quarta-feira, maio 28, 2014

Dado Bier IPA (on tap)

O mais novo lançamento da cervejaria Dado Bier (por enquanto somente na versão on tap) é uma cerveja do estilo American IPA, que está dísponivel inicialmente nos restaurantes da cervejaria. Existe a previsão de lançamento também da versão em garrafa. A Dado Bier IPA representa bem o estilo, utilizando variedades de lúpulos americanos (entre eles Chinook e Cascade) e passando pelo processo de dry hopping, junto á um amargor presente e equilibrado. O aroma também ficou muito bom, com os lúpulos bem pronunciados e de boa complexidade, o que deve ser outra característica das AIPA. Na versão on tap ficou com bom drinkabillity, algo não muito comum para cervejas mais lupuladas. IPA fresca e com bom aroma de lúpulo é sensacional, espero que a mantenham fixa nos seus restaurantes. Abaixo impressões de degustação.


Dado Bier IPA
Estilo: American IPA
ABV 6 %
IBU 58


Aparência:cor alaranjada/ambar, turva, com reflexos amarelados contra a luz. Espuma:cor branca de boa densidade, com boa formação e média duração. Aroma: malte, leve caramelo e lúpulo (cítrico, herbal e floral) Paladar: malte, adocicado, lúpulo. Amargor médio para acentuado.Corpo leve para médio e baixa carbonatação.Toque picante na boca, com final seco..Retrogosto com presenças do malte e bom amargor lupulado.

quinta-feira, maio 22, 2014

Bells Kalamazoo Stout

Stout produzida pela Bells Brewery, de Michigan. A Kalamazoo Stout é uma das receitas mais antigas (e conhecidas) desenvolvidas pela cervejaria, que tem como particularidade levar em sua formulação xarope de alcaçuz, uma planta com raízes bastante adocicadas. A Kalamazoo é uma stout  sensacional, com aroma intenso e delicioso, alem de um paladar aveludado. Uma cerveja de personalidade e ao mesmo tempo suave, daquelas que no primeiro gole e aroma já se sente a grandeza. Na minha opinião o mais difícil é fazer uma cerveja simples e ao mesmo tempo complexa, e a Kalamazoo vai justamente por esse caminho. Abaixo impressões de degustação.


Bells Kalamazoo Stout
Estilo: Stout
ABV 6%


Aparência:cor negra, sem translucidez. Espuma:cor bege de boa densidade, com boa formação e boa duração. Espuma bem firme. Aroma: malte torrado, caramelo, chocolate, doce de leite, café, aveia, lúpulo e baunilha.Belo aroma Paladar: malte torrado, chocolate, caramelo, lúpulo e baunilha. Baixo amargor. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque macio e sedoso na boca, com final seco, mas não áspero. Retrogosto com leve presença do malte torrado.

quarta-feira, maio 14, 2014

Cantillon Cuvée Saint-Gilloise

Mais uma Lambic clássica da Brasserie Cantillon, sediada em Bruxelas, Bélgica.Essa cerveja foi produzida para comemorar um título de um clube de futebol local, o Union St. Gilles, daí vem seu nome de batismo. Ao contrário da maioria das gueuzes que são blendadas (mistura de gueuzes jovem e velha), a St. Gilloise é feita apenas a partir de uma Gueuze, e ainda passa pelo processo de dry hopping no barril (o processo dura três semanas), com o lúpulo Styrian Goldings. No final, para refermantação na garrafa, é acrescentada uma porção de candy sugar, usado em várias cervejas belgas. O resultado é uma bela lambic, com aquela sensação absurda de drinkabillity, em que cada gole pede sempre mais um, porém com muito estilo. Abaixo impressões de degustação.


Cantillon Cuvée Saint-Gilloise
Estilo: Lambic/Gueuze
ABV 5%


Aparência:cor dourado/ambar, turva, com reflexos amarelados contra a luz.Bonita formação de perlage ao servir Espuma:cor branca de boa densidade, com ótima formação e boa duração. Aroma: leve malte e caramelo, uvas brancas, amadeirado, levedura de espumante, lúpulo, couro, sour, mofo(algo envelhecido). Toque acre e frisante no nariz. Belo aroma, muito intenso . Paladar: malte, uvas, amadeirado, espumante, sour.  Amargor de médio para acentuado.Corpo baixo para médio e boa carbonatação.Toque azedo e salgado na boca, com final seco e adstringente..Retrogosto azedo e amadeirado.

segunda-feira, maio 05, 2014

Maniba Black Metal IPA

Cerveja artesanal ganhadora da medalha de ouro no último festival da cerveja em Blumenau, na categoria American Black Ale. A Maniba Black Metal IPA é produzida em Novo Hamburgo/RS. A cerveja personifica muito bem o estilo mais conhecido como Black IPA, onde as notas torradas e carameladas do malte convivem em harmonia com o perfume dos lúpulos. A Maniba é bem equilibrada e saborosa, com um belo conjunto. Já tive oportunidade de degustá-la on tap, e seus atributos só melhoram.A versão engarrafada também ficou muito boa, certamente uma opção á mais para quem gosta da junção dos maltes torrados com o lúpulo. Abaixo impressões de degustação.


Maniba Black Metal IPA
Estilo: Black IPA
ABV 7,2 %
IBU 70


Aparência: cor negra, sem translucidez. Espuma: cor bege claro de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma: malte torrado, chocolate, caramelo, lúpulo (herbal,cítrico), leve café. Paladar: malte torrado, caramelo, chocolate, café e herbal do lúpulo. Amargor de médio á acentuado. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque levemente licoroso e picante na boca. Retrogosto com amargor lupulado persistente.