quinta-feira, novembro 27, 2014

Amager Hr. Frederiksen

Imperial Stout dinamarquesa, produzida pela Amager Brygus, localizada próximo a Copenhage. A Amager tem um lugar de destaque na cena de cervejas artesanais da Dinamarca, sendo uma das responsáveis por elevar o nome do país na cena cervejeira internacional. A Hr. Frederiksen é sem duvida uma das mais conceituadas cervejas escandinavas, inspirando-se na nova onda das cervejas americanas para produzir uma cerveja bem lupulada e potente. Imperial Stout com boa lupulagem e robustez, ao mesmo tempo suavizada pela adição de aveia. No entanto, achei o lúpulo mais perceptível no paladar, o que não estraga o seu bom equilíbrio e conjunto. Ótima cerveja, vale muito degustar esse clássico. Abaixo impressões de degustação.


Amager Hr. Frederiksen
Estilo: Imperial Stout
ABV 10.5 %
IBU 85

Aparência:cor negra, brilhante, com levíssimos reflexos rubi contra a luz. Espuma:cor bege de boa densidade, com média formação e boa duração. Aroma: malte torrado, caramelo, chocolate, café, aveia, leve baunilha, licor de cacau, lúpulo herbal, álcool, castanhas e nozes. Paladar: malte torrado, chocolate, caramelo, licor, lúpulo e álcool. Amargor médio para acentuado. Bom corpo e baixa carbonatação. Toque macio e licoroso na boca, com final seco e picante. Retrogosto com malte torrado e amargor lupulado persistente. Bela Imperial Stout.

terça-feira, novembro 25, 2014

Buxton Jacob's Ladder

De uns tempos para cá, países que tem grande tradição cervejeira (ao menos Alemanha e Reino Unido) tem arriscado suas fórmulas seculares e reconhecidas da bebida para entrar numa onda “americanizada”. IPA, Imperial Stout e Barley Wine com lúpulo americano, australiano e neozelandês são cada vez mais comuns na Europa, e tem conquistado o seu espaço. Talvez seja uma resposta a um modelo de consumo que já está enraizado há muito tempo nesses países, e que principalmente os mais jovens têm sede de mudança. Nesse contexto se insere a inglesa Buxton Brewery, fabricante da Jacob’s Ladder, uma American Pale Ale com apenas 2.7% ABV, leve e com ótima lupulagem. Fazia tempo que procurava essa equação numa cerveja, onde é possível beber vários copos de uma bem lupulada, sem enjoar e não sentir tanto amargor. Serve como porta de entrada também para quem está começando a se aventurar nas cervejas com lúpulo, pois geralmente o alto amargor de algumas acaba assustando. Curti muito a cerveja no geral, gostaria de vê-la na prateleira dos supermercados, com um preço justo. Abaixo impressões e degustação.


Buxton Jacob’s Ladder
Estilo: American Pale Ale
ABV 2.7 %

Aparência:cor dourado/amarelada, turva, com reflexos amarelo claro contra a luz. Espuma:cor branca de média densidade, com boa formação e duração. Aroma: leve malte, adocicado e lúpulo (cítrico, herbal, floral, frutas tropicais). Aroma delicioso. Paladar: leve malte, toque de pão e lúpulo. Amargor médio.Corpo leve e média carbonatação.Toque levemente picante na boca, com final suave e um pouco seco.Retrogosto lupulado e de leve amargor. Muito boa no geral, ideal para beber sem enjoar.

quarta-feira, novembro 19, 2014

Prairie Artisan Ales Funky Gold Mosaic

Mais uma das cervejas da Prairie Artisan Ales, dessa vez uma Sour Ale com dry hopping de lúpulo da variedade Mosaic, que empresta á cervejas aromas cítricos e de frutas tropicais intensos. Posso dividir essa cerveja tranquilamente em dois momentos: aroma e paladar. O aroma é intenso e arrebatador (toque de lúpulo e brettanomyces), com uma potência incrível, e em alguns momentos causa confusão, devido á gama de possibilidades. O paladar é mais gentil, sente-se suavidade no Brettanomyces (não tão azedo) e pouco amargor para uma cerveja que passou por dry hopping, finalizando com um toque seco. Nesse ponto a Funky Mosaic é diferente das tradicionais. No geral uma cerveja com grande conjunto, que certamente irá agradar quem curte Sour Ales. Pra mim agradou em cheio. Abaixo impressões de degustação.


Prairie Artisan Ales Funky Gold Mosaic
Estilo: Sour Ale/Wild Ale
ABV 6.5 %
IBU 18

Aparência:cor dourado/amarelada, turva, com reflexos amarelo claro contra a luz. Espuma:cor branca de boa densidade, com boa formação e duração.Aroma: leve malte, adocicado, cítrico (abacaxi,laranja, maracujá, limão), floral, manga, vinho branco, herbal lupulado e Brettanomyces. Aroma bem agradável, fresco e intenso. Paladar: malte, cítrico, lúpulo, vinho branco e Brett. Baixo amargor. Corpo e carbonatação médios. Toque inicialmente azedo na boca, com final mais suave e levemente licoroso, sem adstringência. Retrogosto levemente azedo e seco.

quarta-feira, novembro 12, 2014

Troll Geisha (2012)

