terça-feira, dezembro 20, 2011

Berliner Kindl Weisse

O estilo de cerveja Berliner Weisse é tipicamente Berlinense. Trata-se de uma cerveja  de alta fermentação, que leva maltes de trigo e cevada, com paladar um pouco ácido e azedo devido ao seu método de produção (fermenta em temperaturas médias e são adicionadas culturas de lactobacilos). Como suas características de aroma e sabor são pouco agradáveis para a maioria das pessoas, geralmente é servida misturada com xaropes adocicados para quebrar a sua acidez. Eles podem ser Himbeersirup (de framboesa) ou Waldmeister (planta herbácea com sabor adocicado). Para o post optou-se por consumi-la sem xaropes, para se ter noção de como são seu aroma e sabor naturais. Nos dias de hoje apenas a Berliner Kindl é produzida em Berlim e tem denominação de origem (teoricamente, só as cervejas produzidas em Berlim podem usar esse nome, assim como ocorre com as cervejas do estilo Kölsch).


Berliner Kindl Weisse
Estilo: Berliner Weisse
ABV 3%

Cor amarelo claro, turva, com leves reflexos.
Espuma cor branca de baixa densidade. Média formação e baixa duração.
Aroma de malte, mel, leve herbal, toque acético e levemente frisante no nariz, floral, levedura (algo como couro). Aroma leve, porém intrigante.
No paladar malte, adocicado leve, mel, amargor, Toque azedo e seco na boca. Corpo leve e média carbonatação. Retrogosto levemente amargo.
Cerveja bastante interessante, embora não chegue a ser tão marcante quanto as lambics.


Nenhum comentário:

Postar um comentário