quinta-feira, agosto 29, 2013

Epic Hopulent IPA

Double IPA produzida pela cervejaria norte-americana Epic Brewing Co., de Salt Lake City, Utah. A Epic foi fundada por dois californianos, que trabalhavam em Utah e em 2008 decidiram abrir uma cervejaria como nos moldes do seu estado natal.Para isso uniram-se á Kevin Crompton, cervejeiro com vasta experiência. A linha da Epic apresenta boas cervejas, dividiva em três categorias: Classic Series ( estilos mais comums de cerveja  ), Elevated Series ( cervejas especiais ) e Exponential series ( estilos mais variados e experimentais de cerveja ). A Hopulent IPA desgustada nesse post integra a série Elevated. É uma cerveja bem lupulada, aromática e equilibrada, proporciando uma bela degustação. Abaixo impressões.


Epic Hopulent IPA
Estilo: Imperial/Double IPA
ABV 8.3%

Cor cobre/alaranjada, bem turva, com levíssimos reflexos laranja contra a luz.Espuma cor bege bem clara, com boa formação, densidade e duração. No aroma nota-se malte, caramelo, adocicado, leve mel e lúpulo (toques cítricos, herbais e florais). Paladar acompanha o aroma, com amargor de médio para acentuado. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque levemente licoroso na boca, com final seco e picante. Retrogosto levemente adocicado e de bom amargor.

quarta-feira, agosto 14, 2013

Ballast Point Black Marlin Porter

Cerveja produzida pela Ballast Point, de San Diego, Califórnia. Além de cervejas, a Ballast produz também uma linha de destilados.A Black Marlin é uma Porter bem equilibrada, com bastante carga de maltes e uma suave (mas precisa) presença do lúpulo ao fundo, apenas para balancear e criar um conjunto agradável. A sua espuma densa e cremosa e o corpo aveludado também são pontos positivos, que a aproximam das clássicas Porters inglesas. Destaque também para o belo rótulo, que como todos da Ballast remete á cenas marítimas. Abaixo impressões sobre essa ótima Porter.


Ballast Point Black Marlin Porter
Estilo: Porter
ABV 6%
IBU 45

Cor negra, com levíssimos reflexos avermelhados contra a luz. Espuma cor bege escuro de ótima densidade (bem cremosa), com boa formação e duração. No aroma nota-se malte torrado, chocolate, caramelo, leve café, aveia e herbal lupulado. Paladar acompanha aroma, com amargor leve. Corpo e carbonatação médios. Toque sedoso e macio na boca, com final seco. Retrogosto com boa persistência do malte torrado. Cerveja gostosa e fácil de beber.

Schelde Wildebok

Cerveja bock (sazonal de inverno) produzida pela Schelde Brouwerij, localizada na Bélgica, fronteira com a Holanda. Apesar dos países serem vizinhos e ambos terem grande consumo de cerveja, a tradição de cervejas Bock é bem mais forte na Holanda do que na Bélgica. A Wildebok foi eleita a melhor bock na Holanda no ano de 2008, é uma boa cerveja, encorpada e com o dulçor dos maltes bem presente. Uma bock bem dentro do estilo, que certemante agradará a quem gosta desse tipo de cerveja. Em geral as bocks holandesas são boas e bem tradicionais, e a Wildebok parece ter puxado mais para esse lado da fronteira. Abaixo impressões de degustação.


 Schelde Wildebok
Estilo: Doppelbock
ABV 6.5%

Cor marrom avermelhado escuro, turva, com reflexos rubi contra a luz. Espuma cor bege de média densidade, com média formação e duração. No aroma nota-se malte, adocicado, caramelo, toffee, licor, frutas escuras secas (ameixa, uva) e leve toque de chocolate, marzipan e lúpulo ao fundo. No paladar nota-se malte, caramelo, adocicado, toffee, frutado e leve álcool. Amargor leve . Corpo médio para alto e carbonatação média. Toque licoroso e picante na boca, com final seco. Retrogosto com dulçor do malte e toffee.