quarta-feira, janeiro 29, 2014

Dama Bier Smoked Porter

O mais recente lançamento da cervejaria Dama Bier, de Piracicaba/SP, é uma Smoked Porter. Não daquelas Smoked Porters aonde o defumado domina todo o conjunto, mas sim uma cerveja bem equilibrada, pois é possível perceber também os toques achocolatados e de malte torrado, clássicos desse tipo de cerveja. Aliás, a cerveja segue perfeitamente a descrição do rótulo (que por sinal é muito bacana): “vai do chocolate amargo, passa pelo malte torrado e chega ao defumado”. Parabéns á Dama por essa boa cerveja, que venham mais lançamentos assim. Abaixo impressões de degustação.


Dama Bier Smoked Porter
Estilo: Porter
ABV 6.5 %
IBU 45


Aparência: cor negra, sem translucidez. Espuma: cor bege escuro, de boa densidade, com média formação e boa duração. Aroma: malte torrado, adocicado, caramelo, café, chocolate, leve defumado e toque de baunilha.Paladar: malte torrado, caramelo, chocolate e leve defumado. Amargor de leve á médio. Bom corpo e média carbonatação. Toque levemente licoroso, macio e suave na boca. Retrogosto com presença do malte torrado e leve defumado. 

sexta-feira, janeiro 10, 2014

Great Divide 19th Anniversary Ale

Cerveja produzida em comemoração aos 19 anos da cervejaria Great Divide, de Denver Colorado. A 19th Anniversary Ale leva na receita Birch Syrup, um xarope produzido a partir da seiva da árvore chamada birch (bétula em português), num processo semelhante ao do famoso Maple syrup. A cerveja também matura na madeira da mesma árvore por um período. O resultado final é bem interessante, pois sente-se algo herbal e resinoso (um pouco adocicado) do xarope, equilibrado pelo toque de amadeirado e baunilha da maturação, num conjunto bastante inusitado. O álcool está bem inserido, na medida. Outra boa produção da Great Divide. Abaixo impressões de degustação.


Great Divide 19th Anniversary Ale
Estilo: American Strong Ale
ABV 10.2 %


Aparência: cor âmbar/dourada, levemente turva, com reflexos laranja claro contra a luz.  Espuma: cor branca, de boa densidade, formação e duração. Aroma: malte, caramelo,  adocicado, amadeirado, baunilha, herbal, leve álcool, algo resiniso e vegetal (xarope) Paladar: malte, caramelo, madeira, baunilha e xarope. Amargor  de médio á alto. Corpo e carbonatação médios. Toque licoroso na boca, com fim seco. Retrogosto com toque da madeira e médio amargor residual. 

quarta-feira, janeiro 08, 2014

Lost Abbey The Angel's Share (Bourbon Barrel)

Como é tradição em muitos blogs, e em comemoração aos 3 anos do cerveja para dois, começo o ano de 2014 com uma cerveja muito especial, para ser degustada com extrema atenção. Trata-se da Lost Abbey The Angel’s Share (versão Bourbon), que matura por no mínimo 12 meses em barris de carvalho que abrigavam Bourbon. Já havia degustado ela lá em 2011, mas na versão Brandy Barrel, que é igualmente sensacional. A Angel’s Share Bourbon possui um aroma muito intenso, complexo e de muitas possibilidades, daquelas para se colocar no snifter e ficar bons minutos apreciando. Os potentes 12.5% de ABV se mostram, mas não chegam a agredir, e certamente isso faz parte de uma cerveja dessa magnitude. A textura na boca é ótima, lembrando um vinho do porto. Bem, desejo um bom 2014 á todos e que nunca nos faltem boas cervejas para degustar. Abaixo impressões de degustação.


Lost Abbey The Angel’s Share (Bourbon Barrel)
Estilo: Barley Wine
ABV 12.5 %


Aparência: cor marrom escuro, quase negra, com levíssimos reflexos rubi / avermelhados contra a luz. Textura do líquido bem licorosa. Espuma: cor bege, de breve formação e baixa duração. Após alguns instantes permanece apenas uma fina camada na superfície do líquido, com pequenas bolhas Aroma: malte, caramelo, adocicado, amadeirado, baunilha, bourbon, melado, frutas escuras secas, vinho do porto, especiarias (canela,cravo, pimenta), chocolate e algo defumado ao fundo.Álcool um pouco destacado, mas não incomoda para o ABV. Paladar: Acompanha aroma na complexidade, com álcool mais contido. Amargor de médio para alto. Corpo médio para alto e baixa carbonatação. Toque licoroso e áspero na boca, com final macio, alcoólico e adocicado. Retrogosto com vários sabores, toque seco e médio amargor.