terça-feira, abril 12, 2011

Baladin Xyauyú Etichetta Oro

A Baladin Etichetta Oro pertence á série de cervejas Xyauyú, que se destacam por curiosos experimentos até serem engarrafadas, como entrada de oxigênio na cerveja durante o processo de fabricação e adição de ingredientes pouco usuais para cerveja, como chá defumado, usado na Baladin X Fumé, cerveja que ja foi comentada por nós aqui no blog. A Baladin Etichetta Oro leva 2 anos e meio para ser engarrafada, e todo o processo é acompanhado de perto pelo cervejeiro Téo Musso, inclusive a hora certa para engarrafar.
A Eichetta Oro é bem mais adocicada que a X Fumé, guardando mais notas de Barley Wine, estilo ao qual pertence a cerveja, ainda que não se prenda exatamente á ele. Assim como todas as cervejas da linha tem alto teor alcoólico e lembra bastante um licor ou vinho do porto.


Baladin Xyauyú Etichetta Oro
Estilo: Barley Wine
ABV 13.5%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor castanho/avermelhado, com reflexos alaranjados e aparência de um licor.
Espuma inexistente, apenas pequenas bolhas iniciais.
Aroma de malte, caramelo, chocolate, licor de cacau, vinho do porto, frutas vermelhas maduras (amora e framboesa), melado, adocicado, frutas escuras (ameixa, uva passa),amadeirado, algo lembrando mofo (envelhecido) e álcool presente. Bastante forte e complexo.
No paladar malte, caramelo, vinho do porto, amadeirado, adocicado,chocolate, cacau, frutas maduras, baixa carbonatação e álcool bem presente. Textura bem licorosa.
Bela cerveja. Potente, complexa e licorosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário