quarta-feira, fevereiro 09, 2011

St. Bernardus Abt 12

A cerveja St. Bernardus é produzida no vilarejo de Watou, região de West Flanders, Bélgica. A cervejaria fica na região produtora de lúpulo da Bélgica, os campos de Poperinge,  e guarda um passado em comum com a mítica cervejaria do monastério de Sint Sixtus, que fabrica as Westvleteren e também localiza-se nas proximidades. As cervejas St. Bernardus foram fabricadas em determinada época (nesse período era comercializada com o nome Sixtus) por pessoas que haviam trabalhado em Westvleteren, e levaram todo seu saber para produzir as cervejas em Watou, mediante um contrato que era renovado a cada 30 anos pela abadia de Sint Sixtus, que aceitou produzí-la sob supervisão.
Com o passar do tempo, na abadia de Sint Sixtus a produção ficou apenas para consumo dos monges, venda na porta do mosteiro e em alguns bares que tivessem ligação com o monastério (como é até os dias atuais).
Após 1992 as cervejas elaboradas dentro de abadias criaram o selo Trapista, que funciona como denominação de origem. Isso fez com que as cervejas Sixtus mudassem o nome para St. Bernardus, para que pudessem continuar a ser comercializadas, pois as mesmas não eram feitas num mosteiro.
Hoje a St. Bernardus fabrica 7 tipos de cerveja, entre claras e escuras. Degustamos a 12 Abt, uma cerveja Quadrupel que está entre as mais famosas produzidas pela cervejaria.


St. Bernardus Abt 12
Estilo: Abt/Quadrupel
ABV  10.5%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor marrom escuro, turva e com reflexos avermelhados.
Espuma bege de boa densidade, boa formação e duração.
Aroma de vinho do porto, uva passa, ameixas, fenólico, adocicado, caramelo, baunilha e álcool. Aroma muito complexo e instigante.
No paladar ameixas, caramelo, baunilha, álcool bem inserido com final picante.Textura licorosa e aveludada.
Bela cerveja,umas das melhores abbey ale,muito saborosa,aromática e equilibrada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário