quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Troubadour Obscura

Cerveja stout belga fabricada pela Brouwerij The musketeers, fundada por 4 amigos e amantes de boas cervejas. As stouts belgas (Royal stouts, como os belgas também chamam) são um pouco diferentes das inglesas e americanas, pois possuem aroma e paladar mais frutado e rico em complexidade (lembrando uma Belgian Dark Stong Ale, porém com a presença do malte torrado), talvez devido ao uso de leveduras belgas e especiarias, o que pode fazer toda a diferença na receita. No rótulo da Troubadour consta escrito "Mild Stout", porém a sua potência e aroma não combinam com suavidade, embora a cerveja seja bem equilibrada. Abaixo impressões de degustação.

Troubadour Obscura
Estilo: Foreign/ Export Stout
ABV 8.2%
IBU 35

Cor negra, com leves reflexos avermelhados contra a luz. Espuma cor bege de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma complexo, com notas de malte torrado, café, chocolate, frutas passa escuras (uva, ameixa), melado, vinho do porto, baunilha, licor e álcool. No paladar nota-se malte torrado, café, chocolate, frutas escuras, licor e álcool. Toque sedoso na boca, com final seco e amargor leve. Corpo médio e baixa carbonatação. Retrogosto com presença do malte torrado, frutas escuras e leve amargor.

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Orval, Urbock 23 e Ola Dubh 18 (passadas)

Sempre temos cervejas que por um motivo ou por outro acabam restando nos espaços onde as estocamos, sem que isso seja um ato proposital (ou não). O fato é que remanejando minhas garrafas achei essas num canto, que não me lembro como nem porque as deixei ali. O interessante dessas degustações é ver o que a ação do tempo causa nas cervejas. Em alguns casos a data de validade é apenas um parâmetro de tempo, pois a cerveja muda suas características mas não perde qualidade; em outros elas acabam perdendo muito de sua força e aroma. O certo é que se a cerveja for realmente de qualidade, algumas boas características sempre irão permanecer. Abaixo algumas impressões sobre essa degustação.


Orval : fabricação 2007 - validade julho 2012
Boa espuma, com boa formação. Ainda bem aromática, porém se faz mais presente o Brettanomyces , já que o lúpulo Styrian Golding (uma das marcas da Orval) perdeu a sua intensidade. Nota-se uma leve oxidação, e o paladar mais suave, sem muito gosto (o azedo do Brett já não está tão intenso).
Urbock 23: vencimento 04/2010
Boa espuma. Levemente oxidada (o teor de 9.6% ajudou a conservar), porém ainda com o dulçor maltado característico das dopplebocks claras. O álcool está mais moderado, mas ainda dá as caras. No geral boa, a melhor das 3
Ola Dubh 18: engarrafada janeiro 2009 - vencimento janeiro 2012
Pouca formação de espuma. Alcool mais moderado, o que faz com que os aromas de madeira e whisky se sobressaiam, restando baunilha, malte torrado e chocolate ao fundo. No geral bom aroma e paladar, porém já não parece tão encorpada.