sexta-feira, julho 27, 2012

Great Divide Belgian Style Yeti Imperial Stout

Apesar do nome grandioso, a proposta da cervejaria Great Divide (localizada em Denver, Colorado) é bem simples: unir os ingredientes da sua já famosa Yeti imperial Stout á uma cepa de fermento belga. Isso fica bem evidente no rótulo, onde um monge oferece um cálice ao Pé grande (Yeti), que é o mascote da Imperial Stout. Em princípio essa união pode parecer estranha, mas a Great Divide faz isso com imensa maestria, resultando numa cerveja espetacular e muito bem equilibrada, tanto em aroma como no paladar. Ao mesmo tempo em que sente-se toda a potência da Yeti Imperial Stout, o fermento belga agrega notas cítricas e de especiarias aos marcantes maltes torrados e ao lúpulo bem presente, sem que um interfira na presença do outro, criando uma atmosfera que suaviza um pouco o que já era uma cerveja muito marcante. O álcool é muito bem inserido para a potência, ajudando a criar um belo conjunto.


Great Divide Belgian Style Yeti Imperial Stout
Estilo: Russian Imperial Stout
ABV 9.5%

Cor negra, brilhante, sem tranlucidez. Textura do líquido oleosa ao servir, formando uma espuma cor bege café, de boa densidade, formação e duração. O aroma é muito intenso, com notas de malte torrado, café, chocolate, caramelo, amadeirado, frutas escuras passa (ameixa), licor e álcool. Também acompanham notas cítricas e de especiarias (vindas do fermento), e o toque herbal do lúpulo. O paladar acompanha o aroma e é igualmente marcante, com amargor de médio para acentuado e álcool bem inserido. Toque licoroso e picante na boca, com bom corpo e baixa carbonatação. Retrogosto amargo e com o gosto do malte torrado, bastante persistente. Belíssima cerveja.

quinta-feira, julho 26, 2012

Southern Tier Backburner

Produzida pela Southern Tier Brewing Company (de Lakewood, New York), a Backburner é uma Barley wine que passa pelos processos de dry-hopping (onde são adicionados os lúpulos amarillo e centennial) e de maturação no carvalho. Durante a fabricação da cerveja, que começa de manhã bem cedo e vai até a noite, é usado lúpulo da variedade Chinook. Ela integra o portifólio das Seasonal Imperial da cervejaria, cujas cervejas têm teor alcoólico mais elevado e são inspiradas em antigas tradições. A adição dos lúpulos e a maturação em carvalho não escondem a receita clássica da barley wine na qual é inspirada, porém dão um ar de modernidade á Backburner, que é uma grande cerveja. Abaixo impressões.

Southern Tier Backburner
Estilo: Barley Wine
ABV 9.6%

Cor marrom avermelhada, turva, com reflexos rubí contra a luz. Espuma cor bege claro de boa densidade, com média formação e duração, restando após algum tempo uma fina camada que dura até o fim da degustação. Aroma com notas de malte tostado, caramelo, leve chocolate, baunilha, amadeirado e licor. Também sente-se notas cítricas e herbais vindas do lúpulo, junto com álcool moderado. No paladar aparecem malte, caramelo, baunilha, chocolate, amadeirado e álcool. Toque bem licoroso e levemente picante na boca, com final quente devido ao álcool e amargor médio. Bom corpo e baixa carbonatação. Retrogosto com equilíbrio entre o doce e o amargo.


quarta-feira, julho 25, 2012

Cantillon Kriek

A Cantillon Kriek (no rótulo consta o complemento 100% lambic Bio) é produzida com cerejas da variedade Morello, adicionadas posteriormente á uma cerveja Lambic (que leva maltes de trigo e cevada). O diferencial da cereja Morello (ou Ginja) em relação á outras é a sua acidez mais pronunciada, já que existem tipos de cereja com características bem mais adocicadas. Percebe-se esse fato imediatamente ao se degustar a Cantillon Kriek, que é bem mais amarga, azeda e ácida do que a maioria das marcas comerciais belgas, sem que com isso ela se torne uma cerveja intragável ou enjoativa. Talvez a acidez da cereja seja acentuada pela própria fermentação espontânea da lambic, que no caso da cervejaria Cantillon é uma das mais fortes e marcantes. Há quem coloque uma pequena porção de açucar no copo, para atenuar um pouco o sabor forte da cerveja. Abaixo impressões de degustação dessa bela cerveja.


