terça-feira, junho 23, 2015

Tupiniquim Funky & Sour

Sour Ale feita pela cervejaria portoalegrense Tupiniquim, que leva cepa de brettanomyces e fermento de champagne na receita. A levedura de champagne é acrescentada durante o “priming”, método pelo qual se adiciona fermento na hora de engarrafar para gerar carbonatação.  Como promete o rótulo, o “funky e sour” estão presentes (responsáveis por aromas de mofo, couro e vinagre em algumas cervejas), mas não de forma extrema como em algumas sours, ao contrário, formam um conjunto harmonioso e agradável de degustar, mas sem perder a pegada que uma boa sour deve proporcionar. O drinkabillity é muito bom para o estilo. O toque do fermento de champagne acrescenta muito ao aroma e acredito que na boa carbonatação, tornado a cerveja muito palatável. O azedo presente no paladar se insere muito bem no conjunto, aparecendo mais ao final do gole.Ótima sour ale. Abaixo impressões de degustação.


Tupiniquim Funky & Sour
Estilo: Sour/Wild Ale
ABV 4.5%

Aparência:cor dourado/âmbar/alaranjada, turva, com leves reflexos laranja contra a luz. Espuma:cor branca de média densidade, com média formação e boa duração. Aroma: leve malte, funky, sour, acético, vinho branco, amadeirado, levedura champagne, algo cítrico e lúpulo herbal . Paladar: leve malte, levedura, amadeirado e acético. Baixo amargor.Corpo leve e boa carbonatação.Toque suave com final levemente seco e azedo na boca, com final  bem seco.Retrogosto levemente seco com final azedo.

segunda-feira, junho 22, 2015

Midtfyns Barley Wine

American Barley Wine produzida pela dinamarquesa Midtfyns. A cervejaria começou suas atividades em 2004, sendo responsável (junto com outras cervejarias e homebrewers) pelo avanço e prestígio da cena cervejeira da Dinamarca no resto do mundo. Destaco o grande equilíbrio do conjunto dessa Barley Wine, com potente (mas contido, pois parece menos) teor alcoólico, em acordo com a grande quantidade de maltes e do amargor lupulado. Não sei se matura na madeira, mas um suave toque amadeirado deixa transparece essa possibilidade. O toque licoroso na boca e o final quente e maltado encerram o gole, como em toda boa Barley Wine. Me agradou muito, mais uma bela produção da terra dos vikings. Abaixo impressões de degustação.


Midtfyns Barley Wine
Estilo: (American) Barley Wine
ABV 10 %

Aparência: cor ambar/alaranjada, turva, com reflexos laranja claro contra a luz. Espuma: cor branca de baixa densidade, com baixa formação e média duração, porém , sempre sobra uma fina camada, que se agitada traz a espuma de volta. Aroma: malte, caramelo, toffee, leve amadeirado, amêndoas, marzipan, castanhas, licor, lúpulo (cítrico e herbal) e álcool (bem inserido).Ótimo aroma. Paladar: malte, caramelo, marzipan, licor, lúpulo herbal e leve álcool. Amargor médio. Corpo médio para alto e baixa carbonatação. Toque licoroso, levemente picante e quente na boca. Retrogosto bem maltado e caramelado, com suave amargor residual. Excelente Barley Wine.

quarta-feira, junho 03, 2015

Le Trou Du Diable La Buteuse

Interpretação do estilo Abbey Tripel produzido pela cervejaria canadense Le Trou Du Diable, que tem tiragem sazonal (outono-inverno). A La Buteuse é uma Tripel com toque presente de frutas maduras e dulçor maltado, que equilibra muito bem com o seu médio amargor e aroma lupulado suave. O toque frutado vem em parte da sua maturação em barris de madeira que abrigavam o licor de maçã Michel Jodoin, o que acaba lhe conferindo um caráter mais doce e licoroso do que a maioria das Triples belgas.O teor alcoólico de 10% ABV se faz sentir mais no paladar, mas fica muito bem inserido no conjunto. No geral uma belíssima cerveja, onde o equilíbrio é um ponto chave, fazendo dela intensa e ao mesmo tempo controlada. Abaixo impressões de degustação.


Le Trou Du Diable La Buteuse
Estilo: Abbey Tripel
ABV 10 %
IBU 60

Aparência:cor âmbar/alaranjada, turva, com reflexos amarelados contra a luz.Espuma:cor branca de boa densidade, com boa formação e duração. Aroma: malte, leve caramelo, adocicado, especiarias, frutado doce licoroso (frutas maduras como maçã, pêra e uva), leve herbal lupulado, levedura e álcool bem inserido.Paladar: malte, adocicado, frutado, licor de maçã e álcool (mais pronunciado do que no paladar, mas na medida). Amargor médio. Bom corpo e média carbonatação. Toque aveludado e levemente licoroso na boca. Retrogosto frutado, levemente maltado e de médio amargor residual. Bela cerveja, bem equilibrada.

Le Trou Du Diable La Saison Du Tracteur

Cerveja do estilo Saison/Farmhouse Ale produzido pela cervejaria canadense Le Trou Du Diable, que se destaca por possuir um aroma intenso de frutas cítricas e especiarias. É possível dizer que a Saison Du Tracteur se inspira mais nas Farmhouse Ales americanas, apesar de não esquecer a raiz das  Saisons belgas. Tem um aroma lupulado bem presente, que casa perfeitamente com a levedura, proporcionando um toque de frutas como carambola, limão e maracujá. Tem um conjunto suave e refrescante, mas sem perder a intensiade em nenhum momento.Belíssima cerveja. Abaixo impressões de degustação.


Le Trou Du Diable La Saison Du Tracteur
Estilo: Saison/Farmhouse Ale
ABV 6 %
IBU 35

Aparência:cor dourado/amarelada, turva, com reflexos amarelo claro contra a luz.Espuma:cor branca de média densidade, com ótima formação e boa duração.Bela espuma. Aroma: leve malte e pão, frutas cítricas (maracujá, limão, carambola), levedura, especiarias, lúpulo herbal e leve adocicado lembrando frutas maduras.Aroma bem intenso e fresco. Paladar: malte, adocicado, frutado e lúpulo. Amargor médio. Corpo leve e boa carbonatação. Toque suave na boca, com toque picante leve e final levemente seco. Retrogosto com boa presença de frutas cítricas, especiarias e médio amargor residual. Bela cerveja, muito refrescante e intensa.