quinta-feira, agosto 30, 2012

Cigar City Hunahpu's Imperial Stout 2011

Produzida pela Cigar City Brewing Co., de Tampa, Flórida, a Hunahpu's é fabricada usando como base a Marshal Zhukov (outra grande imperial Stout feita pela cervejaria), acrescendo á receita original sementes de cacau peruano, pimenta das variedades ancho e passilla, canela e baunilha (favas) de Madagascar. Inicialmente pode parecer que toda essa mistura vai ficar confusa e sem sentido, mas depois do primeiro gole desfaz-se rapidamente essa impressão. A cerveja é muito bem equilibrada e cada elemento agregado convive harmoniosamente no conjunto. A forte lupulagem e o alto teor alcoólico também estão presentes e são notados, mas também se inserem no todo e ajudam a dar ainda mais brilho á essa maravilhosa cerveja. O nome Hunahpu vem de um antigo personagem da mitologia maia. Abaixo impressões.


Cigar City Hunahpu's Imperial Stout
Estilo: Imperial Stout (com especiarias)
ABV 11.5%
IBU 80

Cor negra, brilhante, sem translucidez. Textura oleosa do líquido ao servir no copo, com espuma bege escuro (quase marrom) de boa densidade, com média formação e duração. A espuma acompanha a degustação até o fim, mas na forma de uma fina camada, cremosa e muito bonita. Aroma de grande complexidade, com notas de malte torrado, caramelo, chocolate, cacau, café, baunilha, canela, especiarias (pimenta) e frutas escuras passa (ameixa, uva). Nota-se também no aroma um toque defumado, acompanhado do álcool. No paladar estão presentes malte torrado, café, chocolate, caramelo, canela, especiarias e álcool (bem inserido). Amargor de médio para acentuado. Bom corpo e baixa carbonatação. Textura licorosa na boca, com o toque ardido (leve) das pimentas e a secura da canela. Retrogosto amargo e com persistência do cacau e das especiarias.


quarta-feira, agosto 29, 2012

Bambergerator Doppelbock

Cerveja tipo Doppelbock desenvolvida pela cervejaria Bamberg, de Votorantim/SP , inspirada nas tradições germânicas do estilo. A Bambergerator (as Doppelbock alemãs sempre terminam com o sufixo "ator") apresenta um bom corpo, força nos maltes e teor alcoólico acentuado, características que não podem faltar em uma cerveja do estilo, além de um toque adocicado e licoroso na boca. Se é para ser fiel á algum estilo, que se tente aproximar ao máximo do original, e nisso a Bamberg acertou na mosca, tanto visual quanto gustativamente. Destaque também para a bonita arte do rótulo, com o bode (símbolo tradicional das Bocks) trajando roupas típicas da Oktoberfest. Abaixo impressões de degustação.


Bambergerator Doppelbock
Estilo: Doppelbock
ABV 8.2%

Cor marrom escuro, tendendo ao avermelhado, com reflexos rubí contra a luz. Espuma cor bege de boa densidade, com média formação e boa duração. Aroma com notas de malte tostado, caramelo, leve baunilha, licor e açucar mascavo. Nota-se também leve lúpulo e álcool ao final. Paladar com notas de malte tostado, caramelo e leve chocolate. Amargor médio e álcool na medida. Bom corpo e média carbonatação, com toque licoroso e picante na boca. Retrogosto adocicado e com leve amargor. Ótima cerveja.


quinta-feira, agosto 23, 2012

Colorado Vixnu

Double IPA desenvolvida pela cervejaria colorado em parceria com Matt Brynildson, cervejeiro da Firestone Walker. A colorado Vixnu conseguiu se aproximar bastante das Double IPA da terra do Tio Sam, seja na ótima lupulagem ou no quesito "cerveja extrema", devido ao seu alto teor alcoólico. No geral o resultado ficou muito bom, talvez apenas em alguns momentos o álcool apareça mais do que o desejado, e a cerveja apresente um dulçor mais destacado (adição de rapadura), porém nada desabona essa grande produção da cervejaria Colorado, que conseguiu fazer umas das melhores DIPA nacionais. A degustada nesse post já estava sendo vendida como pasteurizada. Abaixo impressões de degustação.

Colorado Vixnu
Estilo: Imperial/Double IPA
ABV 9.5%
IBU 75

Cor âmbar/caramelo, límpida e brilhante, com reflexos laranja contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma com notas de malte, caramelo, açucar mascavo, lúpulo destacado (cítrico, herbal) e álcool. Amargor acentuado, com álcool e dulçor em destaque. Textura levemente licorosa e picante na boca. Corpo e carbonatação médios. Retrogosto adocicado e alcoólico, mas ainda com o amargor persistente do lúpulo.



terça-feira, agosto 21, 2012

Brewdog Paradox Jura

Cerveja pertencente á série "Paradox" da Brewdog, cujas Imperial Stouts são sempre maturadas em barris que anteriormente eram usados pela industria produtora de whisky. A Brewdog Paradox Jura maturou por 9 meses em barris de madeira que antes abrigavam os whiskies da marca Jura Single Malt Scotch Whisky, localizada na ilha de Jura, oeste da Escócia. Uma diferença significativa da Jura para as outras da mesma série é o seu teor alcoólico de 15% ABV, enquanto as outras ficam na faixa de 10%. A quase ausência de carbonatação também é outro diferencial, o que a aproxima muito da textura de um vinho do porto, deixando-a mais licorosa em contato com a boca. A presença de um leve toque defumado também é sentida, embora possa aparecer também em outras versões da Paradox. O fato é que a Jura é grande cerveja, uma Imperial Stout de respeito, para ser degustada sem pressa, e apesar de sua grande potência de álcool o seu conjunto ainda é bastante interessante. Abaixo impressões de degustação.


