Cervejas artesanais produzidas pela mexicana Cervecería Calavera. Até então as cervejas mexicanas que mais chegavam ao Brasil eram Corona, Sol e Dos Equis; logo a vinda de uma marca que fabrica artesanais (ou "cerveza de autor", como está escrito no rótulo) é muito bem vinda, e mostra que o México, assim como outros países latinoamericanos, também começa a embarcar na onda das Craft Beers. No geral as cervejas são honestas (achei que a Witbier e a American Pale Ale não estavam no estilo), com destaque para a boa Mexican Imperial Stout, com bom toque apimentado. Destaque também para os belos rótulos (simples e bem feitos) e para a simpática caveirinha, mascote da marca. Abaixo impressões.
Calavera American IPA/ABV 5.4%: Leva lúpulo cascade na receita. Cor âmbar/alaranjada, média turbidez, com reflexos laranja claro contra a luz. Espuma bege de baixa densidade (com enormes bolhas), com ótima formação e média duração. No aroma nota-se malte, adocicado, frutado, leve toque herbal e cítrico do lúpulo, levedura e toque fenólico. Paladar acompanha aroma, com leve amargor. Corpo baixo e carbonatação média, com toque suave na boca. Retrogosto frutado e com dulçor residual. Cerveja lembra mais uma "belgian IPA", pois o frutado se sobrepõe ao lúpulo, que é muito tímido.
Calavera Witbier/ABV 4.8%: Cor amarelo palha, levemente turva, com reflexos amarelo claro contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, com média formação e duração. No aroma nota-se malte, cereais (tipo corn flakes), adocicado e trigo, com levíssimo toque cítrico e de especiarias. No paladar o malte e os cereais se destacam novamente. Corpo baixo e média carbonatação, com baixo amargor. Toque suave e levemente picante na boca. Retrogosto com cereais e leve toque cítrico. Cerveja em nada lembra uma witbier, no aroma e paladar.
Calavera Dubbel de Abadia/ ABV 6.4%: Cor marrom avermelhado, límpida, com reflexos vermelho claro contra a luz. Espuma cor bege de boa densidade, formação e duração. No aroma nota-se malte, caramelo, toffee, licor, chocolate, marzipan e adocicado. No paladar malte, caramelo, toffee e licor. Corpo médio e baixa carbonatação, com baixo amargor. Toque licoroso na boca. Retrogosto maltado e adocicado. Cerveja interessante, mas falta mais complexidade.
Calavera Mexican Imperial Stout/ABV 9%: Cor negra, com levíssimos reflexos avermelhados. Espuma cor bege médio de boa densidade, com média formação e boa duração. Aroma com notas de malte torrado, café, chocolate, herbal do lúpulo, álcool (muito bem inserido) e pimenta (que dá um toque acre no nariz). Paladar acompanha o aroma. Corpo médio e baixa carbonatação, com amargor de médio para acentuado. Toque licoroso e picante na boca, com leve sensação de ardência deixada pela pimenta. Retrogosto com malte torrado, pimenta e bom amargor. Boa imperial stout.
Nenhum comentário:
Postar um comentário