quarta-feira, dezembro 11, 2013

Dogfish Head Raison D'Etrê

Releitura feita pela cervejaria Dogfish Head de uma cerveja escura belga (Belgian Dark Strong Ale), que leva na receita açúcar de beterraba, uvas passa e cepa de fermento especial belga. O aroma ficou algo diferente das tradicionais belgas do estilo, mas é muito complexo e bastante agradável, e por tratar-se de uma versão “americanizada” fica tudo bem ajeitado. O álcool é bem inserido para a potência, só o corpo que poderia ser um pouco mais reforçado para dar melhor equilíbrio ao conjunto. No geral uma bela degustação e mais uma ótima criação da Dogfish . Abaixo impressões de degustação.


Dogfish Head Raison D’Etrê
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
ABV 8 %
IBU 25


Aparência: cor marrom/acobreada (mogno), turva, com reflexos avermelhados contra a luz. Espuma: cor bege de média densidade, com boa formação e duração. Aroma: malte, caramelo, adocicado (tipo candy sugar), licor, uvas passa (verde), ameixas passa, vinho do porto, toffee, mel e leve álcool. Paladar: malte, caramelo, adocicado, frutado (uvas), toffee, licor e leve álcool. Amargor suave, com corpo leve e baixa carbonatação. Toque licoroso na boca. Retrogosto maltado, frutado e com toque caramelado. 

quinta-feira, dezembro 05, 2013

New Belgium Rampant

Cerveja do estilo Imperial IPA produzida pela cervejaria New Belgium, de Fort Collins, Colorado. A Rampant utiliza os lúpulos Mosaic, Calypso e Centennial (todos de origem americana) em sua receita, que criam uma ótima complexidade aromática e bom amargor. O teor alcoólico e o dulçor dos maltes estão bem equilibrados, deixando espaço para os astros da festa, (obviamente os lúpulos) aparecerem, com 85 IBU de potência. Uma cerveja sensacional, das melhores do estilo que já bebi. Abaixo impressões de degustação.


New Belgium Rampant
Estilo: Double/Imperial IPA
ABV 8.5 %
IBU 85


Aparência: cor âmbar/cobre, límpida, com reflexos laranja claro contra a luz. Espuma: cor branca, de ótima densidade. Ótima formação e duração. Bela espuma. Aroma: malte, leve pão, caramelo, leve álcool e lúpulo em destaque (herbal, cítrico, frutado(pêssego, melão), pinus). Paladar: malte, caramelo, adocicado e lúpulo( herbal,cítrico). Álcool mais perceptível. Amargor de médio para acentuado. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque levemente licoroso e picante na boca. Retrogosto maltado, levemente adocicado e com boa presença do lúpulo. Bom amargor residual.