Barley Wine italiana produzida pelo pequeno Biffificio Troll, localizado no norte do país (Piemonte), quase fronteira com a França. Não é de hoje que digo que a Itália vem produzindo cada vez melhores cervejas, e algumas artesanais importadas deles que desembarcam por aqui só corfirmam essa teoria. A Geisha é uma cerveja do ano de 2012, então 2 anos de garrafa já suavizaram um pouco o ABV 12%, porém, continua uma poderosa barley wine, com corpo licoroso, quente e muito malte caramelado no seu conjunto (que por sinal é muito bem equilibrado). Ela puxa um tanto para o lado das barley wines inglesas (com aromas de frutas maduras e licor), já que nas americanas o lúpulo domina.Bela cerveja, me agradou muito. Bonita apresentação da garrafa e rótulo também. Abaixo impressões de degustação.


Troll Geisha (2012)
Estilo: Barley Wine
ABV 12 %

Aparência: cor marrom bem escuro, quase negra, com leves reflexos vermelhos contra a luz. Líquido bem oleoso ao servir. Espuma: cor bege claro de baixa densidade, com baixa formação e duração. Fica apenas uma fina camada, que se girado o copo, volta a aparecer. Aroma: malte, caramelo, toffee, marzipan, licor, vinho do porto, frutas passa (ameixa, uva), frutas maduras, mel, leve toque defumado e álcool (bem inserido). Aroma de boa complexiade.Paladar: malte, caramelo, toffee, licor, frutas passa, marzipan e álcool. Baixo amargor. Bom corpo e baixa carbonatação. Toque licoroso, macio e sedoso na boca, com final quente do álcool. Retrogosto maltado, com toque de frutas maduras e leve álcool. Bela Barley Wine.

segunda-feira, novembro 10, 2014

Bodebrown Double Perigosa (Wood Aged Series)

Versão da Double Perigosa maturada em barris de carvalho francês, que anteriormente abrigavam vinho tipo Cabernet Sauvignon ,da vinícola Miolo. Já havia degustado a Double Perigosa on tap há 2 anos, e lembro que na época me surpreendi com a sua potência  e robustez, no entanto, para uma cerveja de ABV 15%, estava tudo certo. Minha expectativa era a de encontrar na Double Perigosa “Wood Aged Series” (série especial desenvolvida pela bodebrown, onde as cervejas maturam em barril) uma cerveja super forte, e que fosse “amansar” com o tempo. Minha surpresa, porém, foi encontrar um cerveja ainda jovem, mas bem equilibrada e refinada pela maturação em barril. Os nove meses de estada foram suficientes para a cerveja “absorver” a essência do barril, sem deixar contudo o conjunto agressivo. Acho que em uns 4 ou 5 anos vai estar no auge, tenho mais 2 garrafas para tirar a prova. Só me resta parabenizar a bodebrown por esse belo lançamento. Abaixo impressões de degustação.


Bodebrown Double Perigosa (Wood Aged Series)
Estilo: Barley Wine
ABV 15.1 %

Aparência: cor cobre/marrom, turva, com leves reflexos laranja contra a luz. Espuma: cor bege claro de média densidade, com média formação e duração. Após alguns segundos a espuma fica bem rala, mas é só girar o copo que ela volta. Boa espuma para o elevado teor alcoólico. Aroma: malte, caramelo, toffee, marzipan, adocicado, baunilha, amadeirado, leve lúpulo, toque frutado, vinho tinto e álcool. Paladar: malte, caramelo, vinho do porto, baunilha, amadeirado e álcool. Amargor de baixo á médio. Corpo e carbonatação médios. Toque licoroso, macio e quente na boca, com final seco e levemente adstringente. Retrogosto maltado, caramelado e com toque de baunilha e frutas. Bela cerveja.

sexta-feira, novembro 07, 2014

Prairie Artisan Ales Bomb

Imperial Stout produzida pela cervejaria Prairie Artisan Ales, localizada em Krebs, Oklahoma. A Bomb leva em sua receita café (da marca local Nordaggios), nibs de cacau, baunilha e pimenta chilli. Tudo isso pode parecer (aliado ao nome e aos 13% ABV) uma porrada no copo, mas o que se sente é uma grande equilibrio, que apenas poucas cervejas nessa faixa de potência conseguem controlar. Nenhum ingrediente sobressai mais que os outros, tornando o conjunto bem harmonioso, mas ao mesmo tempo forte e robusto. A pimenta aparece mais no aroma, deixando para o paladar apenas leve ardor. Bela cerveja, muito aromática e intensa. Abaixo impressões de degustação.


Prairie Artisan Ales Bomb
Estilo: Imperial Stout
ABV 13 %
IBU 65

Aparência:cor negra, sem translucidez, com aparência licorosa/oleosa ao servir. Espuma:cor bege escuro, quase marrom, de média densidade, com média formação e baixa duração. Após alguns segundos fica apenas uma escuma, mas que dura até o fim da degustação. Aroma: malte torrado, café, chocolate, cacau, baunilha, leve toque de pimenta e especiarias, licor e álcool muito bem inserido . Paladar: acompanha aroma, com amargor acentuado.Bom corpo e baixa carbonatação. Toque licoroso e macio na boca, com final seco e levemente picante. Retrogosto com malte torrado, café e amargor persistente. Bela cerveja.