Cantillon Kriek ( 100% Lambic Bio)
Estilo: Lambic
ABV 5%

Cor rosa, tendendo ao avermelhado. Média turbidez, com reflexos laranja contra a luz. Espuma cor rosa claro de boa densidade, com média formação e baixa duração. Se girarmos o copo durante a degustação acontece o retorno da espuma. Aroma muito marcante, com forte presença acética, frutada (cerejas) e amadeirada. Também nota-se leve adocicado, couro e mofo. No paladar notas acéticas, frutadas (cerejas), amadeiradas e de baunilha (sutil). Toque azedo e seco na boca. Corpo e carbonatação médios. Retrogosto levemente azedo e frutado.





terça-feira, julho 24, 2012

Lagunitas A Little Sumpin' (Sumpin' Ale)

Cerveja produzida pela Lagunitas Brewing Company, (localizada em Petaluma, Califórnia) de edição limitada e fabricada apenas no verão. Trata-se de uma cerveja muito bem lupulada e equilibrada, aonde todo o aroma dos maltes e o toque herbal e cítrico dos lúpulos não se sobrepõem, fazendo com que cada um deles possa ser "isolado" e percebido em cada momento da degustação. O teor alcoólico fica no limiar de médio para alto, porém aí também permanece o equilíbrio. O site beeradvocate a classifica como uma "American Pale Wheat Ale" devido á presença do malte de trigo; já o Ratebeer a classifica simplesmente como uma IPA. Talvez a segunda colocação fique melhor nesse caso. Abaixo impressões.


Lagunitas A Llittle Sumpin' (Sumpin' Ale)
Estilo: IPA (India Pale Ale)
ABV 7.5%
IBU 64.2

Cor amarelo ouro, límpida e brilhante, com reflexos amarelo claro contra a luz. Espuma cor branca de média densidade, com boa formação e duração. Aroma bastante marcante, com presenças de malte, lúpulo (herbal, pinus, maracujá, cítrico, floral), leve toque frutado e álcool discreto. No paladar sente-se malte, leve caramelo, adocicado, herbal, cítrico e leve álcool. Amargor de médio para alto. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque levemente picante e licoroso na boca. Retrogosto amargo e com bom residual do lúpulo. Bela cerveja, bem mais equilibrada que a maioria das IPA´s americanas.


quinta-feira, julho 19, 2012

Russian River Supplication

Sour Ale fabricada pela cervejaria Russian River, de Santa Rosa, Califórnia. Essa cerveja de inspiração belga é na verdade uma Brown Ale maturada em barris de carvalho que abrigavam anteriormente o vinho Pinot Noir. Os barris foram coletados na região dos vinhedos de Sonoma Valley, próximo á cervejaria. A Supplication é maturada de 12 a 15 meses, e na sua receita são incluidas cerejas, além das cepas de Brettanomyces, Lactobacilos e Pediococcus que atuam na fermentação, deixando a marca azeda e acética característica desse estilo de cerveja. A cerveja é então engarrafada e arrolhada, e passará pelo processo de refermentação. No final toda essa combinação (Pinot noir, fermentos, carvalho e cerejas) resulta numa cerveja inusitada, que consegue se aproximar bastante das originais nas quais se inspira, sem deixar de lado o toque de ousadia norte americana, obviamente. Abaixo impressões de degustação.


Russian River Supplication
Estilo: Sour Ale/ Wild Ale
ABV 7%

Cor âmbar/avermelhada, turva, com reflexos laranja contra a luz. Espuma cor bege de média densidade, com média formação e baixa duração. Porém se agitarmos um pouco o copo a espuma se forma novamente. Aroma bastante complexo, com presenças principais do acético, amadeirado e vinho tinto. Mais ao fundo nota-se malte, caramelo, cerejas, leve álcool e um toque herbal. Também algo lembrando mofo e couro. No paladar aparecem o malte, avinagrado, amadeirado e frutado (cerejas), com amargor médio e álcool leve. Toque azedo e seco na boca, com sensação adstringente. Corpo e carbonatação médios. Retrogosto azedo e avinagrado. Bela Sour Ale.


terça-feira, julho 17, 2012

Liefmans Goudenband

Cerveja belga do estilo Flandres Brown Ale (também conhecido como Oud Bruin),a Liefmans Goudenband (faixa dourada) é fabricada pela cervejaria Liefmans, que hoje pertence ao grupo Moortgat (produtor da Duvel). Esse tipo de cerveja é tipicamente belga, e a Liefmans faz questão de que a Goudenband mature no tempo ideal (um ano), pois após será misturada á uma cerveja mais jovem, para então reiniciar a fermentação e passar por até dois anos mais de maturação. Esse processo faz com que a cerveja suporte 10 anos de guarda, e pode ser atestado pela escrita provision beer (algo como cerveja maturada) que consta no papel que envolve a garrafa, funcionando como um selo de garantia. A cerveja não chega a ser tão ácida como uma lambic, pois os maltes torrados e de sabor caramelizado ajudam a atenuar o gosto azedo, formando um bom equilíbrio. O teor de 8% de álcool também aparece discretamente.

Líefmans Goudenband
Estilo: Flanders Brown Ale/Oud Bruin (Old Brown)
ABV 8%

Cor marrom escuro, tendendo ao avermelhado, com reflexos rubí contra a luz. Espuma cor bege de boa densidade, com boa formação e média duração. Aroma bastante marcante e de ótima complexidade, onde é possível sentir malte tostado, caramelo, amadeirado, acético, vinho, chocolate, leve álcool, frutas escuras passa (ameixa) e vermelhas (leve toque de cereja). No paladar nota-se malte tostado, caramelo, madeira, vinho (espumante) e leve amargor. Álcool discreto. Toque azedo e seco na boca, com corpo e carbonatação médios. Bela cerveja, realmente um clássico belga.

segunda-feira, julho 09, 2012

Founders CBS (Canadian Breakfast Stout)

A Founders CBS originalmente é uma versão da famosa Founders Breakfast Stout (aquela que tem no rótulo um bebê com uma tigela nas mãos), porém maturada em barris de madeira que abrigavam Bourbon e, após seu uso, recebiam em seu interior Maple Syrup, uma calda doce bastante conhecida nos Estados Unidos e Canadá (daí a figura do guarda da polícia montada canadense no rótulo, que por sinal é muito bonito). É bastante comum ver em filmes e seriados da américa do Norte pessoas comendo uma pilha de panquecas e servindo por cima uma calda escura, meio avermelhada. Esse é o Maple Syrup, uma seiva que é retirada da árvore chamada Maple, e que após várias horas de fervura resulta na calda adocicada que dará origem ao famoso xarope. A cerveja também leva chocolate importado e café na receita. O que mais chama a atenção na CBS é o seu equilíbrio e suavidade, algo raro para uma Imperial Stout de grande potência alcoólica. Mas talvez também o mais impressionante seja a sua complexidade de aroma e sabor, uma Imperial Stout magnífica, que faz uma garrafa de 750ml ser um prazer imenso e duradouro. Certamente está no patamar das melhores do mundo. Abaixo impressões de degustação.


Founders CBS (Canadian Breakfast Stout)
Estilo: Russian Imperial Stout
ABV 10.6%

Cor negra, brilhante, sem translucidez e com textura do liquido oleosa. Espuma cor bege escuro de boa densidade, com boa formação e duração (tem ótima densidade inicial, após alguns instantes ela cai, mas permanece até o final da degustação,com uma fina camada). Aroma fantástico e complexo, onde nota-se malte torrado, café, caramelo, baunilha, amadeirado, bourbon, maple syrup, chocolate, álcool , herbal do lúpulo e leve toque defumado. No paladar presenças de malte torrado, café, caramelo, maple, madeira, bourbon, baunilha e adocicado, com álcool bem inserido. Bom corpo e baixa carbonatação. Toque suave e macio na boca para uma cerveja dessa magnitude, com bom amargor e final amanteigado. Retrogosto persistente com amargor, café e madeira.


quarta-feira, julho 04, 2012

Abadessa Dunkles Nektar

O mais novo lançamento da cervejaria Abadessa é uma cerveja escura, batizada de Abadessa Dunkles Nektar (néctar escuro, em alemão), e representa o estilo germânico Munich Dunkel, característico da região da Bavária. A cerveja ficou bem suave e agradável, ostenta um bom conjunto, e se identifica bastante com as dunkels alemãs, que preservam notas de malte torrado e café no seu aroma, além de terem um ótimo drinkabillity. Parabéns á cervejaria Abadessa por disponibilizar mais essa boa novidade no mercado. Abaixo impressões.


Abadessa Dunkles Nektar
Estilo: Munich Dunkel
ABV 4.6%

Cor marrom escuro, tendendo ao vermelho, com reflexos avermelhados contra a luz. Espuma cor bege claro de boa densidade, com média formação e boa duração. Aroma com notas de malte torrado, café(suave), aveia, adocicado e leves presenças de chocolate e baunilha. Paladar com notas de malte torrado, café, amargor leve a final adocicado. Corpo e carbonatação médios. Toque suave na boca, com retrogosto adocicado. Boa Dunkel.