Brewdog Paradox Jura
Estilo: Imperial Stout
ABV 15%

Cor negra, brilhante e sem translucidez. O líquido servido no copo é bastante licoroso, e acaba formando uma tênue espuma marrom escuro, que desaparece em segundos. O aroma é potente e muito complexo, com notas de malte torrado, caramelo, chocolate, ameixa seca, baunilha, amadeirado, whisky e álcool bem pronunciado, com leve defumado também presente. No paladar notas de malte torrado, caramelo, chocolate, amadeirado e whisky. O álcool novamente é bem presente, mas não chega a destoar. Toque licoroso e picante na boca, com sensação levemente rascante na garganta. Corpo médio e baixíssima carbonatação. Retrogosto com malte torrado, madeira e álcool. Bela cerveja.


quinta-feira, agosto 16, 2012

Coruja Labareda Rock Bier

O mais novo lançamento da linha "fora de série" da cervejaria Coruja atende pelo nome de Labareda, e foi desenvolvida em parceria com o músico Wander Wildner (o sujeito que aparece no rótulo, que por sinal é muito bem bolado). Trata-se de uma receita inspirada no estilo Kellerbier, que leva malte Vienna defumado e tem também pimenta da variedade Capsicum Frutescens (aquela do molho Tabasco) na composição. O mínimo que se pode dizer é que a cerveja ficou com um conjunto inusitado e ousado, onde as notas apimentadas e defumadas atiçam os sentidos e criam novos padrões gustativos para um já tradicional e secular estilo de cerveja. Cerveja para degustar de "mente aberta". Abaixo impressões de degustação.


Coruja Labareda Rock Bier
Estilo: Specialty Beer
ABV 6.7%
IBU 32

Cor âmbar/acobreada, límpida e brilhante, com reflexos alaranjados. Aroma com notas de malte (bem presente), caramelo e especiarias (pimenta). Notas defumadas (na linha de uma Rauchbier) e álcool de médio para alto completam. No paladar nota-se malte, caramelo, defumado e especiarias. Baixo amargor, com toque picante da pimenta na boca e sensação rascante na garganta. Retrogosto picante e maltado.


terça-feira, agosto 14, 2012

Bierland Blumenau

A mais nova criação da cervejaria Bierland, de Blumenau, homenageia justamente o nome da cidade e também os antigos produtores de cerveja da região. Baseada em pesquisas de como eram produzidas as cervejas pelos primeiros imigrantes alemães, a Bierland desenvolveu uma cerveja de alta fermentação e baixo teor alcoólico, que tem como particularidades o uso de fermentador aberto e a utilização de lúpulo em flor. O rótulo também é inspirado nos das antigas garrafas de cerveja. A cerveja ficou bem leve e agradável, porém com um bom aroma e sabor marcante. Por se basear em uma receita antiga, a cervejaria não encaixa a Blumenau em nenhum estilo, mas lembrou bastante algumas clássicas Pale Ale inglesas. Parabéns á Bierland por esse resgate histórico e por mais essa boa produção. Abaixo impressões de degustação.



Bierland Blumenau
Estilo: Specialty Beer
ABV 4%

Cor dourado/palha, de média turbidez e com reflexos amarelados. Espuma cor branca de média densidade, com média formação e duração. Aroma com notas de malte, caramelo e lúpulo (herbal, floral). Também nota-se algo frutado e com presença de levedura. Paladar acompanha o aroma, com amargor de médio para baixo. Corpo leve e média carbonatação. Retrogosto adocicado e de leve amargor.




sexta-feira, agosto 10, 2012

Del Ducato Machete Double IPA

Cerveja produzida pela italiana Birrificio Del Ducato, que diga-se de passagem fabrica excelentes cervejas. A Itália tem cada vez se destacado mais no mercado de cervejas artesanais, sempre com criações ousadas e de bastante qualidade. A Machete Double IPA é um bom exemplo. Trata-se de uma cerveja do estilo Imperial (ou double ) IPA, muito bem lupulada  e com teor alcoólico de médio para alto, porém sem o extremismo que algumas outras do estilo gostam de ostentar. Talvez aí que esteja o seu grande trunfo, pois o lúpulo não mascara o resto das características da cerveja, como é comum em algumas marcas, ao contrário, ele consegue realçar todas elas e criar uma cerveja com ótimo conjunto e equilíbrio O álcool está presente, mas não destoa do resto. O seu nome é um tributo ao filme policial chamado Machete.


