sexta-feira, maio 31, 2013

Three Floyds Permanent Funeral

Imperial IPA (apesar de no rótulo constar Pale Ale) produzida pela cervejaria norte-americana Three Floyds, e feita em parceria com a banda de metal pesado Pig Destroyer ( têndencia essa cada vez mais consolidada, de bandas terem cervejas com seus nomes). Deixando o lado musical, essa é uma das melhores do estilo que já bebi, daquelas cervejas que você quer que nunca termine. Foi comprada no dia do Dark Lord Day (evento tradicional da Three Floyds, comemorado todo dia 24 de abril) e degustada aqui pouco depois. Estava com o lúpulo extremamente fresco e presente (com uma intensidade tremenda e 100 IBU), uma porrada como o som da banda, mas sem perder a ternura (atenuada pela carga de maltes), pois tem uma boa relação potênciaxcontrole. Destaque para o rótulo (parece capa de disco), que combina bastante com o estilo. Abaixo impressões de degustação sobre essa bela cerveja.


Three Floyds Permanent Funeral
Estilo: Imperial/Double IPA
ABV 10.5%
IBU 100

Cor âmbar/alaranjada, límpida, com reflexos laranja claro contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e duração. No aroma nota-se malte, caramelo, adocicado, lúpulo muito potente (laranja, maracujá, pêssego, manga, herbal, floral) e leve álcool. No paladar nota-se malte, caramelo, adocicado, lúpulo (frutado, cítrico, herbal) e álcool presente, mas equilibrado. Amargor de médio para acentuado. Toque licoroso e levemente picante na boca. Corpo médio a baixa carbonatação. Retrogosto frutado, adocicado e de leve amargor.

segunda-feira, maio 27, 2013

Baden Baden Chocolate Beer

Recentemente lançada a mais nova criação da cervejaria Baden Baden, de Campos do Jordão/SP, e que teve evento de pré-lançamento regional no Biermarkt Von Fass na última terca-feira. Trata-se da Baden Baden Chocolate Beer, uma cerveja ale que leva cacau e baunilha na fórmula, e não chocolate como se poderia pensar. É sabido que a legislação brasileira não permite o uso de qualquer produto de origem animal nas receitas de cervejas, e esse é um dos méritos da Chocolate Beer, pois seu aroma é muito fiel á chocolate ao leite sem fazer uso do próprio. Outro ponto interessante é a ótima harmonização que a cerveja cria junto com sobremesas, principalmente as á base de chocolate. O Biermarkt ofereceu durante o evento uma sobremesa feita pelo pâtissier Diego Andino, para ser degustada junto com a cerveja, e aí foi possível perceber o bom potencial que a Chocolate Beer tem para esse fim. No fim do evento a Baden Baden presenteou os convidados com um kit personalizado, contendo garrafa, copo cerâmico e porta copos, além de uma bonita camisa pólo com a marca da cerveja. A cerveja ficou bem equilibrada, sem ser enjoativa, o que é difícil de se obter quando se trabalha com estilos mais adocicados. O único ponto que eu reforçaria é a carbonatação, pois uma espuma mais densa e cremosa ficaria perfeita nela. Abaixo impressões.

Kit personalizado da Baden Baden, com copo em cerâmica.



Cerveja degustada no dia do evento.



Harmozização com sobremesa do pâtissier Diego Andino. Excelente.

Baden Baden Chocolate Beer
Estilo: Specialty Beer
ABV 6%
IBU 15

Cor marrom/chocolate, turva, com levíssimos reflexos avermelhados contra a luz. Espuma cor bege de baixa densidade, com média formação e baixa duração. No aroma nota-se chocolate ao leite, adocicado, baunilha, leve malte torrado e toques de nozes e castanhas. No paladar nota-se malte, chocolate, cacau e baunilha. Amargor leve. Toque levemente licoroso e sedoso na boca, com leve presença picante e final seco. Corpo médio e baixa carbonatação. Retrogosto com forte presença do cacau (chocolate).

quarta-feira, maio 15, 2013

EvilTwin Femme Fatale

Mais uma das crias de Jeppe Bergso, cervejeiro da Evil Twin e irmão gêmeo de Mikkel Borg Bergso, o já famoso cervejeiro cigano da dinamarquesa Mikkeller. No rótulo da Femme Fatale aparece como estilo proposto IPA, porém após abrir a garrafa fica trilhado um caminho que pode criar diversas interpretações, devido á sua potência e complexidade aromática, e que certamente extrapolam o estilo do rótulo. A adição de Brettanomyces (embora aqui mais suave do que se acha em outras cervejas) á receita é um ganho para o aroma, que em conjunto com a ótima lupulagem e notas frutadas e maltadas criam uma cerveja sublime, que não deve deixa ninguém indiferente. Outro ponto a favor é a cerveja chegar por aqui bem nova e fresca, muito melhor para avaliar todo o seu fantástico potencial. Abaixo impressões de degustação.


