sexta-feira, outubro 25, 2013

Fuller's Reserve N° 4 (Armagnac)

Reserva especial da Fullers, ale (bottle conditioned) em garrafas numeradas, maturada por 365 dias em barris de carvalho que  anteriormente abrigavam Armagnac (uma espécie de conhaque), da marca francesa Comte de Lauvia. O resultado ficou muito interessante, gerando uma boa combinação entre o maltado e frutado da ale e o toque de conhaque e madeira vindos do barril.O álcool também está muito bem inserido no conjunto. Degustei a garrafa de número 00032. Abaixo impressões de degustação.


Fullers Reserve N° 4 (Armagnac)
Estilo: English Strong Ale
ABV 8.5 %

Aparência: Cor cobre, levemente avermelhada. Límpida e com reflexos laranja contra a luz. Espuma: Cor bege de média densidade, com boa formação e baixa duração. Aroma: malte, caramelo, amadeirado, conhaque, licor, frutado, álcool, algo envelhecido (mofo) sutil e leve toque de chocolate e baunilha. Paladar: malte, caramelo, madeira, conhaque e álcool. Médio amargor. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque licoroso na boca, com final seco e levemente adstringente. Retrogosto levemente maltado e com residual persistente da madeira e do conhaque.

segunda-feira, outubro 21, 2013

Boelens Tripel Klok

Tripel produzida pela pequena cervejaria familiar Boelens, localizada em um vilarejo próximo á cidade de Antuérpia, na Bélgica. A cervejaria está nas mãos da mesma família desde o início das atividades, no século 19. Cerveja com bastante frescor, muito bem lupulada e com um belo aroma de especiarias, em alguns momentos lembra até um pouco brettanomyces. A espuma é bem densa e abundante, o teor alcoólico fica um pouco abaixo da potência normal das tripels, isso ajuda a dar mais ênfase em alguns aspectos aromáticos mais suaves. Abaixo impressões de degustação.


Boelens Tripel Klok
Estilo: Abbey Tripel
ABV 6.5 %

Cor dourado/amarelada, turva, com reflexos amarelos contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, com ótima formação e duração. No aroma nota-se malte, pão, especiarias (coentro, pimenta), frutado, cítrico, herbal do lúpulo e sugestão de brettanomyces (sour). Aroma muito intenso e complexo. No paladar nota-se malte, pão, lúpulo, especiarias e leve sour. Médio amargor. Corpo e carbonatação médios. Toque levemente picante na boca. Retrogosto com  presença de malte, especiarias e bom amargor residual.

quarta-feira, outubro 16, 2013

North Coast Old Stock Ale

Barley Wine produzida pela californiana North Coast, da safra de 2012. A Old Stock Ale resgata o estilo das antigas Barley Wines inglesas (claro que com um toque americano), usando na receita o malte Maris Otter e os lúpulos Fuggles e East Kent Goldings. No copo, é uma cerveja bem equilibrada e ao mesmo tempo potente, com um aroma sensacional, belíssima cerveja para o estilo. Pode ser adegada por um longo período, para desenvolver assim novos aromas e sabores Abaixo impressões de degustação.


North Coast Old Stock Ale
Estilo: Barley Wine
ABV 11.7 %
IBU 34


Cor cobre/avermelhada, límpida, com reflexos laranja contra a luz. Espuma cor bege de média densidade, com boa formação e duração. No aroma nota-se malte, caramelo, toffee, licor, frutado (frutas vermelhas), marzipan, amadeirado, baunilha, herbal lupulado e álcool (bem inserido). Paladar acompanha aroma, com amargor médio e álcool na medida. Toque licoroso e picante na boca. Corpo médio e baixa carbonatação. Retrogosto maltado, frutado e alcoólico.

segunda-feira, outubro 14, 2013

Stone Smoked Porter

Porter produzida pela californiana Stone Brewing Co.,que leva na receita vagens de baunilha (vindas de Madagascar) e malte turfado, que empresta á cerveja seu sutil caráter defumado. O interessante é que o toque defumado não domina o conjunto, deixando espaço para perceber a boa base da Porter que está por trás, assim como seu bom caráter lupulado. Bela cerveja, aromática e de boa complexidade. Existe também uma versão dessa cerveja com a pimenta Chipotle. Abaixo impressões de degustação.


Stone Smoked Porter
Estilo: Porter
ABV 5.9 %
IBU 53


Cor marrom avermelhado, bem escuro, com reflexos rubi contra a luz. Espuma cor bege de boa densidade, com média formação e boa duração. No aroma nota-se malte torrado, baunilha, canela, aveia, herbal do lúpulo, especiarias e defumado, com leves presenças de chocolate e café ao fundo. Paladar acompanha aroma, com amargor médio. Toque suave, seco e picante na boca. Corpo e carbonatação médios. Retrogosto com presença do malte torrado e baunilha, com bom amargor residual.

quinta-feira, outubro 10, 2013

Surly Cynic Ale

Saison/ Farmhouse ale produzida pela cervejaria norte americana Surly Brewing Co., de Minessotta. Leva na receita fermento belga, malte francês, aveia inglesa e lúpulo esloveno, para criar uma releitura do renomado estilo belga. A cerveja é bem agradável e boa de degustar, embora guarde uma certa distância das clássicas do estilo. O lúpulo esloveno (possívelmente Styrian Golding) é bem presente e fresco, um ponto a favor para a Cynic. O envase em lata dá também um ar de modernidade, sem que com isso a cerveja perca em qualidade. Abaixo impressões de degustação.


Surly Cynic Ale
Estilo: Saison/Farmhouse Ale
ABV 6.6 %
IBU 33


Cor dourado/amarelada, turva, com reflexos laranja claro contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, com média formação e duração. No aroma nota-se malte, cítrico, levedura, herbal do lúpulo, ésteres, frutado (pêssego), especiarias e leve álcool. Paladar com notas de malte, pão, adocicado, cítrico, levedura, leve herbal e frutado. Amargor e álcool leves. Corpo leve e média carbonatação. Toque macio, suave e levemente picante na boca. Retrogosto frutado e com toque de especiarias.

quinta-feira, outubro 03, 2013

Struise Aardmonnik/Earthmonk

Sour Ale (no rótulo consta Flemish Old Brown) concebida pela cervejaria belga De Struise, para ter a mesma complexidade de um vinho. Para tanto a Struise Aardmonnik (Earthmonk em inglês) leva várias especiarias na receita, e após matura por longos 18 meses em barris de carvalho. O interessante é que o sour dela não é tão destacado como em outras, deixando espaço para o seu belo e complexo aroma aflorar. Para ser colocada em um snifter, e apreciar com calma todo o seu potencial. Mais uma das pérolas da Struise. A cerveja desse post é do ano de 2008. Abaixo impressões de degustação.


Struise Aardmonnik/Earthmonk
Estilo: Flanders Oud Bruin/Sour Ale
ABV 8 %
IBU 15


Cor negra, sem translucidez, lembrando uma imperial stout. Espuma quase nula, apenas uma fina escuma de cor bege com pequenas bolhas. Aroma de grande complexidade, nota-se malte tostado, melado (açúcar queimado), vinho do porto, vinho tinto, amadeirado, xarope (maple),frutas escuras secas (ameixas) e álcool destacado. Toque acre e vinificado no nariz. Paladar acompanha aroma, mas com um toque de baunilha. Álcool melhor inserido no paladar. Corpo médio e baixa carbonatação. Baixo amargor. Toque licoroso na boca, levemente azedo e picante, com final seco e adstringente. Retrogosto vinificado e amadeirado.