Del Ducato Machete Double IPA
Estilo: Imperial/Double IPA
ABV 7.8%

Cor âmbar, com leve turbidez e reflexos amarelados contra a luz. Espuma cor branca, um pouco amarelada, de ótima densidade. Boa formação e duração. Aroma com notas de malte, caramelo e lúpulo (cítrico, herbal, frutado),com leve álcool perceptível. Ótima lupulagem, consegue ser  suave e marcante ao mesmo tempo. No paladar malte, caramelo, leve adocicado e lúpulo, e leve álcool. Amargor de médio para acentuado. Corpo e carbonatação médios, com toque licoroso na boca. Retrogosto maltado e com amargor persistente. Boa DIPA italiana.



quinta-feira, agosto 09, 2012

Ellezelloise Hercule Stout

Imperial Stout á moda belga, muito aromática e encorpada. Uma cerveja de alto teor alcoólico, mas que consegue ao mesmo tempo um bom equilíbrio no seu conjunto. A Hercule Stout matura por dez dias em barris de carvalho alemão, e a cepa do fermento utilizada na sua produção é um segredo da cervejaria, segundo a qual a conjunção desses dois fatores é responsavel pelo aroma intenso e sabor marcante da Hercule. A cerveja homenageia Hercule Poirot, um famoso detetive belga (tipo Sherlock Holmes) que ganha vida nas páginas dos livros de Agatha Christie, e inclusive virou seriado de TV. Bonito rótulo, bem clássico, e garrafa com abertura tipo swing top. Abaixo impressões de degustação.


Ellezelloise Hercule Stout
Estilo: Imperial Stout
ABV 9%

Cor negra, sem translucidez. Espuma bege claro de boa densidade, com média formação e duração. Aroma intenso e complexo, com notas de malte torrado, café, chocolate, baunilha, amadeirado e leve lúpulo, com leve álcool perceptível e especiarias ao fundo. Paladar acompanha o aroma, com amargor médio e álcool muito bem inserido. Bom corpo e carbonatação média, com toque seco na boca. Retrogosto seco e com gosto amargo. Bela cerveja.

quarta-feira, agosto 08, 2012

Rogue Shakespeare Oatmeal Stout

Essa cerveja veio na primeira importação de Rogues ao Brasil com o nome de "Shakespeare Stout", o oatmeal (aveia) foi adicionado nas que vieram nessa nova leva. A Shakespeare Oatmel Stout leva aveia em flocos na receita, responsável por suavizar tanto o aroma quanto o sabor da bebida, e equilibra muito bem com os generosos maltes torrados e os lúpulos marcantes das variedades Perle e Cascade. Trata-se de uma belíssima cerveja, muito equilibrada e de personalidade, dentre as melhores do portifólio da Rogue.


Rogue Shakespeare Oatmeal Stout
Estilo: American Stout/ Oatmeal Stout
ABV 6%
IBU 69

Cor negra, sem translucidez. Espuma cor bege escuro de boa densidade, bem densa e cremosa, com boa formação e duração. Aroma complexo e agradável, com notas de malte torrado, chocolate, aveia, caramelo, café, baunilha e lúpulo (herbal). O paladar acompanha o aroma, com amargor de médio para acentuado. Corpo e carbonatação médios, com textura sedosa na boca. Retrogosto com sabor de chocolate, café e leve amargor.


segunda-feira, agosto 06, 2012

Sierra Nevada/Dogfish Head Life & Limb

Cerveja colaborativa feita pela Sierra Nevada em conjunto com a Dogfish Head. No rótulo (que por sinal é muito bonito, assim como a apresentação) a descrição é de uma Brown Ale com 10.2% ABV e que leva durante a brassagem dois tipos de xarope: Maple Syrup e Birch Syrup. Esses xaropes são feitos a partir de seivas de árvores (Maple e Birch) , e após a fervura e sua finalização ficam muito densos e adocicados, sendo usados geralmente como acompanhamento culinário. A adição dos xaropes deixa a cerveja com um corpo suave e licoroso, que ameniza o alto teor alcoólico, e junto com os maltes e lúpulos oferta uma degustação maravilhosa. Foi criado um site somente sobre a Life & Limb, que contém informações e imagens sobre todo o processo: http://life-limb.com/ . Abaixo impressões sobre essa bela cerveja.


Sierra Nevada/Dogfish Head Life & Limb
Estilo: American Strong Ale/ Brown Ale
ABV 10.2%
IBU 50

Cor negra, com levíssimos reflexos vermelhos contra a luz. Espuma cor bege/café de ótima densidade (bem espessa e compacta), com boa formação e duração. Aroma com notas de malte tostado, caramelo, chocolate, licor, álcool, algo defumado e adocicado (xaropes), baunilha e lúpulo(herbal). Paladar acompanha o aroma, com álcool bem inserido e amargor médio. Bom corpo e baixa carbonatação, com toque licoroso e suave na boca. Retrogosto com sabor de caramelo e amargor residual.