sexta-feira, maio 25, 2012

Dogfish Head Burton Baton

Essa cerveja da Dogfish Head é um blend de uma Imperial IPA com uma English Old Ale, sendo que inicialmente as duas são fabricadas separadamente. Após a fermentação elas são misturadas e vão para um tanque de carvalho francês, onde devem maturar por aproximadamente um mês. A lupulagem também é um ponto alto da cerveja, responsável por fornecer aromas cítricos e de resina (pinus), que junto com as notas da madeira criam um conjunto bastante interessante. Talvez o único ponto que destoe é o teor alcoólico, que fica um tanto acentuado e ás vezes se sobrepõe aos outros componentes, mas talvez deixando-a guardada por alguns meses isso seja facilmente resolvido. O resultado geral é uma cerveja muito potente e aromática, mais uma das boas criações da Dogfish Head. Abaixo impressões de degustação.


Dogfish Head Burton Baton
Estilo: American Double/ Imperial IPA
ABV 10%
IBU 70

Cor âmbar/alaranjada, límpida e brilhante, com reflexos laranja claro contra a luz. Espuma cor bege bem claro, de média densidade, formação e duração. Aroma de boa complexidade, onde há notas de malte, caramelo, baunilha, lúpulo (herbal, cítrico, pinus), licor, madeira (sutil) e álcool (destacado). No paladar notas de malte, caramelo, baunilha, lúpulo e álcool (novamente acentuado). Amargor médio (com gosto herbal do lúpulo), com textura licorosa na boca e sensação quente devido ao teor alcoólico. Bom corpo e baixa carbonatação. Retrogosto levemente amargo, frutado e alcoólico.


quarta-feira, maio 23, 2012

Three Floyds Zombie Dust

Essa bela American Pale Ale tem como "ator principal" o lúpulo da variedade Citra (cultivado no Yakima Valley, Estados Unidos). A Zombie Dust utiliza apenas o Citra em sua receita,  e esse lúpulo tem como características principais aromas cítricos e também de frutas tropicais, além de fornecer um ótimo amargor. O equilíbrio da cerveja também é um ponto de destaque, onde uma boa presença de malte e um leve adocicado equilibram o amargor. Sem dúvida uma ótima representante deste estilo de cerveja, pois não é a toa que ocupa a posição de número 17 das top beers do site Beeradvocate. O belo rótulo foi feito por artistas da indústria de quadrinhos, á exemplo da Three Floyds Dark Lord, outro dos destaques da cervejaria. Agradecimentos ao amigo Sérgio Curti. Abaixo impressões de degustação.


Three Floyds Zombie Dust
Estilo: American Pale Ale
ABV 6.4%
IBU 60

Cor âmbar/alaranjada, com média turbidez e reflexos laranja claro. Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma com boa presença do lúpulo, onde é possivel sentir toques cítricos, herbais e frutados. Ao fundo, mas ainda marcantes: malte, caramelo e adocicado. Paladar acompanha o aroma, com amargor acentuado, mas não enjoativo. Toque seco e adstringente na boca. Corpo e carbonatação médios. Retrogosto amargo e com toque frutado. Boa cerveja.


terça-feira, maio 15, 2012

Samuel Adams Double Bock

Cerveja que integra o portifólio de Imperial Series (cervejas com teor alcoólico mais elevado) da Samuel Adams, e que honra as raízes germânicas do fundador da cervejaria, Jim Koch. As outras cervejas que integram essa série são uma Imperial White, Wee Heavy e por fim uma Imperial Stout. A double bock da Samuel Adams ficou bem interessante, resgatando em quase sua totalidade o verdadeiro caráter de uma Doppelbock alemã, com ótimo corpo e bom equilíbrio entre o doce e o amargo,só deixando a desejar um pouco no teor alcoólico, que é um tanto acentuado. Essa double bock aceita a guarda segundo a cervejaria, e certamente pode melhorar se ficar na adega por alguns meses. Abaixo impressões de degustação.


Samuel Adams Double Bock
Estilo: Doppelbock
ABV 9.5%
IBU 25

Cor castanho avermelhado, límpida e brilhante, com reflexos vermelhos contra a luz. Servida no copo tem textura licorosa, com espuma bege claro de boa densidade, com boa formação e média duração. Aroma com presenças de malte, caramelo, frutas maduras, adocicado, licor e álcool. O paladar acompanha o aroma, com amargor leve. Bom corpo e baixa carbonatação, com textura licorosa e levemente picante na boca. Retrogosto persistente, com toque frutado, adocicado e alcoólico. Boa Doppelbock.



segunda-feira, maio 14, 2012

Lindemans Gueuze

Cerveja do tipo Lambic/Gueuze fabricada pela cervejaria familiar belga Lindemans. Essa Gueuze é na realidade um blend de cervejas lambic, onde 2/3 são de uma lambic jovem e 1/3 é de uma lambic maturada, sendo possível mudar essa proporção dependendo do estagio de maturação de cada uma delas. Após a fermentação passa pelo método champenoise (o mesmo utilizado na fabricação de espumantes), e depois de envasada é refermentada na própria garrafa. Trata-se de uma cerveja muito aromática e marcante, que apresenta todas as características que uma boa Gueuze deve ter. As cervejas lambic possuem origem controlada, e as legítimas são fabricadas somente na Bélgica. Abaixo impressões de degustação.

