terça-feira, outubro 11, 2011

Degustação Coletiva

Segunda-feira geralmente é um dia da semana que não reserva muitas expectativas para a maioria das pessoas, principalmente quando se fala de cerveja, tão ligada ás sextas-feiras. Por outro lado basta reunir algumas cervejas da adega e marcar um bate papo com quem gosta da bebida para que a segunda-feira se torne um dia especial. Decidimos nos reunir (Flavio Roese,do cerveja para dois.Fabian Ponzi, do blog Bebendobem e Paulo Schutz ,do blog Poa em copo) para colocar o papo em dia e obviamente falar da nossa grande paixão, a cerveja. Degustamos nove rótulos de diversos estilos, e abaixo comento um pouco sobre cada um deles:


Anchor Steam Beer: Cerveja do estilo California Common, 4.8%ABV, que apesar de ser uma lager tem muitas características de ale, devido ao seu método de fabricação. Cerveja com toques de malte, caramelo, leve lúpulo e frutado. Bastante agradável e aromática.

Muskoka Mad Tom IPA: Cerveja canadense do estilo India Pale Ale, 6.4%ABV, 64IBU,com boa presença de malte, lúpulo e bem balanceada, inspirada nas inglesas clássicas do estilo. Bela cerveja, para mim uma grata surpresa vinda do Canadá.

Coopers Vintage Ale 2008: Cerveja do estilo English strong ale, 7.5% ABV, com uma boa base maltada e toques frutados e caramelizados. Feita para a guarda, desenvolve novos aromas e fica mais equilibrada.

Sierra Nevada Bigfoot 2011: Esta Barley wine de 9.6%ABV e 90IBU também é feita para a guarda. Na do ano de 2011 o lúpulo e o álcool ainda estão muito pronunciados, mas já da para vislumbrar como ela deve ficar com o tempo,pois é uma cerveja de muita personalidade.

St. Feuillien Saison: Cerveja belga do estilo Saison/Farmhouse ale, 6.5%ABV, com toques cítricos, de levedura e lupulados. Leve e agradável, mas com aroma e sabor bem marcantes.

Meantime Smoked Bock: Cerveja do estilo other smoked beer com 6%ABV. É possível perceber nessa cerveja toda a base maltada e adocicada da bock e ao mesmo tempo seu toque defumado,sem que um interfira na presença do outro,formando um conjunto bem interessante.

Lost Abbey The Angels Share 2009: Esta pontente Barley wine de 11.5%ABV, maturada em barris de carvalho, apresenta pouca espuma e sua textura lembra um licor. O ponto forte é o seu aroma, com notas de ameixas, rum, madeira e baunilha, muito complexo. O álcool é bem perceptível no aroma, mas não chega a comprometer o conjunto.

Geuze Mariage Parfait 2004: Cerveja do estilo lambic/gueuze com 8%ABV. Apresenta notas avinagradas, de levedura de champagne e amadeiradas bem destacadas, que são características do estilo.
Particularmente gosto bastante desse tipo de cerveja.

Goose Island Bourbon County 2009: Essa belíssima Imperial Stout de 13%ABV e 60IBU é uma das melhores do estilo que já degustei. Maturada em barris de carvalho que abrigavam Bourbon, tem notas de malte torrado, café, chocolate, baunilha, bourbon e amadeirado, formando um aroma muito complexo e um conjunto maravilhoso.

Grande degustação e boas conversas animam qualquer segunda-feira. Abração aos colegas Fabian e Paulo.

2 comentários:

  1. Baita post e baita noite! Tá fechada a confraria!!! Abração!

    ResponderExcluir
  2. Sem duvida,boa cerveja e bons parceiros a gente sempre quer mais.

    Abraço.

    ResponderExcluir