quarta-feira, maio 20, 2015

Boulevard Bourbon Barrel Quad

Quadrupel de abadia produzida pela cervejaria norte-americana Boulevard Brewing Co, de Kansas City, Missouri. Cervejaria esta que hoje integra o portifólio da Moortgat, grupo responsável por produzir a cerveja Duvel. A Boulevard Bourbon Barrel Quad tem como base uma quadrupel bem fiel ás origens de abadia, (tanto que se parece um tanto com a famosa La Trappe Quadrupel). Somam-se á esta Quadrupel cerejas e a maturação em barris de carvalho que antes abrigavam Bourbon (pode maturar por até 3 anos). O resultado é uma cerveja sensacional, muito equilibrada (os 11.8% de ABV quase não se fazem sentir), que consegue entregar um aroma muito complexo, e que ao mesmo tempo se deixa sentir cada elemento em separado. Sem duvida, só as grandes cervejas conseguem fazer isso. Abaixo impressões de degustação.


Boulevard Bourbon Barrel Quad
Estilo: Abt/Quadrupel
ABV 11.8 %
IBU 26

Aparência: cor marrom avermelhado (puxada para mogno), límpida, com reflexos rubi contra a luz.Espuma: cor bege de média densidade, com ótima formação e boa duração. Muito boa para o ABV. Aroma: malte, caramelo, toffee, leve defumado, frutas vermelhas (cerejas), madeira, baunilha, côco, Bourbon, banana e álcool (bem inserido). Belo aroma, muito intenso e complexo. Paladar: acompanha aroma, com médio amargor e álcool bem inserido. Bom corpo e média carbonatação. Toque licoroso e alcoólico na boca, com final quente e seco, de leve adstringência. Retrogosto maltado, caramelado e com boa presença da madeira e do Bourbon. Belíssima cerveja.

quinta-feira, maio 07, 2015

Oskar Blues Ten Fidy

Cerveja sazonal de inverno da cervejaria norte-americana Oskar Blues, que trabalha exclusivamente com envases metálicos (latas e garrafas). Ao contrário do que se pode pensar, as latas conservam muito bem as cervejas, principalmente garantindo um maior frescor do lúpulo, necessário para  APAs, IPAs e afins.A Ten Fidy é uma Imperial Stout, porém seus 98 IBU entregam bastante amargor e aroma lupulado, sempre em harmonia com a poderosa base de maltes torrados e caramelados. Bela Imperial Stout, bem robusta e equilibrada. Me fez lembrar um tanto da Imperial Biscotti Break (Evil Twin), outra bela cerveja. Abaixo impressões de degustação.


Oskar Blues Ten Fidy
Estilo: Imperial Stout
ABV 10.5 %
IBU 98

Aparência:cor negra, brilhante, sem translucidez.Textura  do líquido oleosa ao servir. Espuma:cor bege escuro, quase marrom, de média densidade, com média formação e duração. Após alguns segundos fica apenas uma escuma, mas que dura até o fim da degustação. Aroma: malte torrado, caramelo, café, chocolate, biscoito, lúpulo cítrico e álcool. Paladar: acompanha aroma, com amargor acentuado. Corpo médio para alto e baixa carbonatação. Toque licoroso na boca. Retrogosto maltado, achocolatado e com bom amargor residual. Bela cerveja.