segunda-feira, julho 09, 2012

Founders CBS (Canadian Breakfast Stout)

A Founders CBS originalmente é uma versão da famosa Founders Breakfast Stout (aquela que tem no rótulo um bebê com uma tigela nas mãos), porém maturada em barris de madeira que abrigavam Bourbon e, após seu uso, recebiam em seu interior Maple Syrup, uma calda doce bastante conhecida nos Estados Unidos e Canadá (daí a figura do guarda da polícia montada canadense no rótulo, que por sinal é muito bonito). É bastante comum ver em filmes e seriados da américa do Norte pessoas comendo uma pilha de panquecas e servindo por cima uma calda escura, meio avermelhada. Esse é o Maple Syrup, uma seiva que é retirada da árvore chamada Maple, e que após várias horas de fervura resulta na calda adocicada que dará origem ao famoso xarope. A cerveja também leva chocolate importado e café na receita. O que mais chama a atenção na CBS é o seu equilíbrio e suavidade, algo raro para uma Imperial Stout de grande potência alcoólica. Mas talvez também o mais impressionante seja a sua complexidade de aroma e sabor, uma Imperial Stout magnífica, que faz uma garrafa de 750ml ser um prazer imenso e duradouro. Certamente está no patamar das melhores do mundo. Abaixo impressões de degustação.


Founders CBS (Canadian Breakfast Stout)
Estilo: Russian Imperial Stout
ABV 10.6%

Cor negra, brilhante, sem translucidez e com textura do liquido oleosa. Espuma cor bege escuro de boa densidade, com boa formação e duração (tem ótima densidade inicial, após alguns instantes ela cai, mas permanece até o final da degustação,com uma fina camada). Aroma fantástico e complexo, onde nota-se malte torrado, café, caramelo, baunilha, amadeirado, bourbon, maple syrup, chocolate, álcool , herbal do lúpulo e leve toque defumado. No paladar presenças de malte torrado, café, caramelo, maple, madeira, bourbon, baunilha e adocicado, com álcool bem inserido. Bom corpo e baixa carbonatação. Toque suave e macio na boca para uma cerveja dessa magnitude, com bom amargor e final amanteigado. Retrogosto persistente com amargor, café e madeira.


6 comentários:

  1. Acabo de descobrir o blog. Parabéns! Achei lindo e amei a foto do Beertje como fundo de tela. Saudades de Bruges!
    Sobre a cerveja, fiquei com muita vontade de conhecer, pq maple syrup na composição é curioso....

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa,
    Obrigado pela visita.
    Também sentimos muita saudade de Bruges, é belíssima. Quanto á CBS, se tiver a oportunidade experimente, é fantástica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês a compraram aqui no Brasil???

      Excluir
    2. Não.Ela é muito rara, só nos US ou em leilões pela internet.

      Excluir
  3. Flávio,

    tive oportunidade de degustar essa maravilha. A considero como a melhor RIS que tomei (ao lado da Hunahpu's da Ciga City)!

    Aproveito para parabenizá-lo pelo blog. Sempre com degustações de cervejas ícones.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fil,
      Realmente a CBS é fora de série, é difícil achar cervejas que estejam no mesmo nível dela. Tenho uma Hunahpu´s para degustar também, agora que tu falaste fiquei mais ansioso ainda para abrí-la. Vejo que vcs fazem ótimas degustações ai em SP também, com ótimos rótulos,meus parabéns.

      Abraço e boas cervejas.

      Excluir