga alguns aspectos fogem do controle, como álcool e dulçor muito pronunciados, que deixam em segundo plano os aromas cítricos e de especiarias e acabam desequilibrando o conjunto. A lupulagem também fica um pouco prejudicada, pois 33IBU está abaixo do esperado para o estilo, não deixando muitos aromas herbais aflorarem. No paladar o álcool e o doce tambem se evidencíam, e deixam o resto como coadjuvante. Abaixo notas de degustação.


Anderson Valley Brother David's Tripel
Estilo: Belgian Tripel
ABV 10%
IBU 33

Cor entre o âmbar e o laranja, límpida e brilhante, com leves reflexos amarelados. Espuma cor bege claro de boa densidade, com boa formação e média duração.Aroma com álcool bastante destacado, e notas de malte, licor de frutas, leve caramelo, especiarias (pimenta) e algo de cítrico. Toque acre no nariz, junto com ésteres no final. No paladar novamente o álcool domina, com presenças maltadas, herbais, cítricas e de amargor médio. Toque picante e alcoólico na boca, e posterior rascante na garganta. Corpo médio e baixa carbonatação. Retrogosto frutado e alcoólico.

terça-feira, março 06, 2012

Rogue Morimoto Soba Ale

Cerveja feita em parceria com o renomado chef  Masaharu Morimoto, e desenvolvida para acompanhar pratos da culinária light. O diferencial dessa ale é conter em sua receita o malte de Soba (em português trigo sarraceno) ,ingrediente muito utilizado na culinária oriental e conhecido por suas propriedades nutricionais. O resultado é uma ale muito suave e agradável de beber, e que em alguns momentos lembra até uma lager mais leve, porém com toques cítricos e frutados que não escondem a sua origem. Abaixo impressões.


Rogue Morimoto Soba Ale
Estilo: Fruit/Vegetable Beer
ABV 4.8%
IBU 30

Cor dourada tendendo para o alaranjado, de turbidez média e com reflexos amarelados. Espuma de cor branca com boa densidade, de boa formação e duração. O aroma é dominado pelo malte, com toques adocicados e lembrando pão. Também nota-se presença de aromas cítricos, frutados e herbais(lúpulo), com um final que remete á nozes. O paladar também é maltado, com presenças de pão e biscoito. Novamente no paladar aparecem toques cítricos e herbais, com um médio amargor. Toque seco na boca, com final maltado e amargo. Boa cerveja, com um ótimo conjunto. Prova de que uma ale leve também pode ter muita personalidade.