quinta-feira, julho 18, 2013

Cafuza Centenária

Imperial Black IPA artesanal produzida pela cervejaria Serra de Três Pontas (STP), de São Paulo. A Cafuza Centenária é uma nova versão da Cafuza tradicional, só que nesse caso foi feito single hop com o lúpulo Centennial, que aparece generosamente, tanto no aroma como no paladar. Com seus ABV 9% e 110 IBU, a Cafuza é uma bela cerveja, bem equilibrada, muito aromática e bem resolvida. Certamente o melhor exemplar nacional do estilo que já degustei. Destaque também para o belo rótulo e apresentação da garrafa, muito bonita. Parabéns á STP pela bela cerveja. Abaixo impressões de degustação.


Cafuza Centenária
Estilo: Black IPA
ABV 9%
IBU 110

Cor negra, opaca, sem translucidez. Textura licorosa no copo, ao servir. Espuma cor bege escuro de média densidade, com média formação e boa duração. No aroma nota-se malte torrado, caramelo, chocolate, café, licor de cacau, álcool (bem inserido) e herbal lupulado bem presente. Paladar acompanha aroma, com amargor acentuado. Bom corpo e baixa carbonatação. Toque licoroso na boca, com leve picante e final seco. Retrogosto de malte torrado, café e herbal lupulado.


terça-feira, julho 16, 2013

Green Flash Double Stout

Foreign Stout desenvolvida pela cervejaria californiana Green Flash Brewing. Co, de San Diego, e que está no topo do ranking em seu estilo no site RateBeer. As Foreign Stouts basicamente ocupam um lugar de "meio termo", entre uma Stout comum e uma Imperial Stout, ficando com potência alcoólica e amargor moderados. O destaque dessa cerveja da Green Flash, além de sua qualidade, fica for conta do corpo macio e sedoso na boca, da espuma densa e cremosa e de seu belo aroma, que equilibra muito bem com sua potência alcoólica e forma belo conjunto. Abaixo impressões sobre esta bela cerveja.


Green Flash Double Stout
Estilo: Foreign Stout
ABV 8.8%
IBU 45

Cor negra, sem translucidez. Espuma cor bege escuro de boa densidade, bem cremosa, com boa formação e duração. No aroma nota-se malte torrado, chocolate, aveia, leve café, toque herbal do lúpulo e leve presença do álcool (bem inserido). Paladar acompanha aroma, com médio amargor. Toque sedoso, macio e licoroso na boca. Bom corpo e média carbonatação. Retrogosto com presença do malte torrado, café e amargor persistente.

quinta-feira, julho 04, 2013

8 Wired HopWired IPA

A legião de cervejeiros ciganos não para de aumentar ao redor do mundo, e as criações de um deles acabam de chegar ao Brasil. O dinamarquês Søren Eriksen (isso, mais um dinamarquês) é responsável por dar vida ás produções da 8 Wired Brewing Co., de Blenheim, Nova Zelândia, e para isso usa a estrutura de outras cervejarias locais. Uma das cervejas que chegaram é a famosa 8 Wired Hopwired, que leva em sua receita exclusivamente maltes e lúpulos (Southern Cross, Motueka e Nelson Sauvin) produzidos no país. A Hopwired é uma IPA agradável e equilibrada, mas com um toque lupulado bem diferente das IPAs americanas por exemplo, pois é possível sentir notas de limão e terra. Ótima oportunidade para quebrar o paradigma de IPAs muito cítricas ou doces que andam por aí. Abaixo impressões de degustação.


8 Wired HopWired IPA
Estilo: India Pale Ale
ABV 7.3%
IBU 70

Cor âmbar,/alaranjada, límpida, com reflexos laranja claro contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e duração. No aroma nota-se malte, caramelo, adocicado e lúpulo (com toque cítrico de limão, herbal, folhas (vegetais) e algo terroso e frutado ao mesmo tempo. Paladar com notas de malte, caramelo e lúpulo. Amargor acentuado. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque levemente licoroso na boca, com final seco e picante. Retrogosto com boa presença de lúpulo e amargor persistente.

Nøgne Ø Two Captains Double IPA

Assim como já virou tendência em algumas cervejarias no Brasil (e no mundo também), concursos que premiam receitas de homebrewers para serem produzidas em suas estruturas estão bem consolidadas, o que para os apreciadores é sempre uma ótima oportunidade de degustar uma cerveja, que certamente ficaria restrita á poucos. No caso da norueguesa Nøgne não é diferente. Em 2010 aconteceu no país o "Norwegian home brewing championships", cujo vencedor foi Jan Halvor Fjeld com uma receita de Double IPA. Essa receita foi posteriormente reproduzida na Nøgne, e nomeada "Two Captains". O que se nota logo ao abrir a garrafa é o ótimo e intenso aroma de lúpulo, muito agradável. O teor alcoólico de ABV 8.5% e os 100 IBU estão muito bem equilibrados, criando um belo conjunto. Faço votos que esse tipo de concurso sempre continue, para que possamos cada vez degustar belas cervejas assim. Agradecimentos especiais á importadora Beer Legends, por disponibilizar a garrafa. Abaixo impressões de degustação.

Nøgne Ø Two Captains Double IPA
Estilo: Imperial/Double IPA
ABV 8.5%
IBU 100

Cor âmbar/alaranjada, levemente turva, com reflexos laranja claro contra a luz. Espuma cor branca de ótima densidade, com boa formação e duração. No aroma nota-se malte, caramelo, adocicado, leve mel, lúpulo (cítrico, herbal, floral) e leve álcool. Paladar acompanha aroma, com leve presença do álcool e amargor acentuado. Toque levemente licoroso na boca, com final seco. Corpo e carbonatação médios. Retrogosto maltado, com leve toque cítrico e bom amargor residual.