sexta-feira, março 11, 2011

Westvleteren 12

Faz tempo queríamos escrever sobre essa cerveja que muitos consideram a melhor do mundo, inclusive muitos críticos de renome e sites especializados. A fama que a precede (de ser vendida somente na porta da abadia de St. Sixtus, disputada por muitos e  ser produzida em pequenas quantidades) certamente faz com que a Westvleteren 12 acabe se tornando mais um mito do que propriamente uma bela cerveja, e certamente algumas pessoas acabam criando uma expectativa elevadíssima antes de degustá-la, o que nem sempre acaba sendo correspondido. Já havíamos degustado a Westvleteren 12 antes, e deixando de lado o mito que a cerca, em nossa opinião ela é sim uma das melhores do mundo, mas colocá-la num "olimpo" e isolá-la de tantas outras cervejas maravilhosas seria uma grande injustiça.
Devemos levar sempre em conta,quando bebemos uma cerveja como a Westvletren 12, que produzir cerveja nos dias de hoje deve-se muito aos estudos de monges e mestres cervejeiros de antigamente, pois suas infinitas tentativas e erros até chegar em um produto de qualidade abriram caminho tanto para a moderna indústria de cerveja quanto aos homebrewers.


Westvleteren 12
Estilo: Abt/Quadrupel
ABV 10,2%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Garrafa adesivada como sendo de 2008.
Cor castanho escuro,leves reflexos marrom avermelhados.Turva e com textura licorosa.
Espuma bege de média densidade.Boa formação e média duração.Forma uma fina camada que permanece até o final.
Aroma fantástico,com malte,madeira,ameixas,uva passa,baunilha,rum e álcool.Muito complexo e refinado.
Paladar com toques de malte,ameixas,rum,baunilha,mel e final quente devido ao álcool,que é bem inserido.Textura licorosa.
Cerveja muito complexa e com várias possibilidades.Sempre que se bebe descobre-se algo novo e fascinante.Na nossa opinião perfeita em todos os sentidos e muito equilibrada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário