quinta-feira, março 10, 2011

Bamberg St. Michael

A cerveja St. Michael é uma das recentes inovações da cervejaria Bamberg, de Votorantim/São Paulo, e seu nome é uma homenagem ao primeiro mosteiro que produziu cerveja na cidade de Bamberg, Alemanha, há 1000 anos atrás. A cerveja é do estilo Weizenbock, de cor escura, e  tem uma bela apresentação em garrafas de champagne de 750 ml com rolha . No processo de fabricação a cerveja matura por 6 meses em barris de carvalho que antes eram usados para a produção de vinho, passa pelo processo de dry-hopping com lúpulo Hallertauer Tradition e é refermentada na garrrafa com fermento para champagne (diferente do método champenoise). O resultado é uma cerveja que conserva a robustez e a doçura de uma Weizenbock, ao mesmo tempo em que agrega o amargor do carvalho e o aroma da levedura de champagne, com seu tradicional toque frisante. Parabéns á cervejaria pela criação e inovação.


Bamberg St. Michael
Estilo: Weizenbock
ABV 8,2%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor castanho escuro, turva e brilhante.
Espuma cor bege de média densidade, boa formação e baixa duração.
Aroma de malte torrado, carvalho, chocolate, adocicado, frutas escuras secas (ameixa,uva passa), champagne e leve toque azedo. Boa complexidade.
No paladar malte torrado, caramelo, adocicado, chocolate, frutas escuras, amargor do carvalho e toque seco na boca. Final levemente amargo.
Boa cerveja. Bem diferente. As presenças de levedura de champagne e de carvalho contrastam com o malte tostado e toques frutados e adocicados, formando um interessante conjunto tanto no aroma quanto no paladar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário