quarta-feira, fevereiro 05, 2014

De Molen Hel & Verdoeminis Misto

A De Molen Misto B.A. é um blend da famosa Hel & Verdoeminis Wild Turkey (imperial stout maturada no barril do famoso Bourbon Wild Turkey) com outra imperial stout maturada em um barril de “tosta nova”. Tosta é um processo na madeira do barril: ela é aquecida para ficar maleável e poder ser encaixada. A tosta é responsável por adicionar aromas torrados e caramelados, podendo variar de intensidade. O resultado é uma cerveja magnífica, que apesar da grande potência alcoólica e da elevada lupulagem, conserva um conjunto muito bem equilibrado. Abaixo impressões de degustação.


De Molen Hel & Verdoeminis Misto
Estilo: Imperial Stout
ABV 11.2 %
IBU 99


Aparência: cor negra, brilhante, sem translucidez. Espuma: cor bege, de média densidade, com média formação e duração. Após alguns instantes sobra uma fina camada, que se agitada traz a espuma de volta. Aroma: malte torrado, adocicado, caramelo, café, chocolate, bourbon, leve defumado, madeira, herbal do lúpulo, licor de cacau, baunilha e álcool. Aroma de ótima complexidade. Paladar: complexo igual ao aroma, com amargor acentuado. Álcool bem inserido. Bom corpo e baixa carbonatação. Toque licoroso, sedoso e suave na boca. Retrogosto com presença do malte torrado, amadeirado e notas de bourbon. 


segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Surly Furious

IPA á moda americana, envasada em lata pela cervejaria norte americana Surly Brewing Co., de Minnesota. Geralmente as cervejas em lata são consideradas de qualidade inferior as de garrafa, porém essa imagem está mudando, com as cervejas enlatadas apresentando bons resultados, especialmente quando se trata de lúpulo. A Surly Furious é uma IPA bem conceituada, que leva na receita malte escocês, fermento inglês e quatro variedades de lúpulos americanos (warrior, ahtanum, simcoe e amarillo), que conferem á receita grande complexidade aromática. A lata degustada tinha exatos 3 meses de envase, e o lúpulo estava sensacional, com um frescor delicioso, bem contrabalanceado pelo toffee do malte escocês. Realmente uma belíssima IPA, ao mesmo tempo que tem força, tem bom equilíbrio. Abaixo impressões.


Surly Furious
Estilo: (American) India Pale Ale
ABV 6.2 %
IBU 99

 Aparência: cor marrom acobreada, bem turva, com reflexos laranja contra a luz. Espuma: cor bege claro de ótima densidade, com boa formação e duração. Bela espuma. Aroma: malte, caramelo (leve toffee), adocicado e lúpulo (herbal, pinus, cítrico e frutado (melão, grapefruit).Paladar: malte, caramelo, adocicado e lúpulo. Amargor acentuado, mas não agressivo. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque levemente licoroso e picante na boca, com final seco. Retrogosto maltado, lupulado e de médio amargor residual.