EvilTwin Femme Fatale
Estilo: India Pale Ale
ABV 6%

Cor dourado/amarelada, turva, com reflexos alaranjados contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, com média formação e boa duração. No aroma (que é bem complexo) nota-se malte, leve adocicado, cítrico (laranja,maracujá,tangerina), herbal lupulado, frutado (pêssego, tutti-frutti) e toque acre do brett. No paladar nota-se malte, cítrico, levedura (Brett), herbal e frutado. Amargor de médio para acentuado. Toque seco na boca. Corpo e carbonatação médios. Retrogosto frutado, cítrico e com leve amargor.

EvilTwin Ron and The Beast Ryan

Saison produzida pela Evil Twin Brewing., na fábrica da Westbrook Brewing Co., cervejaria norte americana localizada no estado da Carolina do Sul. Talvez um dos diferenciais para as mesmas do estilo (até aonde eu saiba) é a adição de mel na receita, muito possívelmente para gerar um contraponto ao toque azedo do fermento Brettanomyces. No copo é uma cerveja muito aromática, bem equilibrada, com o toque suave do brett que não é tão pronunciado, deixando espaço para a percepção do belo conjunto. Outro belo trabalho da EvilTwin que chega ao Brasil. Abaixo impressões de degustação.


Eviltwin Ron and The Beast Ryan
Estilo: Saison
ABV 7%

Cor dourado/alaranjada, turva, com reflexos amarelados contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, com ótima formação e boa duração. No aroma nota-se malte, cítrico, frutado, Brett, herbal lupulado e mel ao fundo. Paladar acompanha aroma, com médio amargor. Toque levemente azedo na boca, com final seco. Corpo médio e boa carbonatação. Retrogosto frutado, com leve amargor e presença do Brettanomyces.

segunda-feira, maio 13, 2013

Brooklyn Dry Irish Stout

Cerveja de inspiração irlandesa, é a mais recente integrante do portifólio da novaiorquina Brooklyn a desembarcar no Brasil. Cerveja sem arroubos, vai direto ao ponto e cumpre o que se propõe, o que é na minha opinião a principal característica das Dry Stouts: ser uma "session beer", fácil de beber, mas com bom aroma e paladar, sem qualquer extremismo. Utiliza o lúpulo East Kent Golding para balancear, e não é usado aqui o gás nitrôgenio para dar mais densidade e duração á espuma, isso é feito de forma natural, ajudando a dar mais ênfase aos aromas da bebida. Abaixo impressões de degustação.


Brooklyn Dry Irish Stout
Estilo: Dry Stout
ABV: 4.7%

Cor negra, com levíssimos reflexos avermelhados contra a luz. Espuma cor bege de média densidade, com boa formação e média duração. Aroma com notas de malte torrado, café leve, chocolate e herbal lupulado. Paladar acompanha aroma, com leve amargor. Toque seco na boca. Corpo e carbonatação baixos. Retrogosto com malte torrado, café e leve amargor. Boa Stout.

terça-feira, maio 07, 2013

Hook Norton Hooky Gold

Tem tempos que queria fazer um post sobre essa cerveja, fabricada por uma das mais tradicionais cervejarias do Reino Unido, mas sempre acabava esquecendo ou colocando outras cervejas em pauta. Essa é mais uma das criações da cervejaria Hook Norton, famosa por fabricar ótimas "Real Ales", cervejas que carregam consigo toda a tradição e qualidade britânica na produção da bebida. O diferencial da Hooky Gold para uma pale ale clássica vem do outro lado do oceano: a adição do lúpulo americano Willamete, que aqui faz parceria com os já consagrados lúpulos ingleses Fuggles e Goldings. O resultado é uma boa cerveja, que une o melhor de dois mundos: de uma lado todo o sabor e aroma de uma boa pale ale, respeitando a tradição inglesa ; do outro o toque de modernidade proporcionado pelo lúpulo americano, porém aqui sem ser agressivo ou extremo, apenas se integrando ao conjunto e proporcionando uma ótima "session beer". Cerveja leve e suave, mas com personalidade. E o melhor de tudo é poder ter uma cerveja como essa acessível na maioria das lojas e supermercados. Abaixo impressões de degustação.


Hook Norton Hooky Gold
Estilo: Extra Special Bitter/English Pale Ale
ABV 4,2%

Cor dourado/palha, turva, com reflexos amarelos contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, formação e duração. No aroma nota-se malte, frutado, leve adocicado e lúpulo (cítrico, herbal). Paladar acompanha aroma, com amargor leve. Toque seco na boca, com corpo leve e média carbonatação. Retrogosto com presença de malte, leve lúpulo e amargor.