quinta-feira, dezembro 20, 2012

Ayinger Celebrator

Inspirada nas antigas receitas de cervejas fortes feitas por monges, e que eram geralmente consumidas durante o jejum da quaresma, a Ayinger Celebrator Doppelbock é fabricada na cidade de Aying, próxima á Munique. Considerada atualmente como uma das melhores cervejas produzidas na Alemanha, a Ayinger Celebrator já ganhou diversos prêmios em concursos, o que fez com que sua fama aumentasse consideravelmente, fazendo com que ela seja rara de se encontrar até mesmo na sua terra natal. Destaque também para o belo rótulo e para o simpático bode de plástico (símbolo da Bockbier) que vem pendurado no pescoço de cada garrafa, assim como seu copo personalizado. Agradecimentos especialíssimos ao amigo Herbert Schumacher, proprietário da cervejaria Abadessa, por esse presente de natal antecipado. Abaixo impressões sobre essa bela Doppelbock.


Ayinger Celebrator
Estilo: Doppelbock
ABV 6.7%

Cor marrom escuro, quase negra, com leves reflexos avermelhados contra a luz. Espuma cor bege de média densidade, com boa formação e média duração. Aroma com notas de malte tostado, caramelo, toffee, frutas escuras passa, chocolate, melado, baunilha e leve álcool. No paladar nota-se malte, toffee, caramelo, chocolate, frutas escuras e leve álcool. Textura licorosa e sedosa na boca, com leve amargor. Corpo médio-alto e baixa carbonatação. Retrogosto com dulçor do malte e toque frutado leve.


terça-feira, dezembro 18, 2012

Green Flash West Coast IPA

India Pale Ale/American Pale Ale produzida pela cervejaria californiana Green Flash Brewing Co., de San Diego. Na sua receita são utilizadas quatro variedades de lúpulos: Simcoe, Centennial, Cascade e Columbus. A lupulagem é bem complexa e potente (alcançando 95 IBU), sem contudo ficar fora do conjunto ou enjoativa, já que a base de maltes equilibra muito bem o resto. O teor alcoólico a deixa quase como uma Double IPA, porém por volta de até ABV 7.5% geralmente pode ainda ser considerada como IPA. No copo é uma cerveja rica, aromática e muito intensa, um belo trabalho da Green Flash. Abaixo impressões de degustação.


Green Flash West Coast IPA
Estilo: India Pale Ale/American Pale Ale
ABV 7.3%
IBU 95

Cor cobre/alaranjada, levemente turva, com reflexos laranja claro contra a luz. Espuma cor bege claro de ótima densidade, bem compacta, com boa formação e duração. Aroma potente com notas de malte, adocicado, caramelo e lúpulo (herbal, cítrico, pinus, frutado). No paladar notas de malte, caramelo, citrico e herbal, com final frutado. Toque seco e rascante na boca, com amargor bem acentuado. Corpo e carbonatação médios. Retrogosto com amargor persistente.


quinta-feira, dezembro 13, 2012

Cantillon Vigneronne

Nem só cerejas e framboesas podem ser acrescentadas ás lambics belgas, a Cantillon Vigneronne é um blend de uvas Moscatel e cerveja de fermentação espontânea, que matura em barris de carvalho por um longo período. Segundo a própria cervejaria, esse processo torna a Vigneronne uma parente distante de alguns tipos de vinhos brancos (ou espumantes), devido ao seu frescor frutado de uvas, fermento e ao caráter amadeirado que adquire na maturação. Com certeza uma das melhores cervejas do portifólio da Cantillon. Abaixo impressões sobre essa bela cerveja.


Cantillon Vigneronne
Estilo: Lambic - Fruit
ABV 5%

Cor amarelo/dourada, turva, com reflexos amarelos contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, com média formação e baixa duração. Aroma complexo, com notas de uvas brancas, vinho branco, espumante, levedura, amadeirado e leve dulçor de malte. Sensação frisante no nariz. Paladar com notas de vinho branco, madeira e levedura. Forte toque azedo, ácido e seco na boca. Corpo leve e média carbonatação. Retrogosto frutado e azedo.




quarta-feira, dezembro 12, 2012

Mikkeller I Beat You

Cerveja do estilo Imperial IPA, produzida pela Mikkeller utilizando a estrutura da escocesa Brewdog. Essa cerveja é feita com 3 tipos de malte e 5 diferentes variedades de lúpulo, resultando num aroma muito pronunciado e potente. O elevado teor alcoólico é característica do estilo, mas não chega a incomodar tanto. No final, ela só poderia ter uma maior presença de dulçor maltado, para equilibrar com a forte carga de lúpulos, tanto no aroma como no paladar, mas no geral é uma boa cerveja. Abaixo impressões.


