terça-feira, novembro 26, 2013

Eviltwin Imperial Biscotti Break

Mais uma das criações do cervejeiro errante dinamarquês Jeppe Bergso, em parceria ( e usando a estrutura) com a cervejaria norte americana WestBrook, localizada na Carolina do Sul. Trata-se de uma Imperial Porter (alguns classificam como imperial stout), potente, aromática, equilibrada, e sensacional. Ao mesmo tempo em que se percebe a potência de seus 11.5% ABV (que estão muito bem inseridos), o aroma com notas de biscoito, café e chocolate e seu rico paladar dão conta de equilibrar o conjunto, e não deixá-lo tão rascante, como acontece com algumas cervejas dessa magnitude. Daquelas cervejas para sentar e prestar atenção, pois pode oferecer várias possibilidades. Uma das que mais chamaram a minha atenção nesse ano. Abaixo impressões de degustação.


EvilTwin Imperial Biscotti Break
Estilo: Imperial Stout /Imperial Porter
ABV 11.5 %


Aparência:cor negra, brilhante, sem translucidez.Textura  do líquido bem oleosa ao servir. Espuma:cor bege escuro, quase marrom, de média densidade, com média formação e duração. Após alguns segundos fica apenas uma escuma, mas que dura até o fim da degustação. Aroma: malte torrado, caramelo, leve café, chocolate, biscoito, licor de cacau, marzipan e álcool. Paladar: acompanha aroma, com amargor médio. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque licoroso e sedoso na boca. Retrogosto maltado, achocolatado e com bom amargor residual. Belíssima cerveja.

terça-feira, novembro 19, 2013

Sierra Nevada Torpedo Extra IPA

Qual a fronteira (ou limite) entre uma IPA e uma Double/Imperial IPA? Possivelmente a Sierra Nevada Torpedo possa responder essa pergunta, pois seu teor alcoólico e IBUs gravitam na faixa entre uma cerveja extrema e uma IPA mais turbinada, o que significa potência e aroma sem perder tanto o drinkabillity. No copo é uma cerveja muito aromática e balanceada, onde os cones inteiros de lúpulo utilizados e o processo de dry hopping “Hop Torpedo” fazem toda a diferença. Certamente um dos “hits” cervejeiros da cervejaria californiana Sierra Nevada. Abaixo impressões de degustação.


Sierra Nevada Torpedo Extra IPA
Estilo: Índia Pale Ale (IPA)
ABV 7.2 %
IBU 65


Aparência: cor cobre/alaranjada, límpida, com reflexos laranja claro contra a luz. Espuma: cor bege de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma: malte, caramelo, lúpulo (herbal, floral, cítrico, pinus) e algo lembrando madeira. Paladar: malte, caramelo, herbal do lúpulo. Amargor acentuado. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque levemente licoroso na boca, com final seco. Retrogosto lupulado e de bom amargor.