quinta-feira, outubro 23, 2014

Avery Samael's Oak Aged Ale

Barley Wine produzida pela cervejaria Avery, de Boulder, Colorado, a Samael integra a série “ the demons of ale”, cujas cervejas “homenageiam” príncipes do mal, tem teor alcoólico entre 14% e 17 % e são próprias para a guarda. A Samael leva “Turbinado Sugar” na receita, que por ser menos processado que o açúcar normal (sacarose), possui um toque de melaço mais acentuado. O turbinado, usado em conjunto com os maltes, potencializa o dulçor caramelado característico das Barley Wine.A Samael também matura em madeira, com um blend de chips de carvalho americano cru e com processo de tosta, gerando notas de côco e baunilha. Para equilibrar toda essa doçura, lúpulos Columbus e Sterling, porém não como numa American Barley Wine. Bela cerveja: complexa, potente e aromática. Maravilha, os 14% de álcool estão muito bem inseridos para uma cerveja ainda nova. Abaixo impressões de degustação.


Avery Samael’s Oak Aged Ale
Estilo: Barley Wine
ABV 14.2 %
IBU 41

Aparência: cor cobre/avermelhado, límpida e brilhante, com reflexos alaranjados contra a luz. Espuma: cor bege claro de média densidade, com boa formação e média duração. Após algum tempo a espuma dica bem rala, mas é só mexer o copo que ela volta com força. Aroma: malte, caramelo, toffee, marzipan, frutas maduras, baunilha, côco, amadeirado, licor, leve lúpulo e álcool (bem inserido). Paladar: malte, caramelo, toffee, licor, madeira e álcool. Amargor médio para acentuado. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque macio, licoroso e picante na boca, com final leve dormência na lingua. Retrogosto maltado, caramelado e alcoólico, com médio amargor residual.

quarta-feira, outubro 15, 2014

Sierra Nevada Narwhal

Produzida pela californiana Sierra Nevada, a Narwhal é uma Imperial Stout que integra a série “High Altitude” da cervejaria, junto com a Bigfoot (Barley Wine) e a Hoptimum (Double IPA). São cervejas extremas, de alto teor alcoólico e bem lupuladas, para configurar uma série diferente das outras no portifólio da Sierra Nevada. Ao mesmo tempo em que é robusta, a Narwhal também consegue ser bebida sem maiores dificuldades, pois a lupulagem não é tão agressiva e o teor alcoólico é bem controlado, criando assim um conjunto agradável para o estilo proposto. Ótima Imperial Stout. Destaque para o bonito rótulo, bem clássico. Abaixo impressões de degustação.


Sierra Nevada Narwhal (2013)
Estilo: Imperial Stout
ABV 10.5 %
IBU 60

Aparência: cor negra, sem translucidez. Espuma: cor bege, de boa densidade, com média formação e boa duração. Espuma bem densa para o estilo e ABV. Aroma: malte torrado, leve adocicado, caramelo, café, frutas escuras secas (ameixas), chocolate, leve defumado, herbal do lúpulo e álcool (bem inserido). Paladar: acompanha aroma, com amargor de médio para acentuado. Álcool bem inserido. Corpo médio para bom e baixa carbonatação. Toque licoroso, sedoso e quente na boca. Retrogosto com presença do malte torrado, notas de café e leve amargor residual. 

quinta-feira, outubro 02, 2014

DUM Karel IV

Sabe aquele tipo de cerveja lager que, se ninguém lhe falasse, você juraria que é uma ale? Esse é o caso da Dum Karel IV, que é feita com levedura de baixa fermentação, proveniente da região da Boêmia, na República Tcheca. O resultado obtido em pouco lembra uma lager mais comum, pois ela possui uma boa complexidade aromática, alto teor alcoólico e uma lupulagem bem intensa (tanto paladar como amargor), além de possuir bom corpo e uma textura bem licorosa na boca. No geral também uma cerveja bem equilibrada para o ABV e o IBU, mérito entre o uso de maltes e lúpulos. Abaixo impressões de degustação.


DUM Karel IV
Estilo: American Amber/ Red lager
ABV 8.4 %
IBU 84

Aparência: cor cobre/alaranjada, levemente turva, com reflexos laranja claro contra a luz. Textura licorosa ao servir. Espuma: cor bege claro de boa densidade, com média formação e boa duração. Aroma: malte, caramelo, toffee, lúpulo (cítrico, herbal, frutado), licor e álcool ( muito bem inserido). Paladar: malte, caramelo, toffee,frutado e leve álcool. Amargor acentuado.Bom corpo e baixa carbonatação. Toque licoroso e picante na boca, com final levemente seco. Retrogosto maltado, frutado e de amargor persistente.

quarta-feira, outubro 01, 2014

Jolly Pumpkin Oro de Calabaza

Sour Ale produzida pela cervejaria americana Jolly Pumpkin Artisan Ales, de Dexter, Michigan. A Oro de Calabaza é feita com levedura selvagem (possívelmente brettanomyces e bactérias), que confere caráter ácido e azedo á cerveja, e a mesma também matura em barris de carvalho, ganhando leve toque amadeirado e de baunilha. Tanto o fermento quanto a maturação no carvalho são suaves, fazendo dela uma sour não tão agressiva e com belo aroma cítrico. Para mim o único ponto negativo é o álcool aparecer bastante no paladar, mascarando outros sabores que aparecem no aroma. No geral uma boa cerveja, o aroma, intenso, fresco e complexo, é a estrela da festa. Abaixo impressões de degustação.


Jolly Pumpkin Oro de Calabaza
Estilo: Sour Ale/Belgian Strong Ale
ABV 8 %


Aparência:cor dourado/amarelada, turva, com reflexos amarelo claro contra a luz. Espuma:cor branca de média/baixa densidade, com ótima formação e boa duração.Espuma abundante. Aroma: malte e pão leves, cítrico (abacaxi, carambola, maracujá, laranja, limão), vinho branco, acidez (brettanomyces?), herbal lupulado, leve madeira e álcool. Aroma de grande complexidade. Paladar: malte, leve adocicado, azedo(brett?), cítrico, álcool mais perceptível.Amargor médio. Corpo e carbonatação médios. Toque levemente picante e azedo na boca, com final licoroso e adocicado. Retrogosto com presença do brettanomyces e leve adocicado final.