quarta-feira, julho 30, 2014

Goose Island Lolita

Mais uma cerveja que integra o portifólio “belga” da cervejaria americana Goose Island, composto por releituras de estilos seculares e consagrados no país europeu. Dessa vez degustei uma Sour Ale chamada Lolita, feita com levedura selvagem (Brettanomyces) e que tem adição de framboesas na receita, além de maturar em barris de madeira que abrigavam vinho anteriormente. A comparação com as Lambics belgas é inevitável, e em mais uma vez (assim como a Dubbel Pere Jacques) a cerveja não faz feio, ficando lado á lado com muitas belgas tradicionais que levam framboesa em sua fórmula. Bela Sour Ale, para quem gosta do estilo é um prato "copo" cheio. Abaixo impressões de degustação.


Goose Island Lolita
Estilo: Sour Ale/Wild Ale
ABV 8.7 %
IBU 32


Aparência:cor rosa avermelhado,turva, com rosa claro contra a luz. Espuma:cor branca/rosada de baixa densidade, com baixa formação e duração. Aroma: malte, caramelo, framboesa, sour(Brett), uvas, amadeirado e leve álcool. Paladar: Acompanha aroma, com amargor médio e álcool na medida. Corpo e carbonatação médios.Toque azedo e picante na boca, com final seco e adstringente. Retrogosto com azedume persistente e toque da framboesa.

sexta-feira, julho 25, 2014

Great Divide Espresso Oak Aged Yeti Imperial Stout

Variação da famosa Yeti Imperial Stout, porém com adição de café expresso da marca Pablo’s, oriunda de Denver, mesma cidade da cervejaria Great Divide. Já degustei várias cervejas que levam café na receita, e na maioria dos casos o ingrediente acaba tomando conta do “espaço” e desequilibra a receita, tornando-a enjoativa. Com a Yeti Espresso isso não acontece: o café é bem perceptível, mas os outros elementos do conjunto conseguem aparecer no fundo, funcionando como bons coadjuvantes do astro principal. A cerveja também tem um bom drinkabillity para uma bebida que leva café e possui um alto teor alcoólico, algo não comum para o estilo. A espresso também matura no carvalho por um período, criando um contraponto interessante ao café. Delícia de cerveja, sensacional. Abaixo impressões de degustação.


Great Divide Espresso Oak Aged Yeti Imperial Stout
Estilo: Imperial Stout
ABV 9.5 %


Aparência: cor negra, sem translucidez. Espuma: cor bege escuro, de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma: malte torrado, café (destacado), chocolate, caramelo, amadeirado, baunilha, lúpulo e leve álcool. Paladar: malte torrado, café, madeira, baunilha e leve álcool.Amargor médio para acentuado. Corpo médio para alto e baixa carbonatação. Toque licoroso e macio na boca. Retrogosto com presença persistente do café e malte torrado, com leve amargor residual.

segunda-feira, julho 14, 2014

Ommegang Game of Thrones (Take the Black)

Cerveja produzida pela americana Ommegang em homenagem á série televisiva “Game of Thrones”. Foram desenvolvidos quatro estilos de cerveja para essa edição comemorativa, dentre eles a stout degustada nesse post, cujo nome é “Take the Black”. Uma particularidade dessa receita é que foram usados alcaçuz (raiz com gosto achocolatado) e anis estrelado: o primeiro aparece como a parte achocolatada da stout, enquanto o segundo dá o tempero que caberia ao lúpulo. A cerveja leve malte torrado e lúpulo, porém esses não aparecem tão claros como em outras stouts, deixando mais espaço para as especiarias. No geral uma cerveja bacana e com bom conjunto, mas não espere nada na linha de uma American Stout. Abaixo impressões de degustação.


Ommegang Game of Thrones (Take the Black)
Estilo:Stout
ABV 7 %


Aparência: cor negra, sem translucidez. Espuma: cor bege, de média densidade, com ótima formação e boa duração. Aroma: malte, chocolate (alcaçuz), herbal (anis) adocicado, caramelo, marzipan e leve álcool. Paladar: malte, caramelo, alcaçuz, chocolate, especiarias, leve álcool.Amargor baixo para médio. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque suave e levemente licoroso na boca. Retrogosto com toque achocolatado e médio amargor residual. Boa no geral.

segunda-feira, julho 07, 2014

Goose Island Pere Jacques

Cerveja sazonal que integra o portifólio “belga” da cervejaria americana Goose Island, composto por releituras de estilos seculares e consagrados no país europeu. Hoje pertencendo ao poderoso grupo AB-Inbev, a Goose Island conserva ainda boas cervejas em sua linha, fato comemorado pelos antigos entusiastas da marca. Claro que nem tudo é como antigamente, algumas cervejas ficaram mais leves e menos complexas, talvez para conquistar o público mais leigo que não está acostumado com cervejas mais fortes  e aromáticas. A Pere Jacques não faz feio frente á muitas cervejas belgas do mesmo estilo, tem um bom conjunto e rende uma boa degustação, sendo assim uma porta de entrada para o vasto universo das cervejas belgas. Abaixo impressões de degustação.


Goose Island Pere Jacques
Estilo: Belgian Dubbel
ABV 8.7 %
IBU 26


Aparência:cor cobre tendendo ao marrom, levemente turva, com reflexos laranja escuro contra a luz. Espuma:cor bege de média densidade, com baixa formação e média duração. Aroma: malte, caramelo e toffe, algo amadeirado, leve álcool, levedura e frutas escuras. Paladar: Acompanha aroma, com amargor suave e álcool na medida. Corpo e carbonatação médios.Toque suave, agradável e licoroso na boca. Retrogosto com presença do caramelo e da levedura.