segunda-feira, junho 17, 2013

Stone IPA

American India Pale Ale produzida pela californiana Stone Brewing Co., a Stone IPA certamente é um dos carros-chefe da marca, e uma de suas cervejas mais conhecidas, conceituadas e vendidas. A alta lupulagem e o teor alcoólico de médio para alto quase a aproximam de uma Double IPA, porém seu bom equilíbrio a torna mais suave e palatável. Uma das políticas da Stone é com relação ao frescor da cerveja, e inclusive no site da marca existe uma área para reportar casos de cervejas fora da validade. A que ilustra esse post tinha poucos dias de garrafa, daí é possível perceber toda a potência e aroma do lúpulo. A Stone está chegando ao Brasil, vamos ver como ficará a política de frescor por aqui. Abaixo impressões de degustação.


Stone IPA
Estilo: India Pale Ale
ABV 6.9%
IBU 77

Cor âmbar/palha, levemente turva, com reflexos laranja claro contra a luz. Espuma cor bege, bem clara, de ótima densidade, com boa formação e duração.No aroma nota-se malte, caramelo, adocicado e lúpulo, com toque herbal, cítrico, floral e frutado. Aroma delicioso e muito fresco. No paladar nota-se malte, caramelo, herbal e cítrico. Amargor acentuado, mas bem equilibrado. Toque seco e picante na boca. Corpo médio e baixa carbonatação. Retrogosto com toque herbal lupulado e amargor persistente.

quarta-feira, junho 12, 2013

Ommegang BPA

Criada para ser uma cerveja do tipo Belgian Pale Ale (classificação usada por muitos cervejeiros), aonde os aromas das tradicionais leveduras belgas encontram os aromas herbais e frutados dos lúpulos, gerando cervejas muito aromáticas e de grande refrescância. A Ommegang BPA ainda passa pelo processo de dry hopping, com o lúpulo da variedade Cascade. Na prática senti um leve, mas muito bom, aroma de lúpulo, pois acho que a garrafa já não era tão nova. Por outro lado os 21 IBU não sugerem uma cerveja muito lupulada, mas por relatos que li o lúpulo deveria estar bem mais presente no conjunto. Mas no geral uma cerveja boa: aromática, leve e bem equilibrada. As cervejas da Ommegang me agradam muito, e essa não foi exceção, espero conseguir uma nova da próxima vez. Abaixo impressões de degustação.


Ommegang BPA (Belgian Style Pale Ale)
Estilo: Belgian Ale/Belgian IPA
ABV 6.2%
IBU 21

Cor âmbar/alaranjada, turva, com reflexos laranja contra a luz. Espuma cor branca de média densidade, com ótima formação e boa duração. No aroma nota-se malte, pão, lúpulo (cítrico, herbal, floral), notas frutadas e de levedura. No paladar nota-se malte, doce, frutado, cítrico e herbal lupulado. Amargor de leve á médio, com toque seco na boca. Corpo médio e boa carbonatação. Retrogosto cítrico e de leve amargor.

quinta-feira, junho 06, 2013

Hitachino Espresso Stout

Cerveja produzida pela japonesa Kiuchi Brewery, localizada em Ibaraki (próxima de Tokyo) e que produz também o tradicional Sake japonês e o Shochu, outro tipo de destilado feito á base de arroz. Boa parte do conhecimento e experiência utilizados na produção de Sake são empregados nos processos cervejeiros, segundo a própria Kiuchi, e agregam assim um toque da cultura japonesa aos seus produtos. A Hitachino Espresso Stout leva grãos de café na receita (adicionados durante a fervura), além do malte torrado, assim como muitas stouts americanas o fazem. Isso a deixa com um aroma de café intenso, mas não extremo, pois também é possivel perceber os outros aromas que formam seu belo conjunto. A espuma bem densa e persistente é outro ponto forte dessa stout japonesa (mas de alma americana), uma das cervejas mais conceituadas do portifólio da Hitachino. Abaixo impressões de degustação.


Hitachino Espresso Stout
Estilo: American Stout
ABV 7.5%

Cor negra, sem translucidez. Espuma cor bege escuro de boa densidade, bem cremosa, com boa formação e duração. No aroma nota-se malte torrado, café (bem destacado), chocolate, baunilha e herbal lupulado, com toques de tabaco e madeira ao fundo. No paladar nota-se malte torrado, café, chocolate e adocicado. Amargor médio. Toque licoroso na boca, com final seco. Retrogosto com forte presença do café e bom amargor.

