terça-feira, fevereiro 22, 2011

Hair Of The Dog Adam

Já haviámos degustado aqui a Hair of the dog Fred, cerveja que deixou muito boa impressão e que também faz parte do portifólio da cervejaria norte-americana Hair of the Dog. A cerveja que comentamos nesse post é a Hair of the dog Adam, de cor escura e que é inspirada em uma antiga receita alemã de cerveja forte da cidade de Dortmund, muitos anos antes de o estilo mais famoso da cidade ser o atual Dortmunder, cerveja clara e bem mais leve. A Hair of the dog Adam lembra bastante uma Imperial Stout, com seus 10% ABV.
Existe uma curiosa história ligando esse tipo de cerveja ao então Rei da Prússia Frederico Guilherme IV (que reinou de 1840 a 1861) : certa vez o rei chegou a Dortmund  e esperava por ele uma delegação. Um dos integrantes dessa delegação portava um grande copo cheio de cerveja, no caso a escura e forte, e o rei lhe perguntou o que estava bebendo. Quando ouviu a resposta "cerveja" não pensou duas vezes e bebeu todo o conteúdo do grande copo de uma só vez, os componentes da delegação começaram a rir e olhar uns para os outros,pois sabiam o resultado daquela ação: o rei ficou inconsciente por mais de um dia.


Hair Of The Dog Adam
Estilo: Traditional Ale
ABV 10%
IBU 50

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cerveja da batelada 77.(batch 77)
Cor negra, opaca, sem translucidez e com textura licorosa.
Espuma cor bege de média densidade. Média formação e baixa duração.
Aroma de malte torrado, caramelo, baunilha, frutas escuras (ameixa,uva passa), café, álcool, leve chocolate e amadeirado. Aroma bastante complexo.
No paladar malte torrado, caramelo, rum, baunilha, café, ameixa, uva passa, leve chocolate, álcool bem presente mas não agressivo. Final inicia com adocicado e vai para um leve amargor.
Bela cerveja, tem boa complexidade de aromas e sabores.Apesar de ser baseada em uma antiga receita alemã lembra bastante uma Imperial Stout.



Nenhum comentário:

Postar um comentário