Lindemans Gueuze
Estilo: Lambic - Gueuze
ABV 4.5%

Cor laranja/acobreada, límpida e brilhante, com reflexos amarelos contra a luz e bonito perlage. Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma com predomínio de notas acéticas, amadeiradas e de levedura de champagne, com toques de malte, caramelo e couro ao fundo, junto com um final herbal. Aroma de boa complexidade, com toque acre e frisante no nariz. No paladar predomínio do azedo, com malte, adocicado e leve caramelo também perceptíveis, com sabor salgado ao final. Toque seco e picante na boca, com amargor médio e forte adstringência, que faz pedir rápido outro gole. Corpo leve e boa carbonatação, com retrogosto entre o amargo e o azedo. Bela cerveja.

quarta-feira, maio 09, 2012

Wäls Petroleum

Imperial Stout produzida pela cervejaria Wäls, de Minas gerais, baseada em receita original da microcervejaria DUM, do Paraná. Essa parceria resultou em uma das cervejas mais comentadas no Brasil nos últimos meses, sem contar a fama que já havia conquistado enquanto ainda era fabricada somente pela DUM. Anteriormente apenas poucos tiveram a oportunidade de degustar a Petroleum, provavelmente em festivais de cerveja ou das poucas garrafas fabricadas pela DUM, mas felizmente a Wäls teve a brilhante idéia de reproduzir essa receita, para que mais pessoas tivessem acesso e pudessem ver o que realmente é uma cerveja artesanal de qualidade. Para quem gosta de uma boa Imperial Stout, esse exemplar nacional (a um preço acessível) veio na hora certa, tomara que para ficar. Algumas garrafas do mesmo lote que degustamos apresentaram problemas de carbonatação (o que comprometeu a formação e a duração da espuma), porém a que ilustra esse post estava perfeita. Abaixo impressões sobre essa bela cerveja.


Wäls Petroleum
Estilo: Russian Imperial Stout
ABV 12%
IBU 70

Cor negra, brilhante, sem translucidez. Quando servida a textura do líquido é bem oleosa. Espuma bege escuro, quase marrom, com densidade de boa para média. Boa formação e média duração. Aroma bastante complexo, com presenças principais de malte torrado, chocolate, caramelo, álcool e café. Ao fundo nota-se frutas escuras passa (ameixa), baunilha, herbal do lúpulo (lembra aniz) e aveia. No paladar as presenças principais são do malte torrado, caramelo, chocolate, café, lúpulo e álcool (bem inserido). Bom amargor. Bom corpo e baixa carbonatação. Toque aveludado e amanteigado na boca, possivelmente vindo da maturação com cacau. Retrogosto com leve amargor.


quinta-feira, maio 03, 2012

Firestone Walker Abacus

Cerveja produzida pela Firestone Brewing Company, de Paso Robles, Califórnia. A Firestone Abacus (que hoje mudou o nome para Sucaba) é uma cerveja do estilo Barley Wine, maturada em barris de carvalho americano que anteriormente abrigavam bourbon, e que faz parte do portifólio sazonal da cervejaria (a edição degustada é de 2011, e foram produzidas 1500 garrafas). Esse tipo de cerveja permite a guarda, e com o tempo deve ficar mais equilibrada, desenvolvendo novos aromas e sabores.Certamente uma cerveja para ser degustada sem pressa, e em um cálice apropriado, que deixe aflorar tudo o que ela pode oferecer. Como toda cerveja de alta complexidade, poderiamos escrever um longo texto sobre ela, mas achamos melhor resumir tudo em uma só palavra: maravilhosa. Abaixo impressões de degustação.


Firestone Walker Abacus
Estilo: Barley Wine
ABV 13%
IBU 42

Cor rubí escuro, com pouca translucidez e leves reflexos avermelhados contra a luz. Espuma cor bege claro de média densidade, com média formação e baixa duração. Após alguns segundos resta apenas uma fina camada na superfície do líquido, que dura até o final da degustação. Aroma bastante complexo, onde é possível sentir notas de malte, caramelo, bourbon, madeira, vinho do porto, frutas escuras passa, baunilha e álcool bem destacado. Em segundo plano aparecem presenças sutis de chocolate e frutas vermelhas. O paladar é igualmente complexo e acompanha o aroma, com amargor médio e álcool novamente destacado, mas ainda dentro do conjunto. Textura licorosa na boca, com toque levemente picante. Sensação seca e adstringente, com retrogosto levemente maltado e alcoólico.