Hitachino XH

Cerveja produzida pela japonesa Kiuchi Brewery, localizada em Ibaraki (próxima de Tokyo) e que produz também o tradicional Sake japonês e o Shochu, outro tipo de destilado feito á base de arroz. Boa parte do conhecimento e experiência utilizados na produção de Sake são empregados nos processos cervejeiros, segundo a própria Kiuchi, e agregam assim um toque da cultura japonesa aos seus produtos. A Hitachino XH é uma Belgian Dark strong Ale, que matura por 3 meses em barris de carvalho que anteriormente abrigavam Sake. A cerveja tem um aroma bom, de certa complexidade. O aroma amadeirado aparece pouco, devido ao curto período de maturação, deixando mais espaço para o toque alcoólico vindo do Sake. No geral uma boa cerveja, bem equilibrada. Abaixo impressões de degustação.

Hitachino XH
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
ABV 7%
IBU 44

Cor cobre, turva, com leve reflexo laranja contra a luz. Espuma cor bege de boa densidade, com boa formação e duração. No aroma nota-se malte, cereais, caramelo, frutas escuras secas (ameixa), álcool e leve amadeirado ao fundo. No paladar nota-se malte, cereais, caramelo, frutas escuras, leve amadeirado e álcool sutil. Amargor de médio para acentuado. Toque licoroso na boca, com final seco. Corpo e carbonatação médios. Retrogosto maltado, levemente frutado e de bom amargor.

Hitachino Red Rice Ale

Cerveja produzida pela japonesa Kiuchi Brewery, localizada em Ibaraki (próxima de Tokyo) e que produz também o tradicional Sake japonês e o Shochu, outro tipo de destilado feito á base de arroz. Boa parte do conhecimento e experiência utilizados na produção de Sake são empregados nos processos cervejeiros, segundo a própria Kiuchi, e agregam assim um toque da cultura japonesa aos seus produtos. A Red Rice Ale é feita, além de malte de cevada, com o tradicional arroz vermelho japonês, cultivados há centenas de anos no país, e que a deixa com um toque adocicado e de cereais muito interessante. Também notas florais e de frutas vermelhas, criando um conjunto inusitado e agradável. Abaixo impressões de degustação.

Hitachino Red Rice Ale
Estilo: Traditional Ale
ABV 7%
IBU 26

Cor âmbar, quase avermelhado, levemente turva, com reflexos laranja claro contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e duração. No aroma nota-se malte, leve caramelo, pão, adocicado, cereais, frutado (frutas vermelhas) e leve toque floral/perfumado. No paladar nota-se malte, pão, adocicado, frutado, floral e leve álcool. Amargor de leve para médio. Toque levemente picante na boca. Corpo e carbonatação médios. Retrogosto maltado, floral e de bom amargor.

Hitachino White Ale

Cerveja produzida pela japonesa Kiuchi Brewery, localizada em Ibaraki (próxima de Tokyo) e que produz também o tradicional Sake japonês e o Shochu, outro tipo de destilado feito á base de arroz. Boa parte do conhecimento e experiência utilizados na produção de Sake são empregados nos processos cervejeiros, segundo a própria Kiuchi, e agregam assim um toque da cultura japonesa aos seus produtos. A White Ale é inspirada nas witbier belgas, com notas de especiarias e cítricas como bem pede o estilo, porém com um surpreedente aroma que as difere das witbier mais clássicas. É possível sentir até um toque de cepa Bretanomyces no aroma, embora a cervejaria não informe tal uso em sua receita. Cerveja leve e refrescante, mas de grande personalidade aromática. Abaixo impressões de degustação.

Hitachino White Ale
Estilo: Witbier
ABV 5%
IBU 13

Cor amarelo/lima, turva, com levíssimos reflexos amarelos contra a luz. Espuma cor branca de média densidade, com média formação e duração. No aroma nota-se leve malte, mentolado, herbal, cítrico (laranja, limão, grapefruit), lúpulo, especiarias, temperos e algo parecido com brettanomyces. No paladar nota-se malte, cítrico, herbal e especiarias. Amargor médio. Toque seco e levemente azedo na boca. Corpo leve e média carbonatação. Retrogosto cítrico e de bom amargor.