Mikkeller I Beat You
Estilo: Imperial/ Double IPA
ABV 9.75%

Cor cobre/avermelhada, límpida, com reflexos laranja contra a luz. Espuma cor bege claro de média densidade, com média formação e duração. Aroma com notas de malte (tostado), caramelo (dulçor), lúpulo (herbal, cítrico, vegetais, folhas), leve baunilha e álcool. Também nota-se no aroma algo que remete á cinzas e defumado, mas não tão destacado. No paladar presenças de malte, caramelo, adocicado, lúpulo e álcool. Toque licoroso e picante na boca, com amargor acentuado. Corpo médio para alto com baixa carbonatação. Retrogosto adocicado, com amargor persistente. 


terça-feira, dezembro 11, 2012

Kross 5

Cerveja especialmente produzida para comemorar os 5 anos de existência da cervejaria chilena Kross. Essa ale leva 8 tipos de malte e 5 diferentes variedades de lúpulo na receita, além de ser a primeira cerveja chilena maturada em carvalho (nesse caso, pedaços de carvalho americano tostados ficaram em contato com a cerveja durante 3 meses). A Kross 5 ainda é fermentada com uma cepa especial de levedura de alta fermentação. Todos esses ingredientes juntos formam uma bela cerveja, muito aromática e surpreendente, de boa complexidade. Destaque para o bonito rótulo e apresentação em garrafas de 750ml.


Kross 5
Estilo: Belgian Strong Ale
ABV 7.2%

Cor avermelhado escuro, turva, com reflexos laranja escuro contra a luz. Espuma cor bege de boa densidade, com média formação e duração. Aroma com notas de malte, tostado, baunilha, leve amadeirado, adocicado, licor, caramelo (toffee), avelãs, herbal do lúpulo, côco e leve álcool. No paladar nota-se malte, tostado, baunilha, adocicado, amadeirado, licor e avelãs. Toque seco e adstringente na boca, com leve amargor. Corpo e carbonatação médios. Retrogosto levemente amargo e amadeirado.

segunda-feira, dezembro 10, 2012

Del Puerto Robust Porter

Robust Porter fabricada pela cervejaria chilena Del Puerto, de Valparaíso. Nota-se a diferença no aumento do corpo da cerveja e em alguns aspectos do aroma, como malte torrado mais pronunciado e um leve toque defumado (isso comparando com a Porter fabricada pela mesma cervejaria, que será objeto de um outro post). A cerveja no geral é bem interessante e agrada. Destaque para o belo rótulo e apresentação.

Del Puerto Robust Porter
Estilo: Porter
ABV 5%

Cor negra, sem translucidez. Espuma cor bege escuro de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma com notas de malte torrado, caramelo, café, chocolate e baunilha, com final levemente defumado. No paladar nota-se malte torrado, café, chocolate e um toque de frutas escuras secas ao fundo. Bom corpo e média carbonatação, com leve amargor. Sensação seca na boca. Retrogosto com presença de malte torrado e leve adocicado.

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Mesa de Bar (On Tap): Grassau Lager

Cerveja lager chilena produzida próximo á cidade de Temuco, ao sul de Santiago. Curiosamente, essa região é uma das poucas produtoras de lúpulo no país, embora em escala reduzida, e são utilizados apenas por pequenas cervejarias artesanais. Inspirada na arte cervejeira de antigos imigrantes alemães que habitavam a região, a cervejaria Grassau produz suas cervejas com as águas oriundas da cordilheira dos Andes, e utiliza maltes e lúpulos importados em suas receitas. Completam o portifólio da cervejaria uma Bock, uma Weizen e uma Amber Ale. Abaixo impressões sobre essa agradável lager.


Grassau Lager
Estilo: Premium Lager
ABV 5.5%

Cor dourada, de leve turbidez, com reflexos amarelos contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma com notas de malte (bem presente), biscoito, adocicado e lúpulo (leves toques herbais e florais). Paladar acompanha o aroma, com leve amargor. Corpo e carbonatação médios.Toque suave e seco na boca. Retrogosto maltado e de leve amargor residual.

terça-feira, dezembro 04, 2012

Mikkeller The American Dream

Lager muito bem lupulada e com ótimo aroma produzida pela Mikkeller, feita para aqueles dias de calor, e para ser bebida diretamente da garrafa, segundo a concepção criativa do próprio cervejeiro. Servida no copo apresenta todo o seu potencial, com uma coleção de lúpulos muito presente, junto a um bom sabor maltado que ajuda no equilibrio. A lupulagem robusta não estraga o bom drinkabillity da cerveja, que apesar de leve tem um excelente conjunto e boa personalidade. Abaixo impressões.


Mikkeller The American Dream
Estilo: Premium Lager
ABV 4.6%

Cor âmbar/acobreado, levemente turva, com reflexos laranja contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma com notas de malte, pão, caramelo e lúpulo (herbal, cítrico, pinus, resina). Paladar com presenças de malte, caramelo e lúpulo. Toque seco e picante na boca, com amargor de médio para acentuado. Corpo leve e média carbonatação. Retrogosto com amargor residual duradouro.