sexta-feira, abril 26, 2013

Cervejas Nøgne

Chegando ao Brasil as crias da cervejaria norueguesa Nøgne, atualmente uma das mais conceituadas da Europa. Uma das curiosidades sobre a cervejaria é que (além de também produzir sake) seus funcionários trabalham sem salário (em suas horas vagas), apenas com a paixão pela cerveja e em manter o empreendimento vivo. A importadora Beer Legends, responsável por trazer as cervejas ao Brasil,  e a Malt Store cervejas especiais, loja especializada, realizaram evento onde foram degustados 4 rótulos (de um total de 11 que foram importados) da Nøgne: Imperial Brown Ale, Tripel, IPA e Imperial Stout. Fui ao evento, e abaixo deixo minhas impressões sobre as cervejas degustadas (na foto da esquerda para a direita).


Imperial Brown Ale (7.5% ABV - 40 IBU) 
Utiliza fermento inglês e lúpulos americanos. Cor marrom, turva, com reflexos marrom claro contra a luz. Espuma cor bege de média densidade, com média formação e duração. No aroma notas de malte tostado, frutas escuras secas (ameixa), caramelo, toffee, leve álcool e lúpulo suave. Paladar com predominio de malte tostado e frutas maduras. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque licoroso na boca, com final seco. Retrogosto frutado e com presença do malte. Cerveja bem agradável.
Tiger Tripel (9% ABV - 35 IBU) 
Releitura de uma Tripel belga, utilizando malte turfado escocês, que lhe confere um toque levemente defumado e diferente no conjunto. Cor dourada, turva, com reflexos amarelos. Espuma de média densidade, com média formação e baixa duração. No aroma notas maltadas, cítricas e frutadas, com leve toque defumado, lupulado e álcool presente. No paladar nota-se malte, cítrico, frutado e álcool. Corpo médio e baixa carbonatação. Toque levemente licoroso e alcoólico na boca. Retrogosto frutado e com presença do álcool. O toque inusitado é o defumado em uma Tripel.
India Pale Ale (IPA) (7.5% ABV - 60 IBU)
Bem ao estilo americano, com os lúpulos Cascade, Chinook e Simcoe bem pronunciados.
Cor laranja/avermelhado, turva, com reflexos laranja contra a luz. Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e duração. No aroma notas de malte, caramelo e lúpulo (herbal, frutado, cítrico). Paladar acompanha aroma, com amargor de médio para acentuado. Corpo e carbonatação médios. Toque seco e picante na boca. Retrogosto levemente frutado e com amargor persistente. Boa IPA
Imperial Stout (9% ABV - 75 IBU)
A mais conceituada da cervejaria.Também segue a linha americana, embora o lúpulo não apareça tanto.
Cor negra, sem translucidez. espuma bege escuro de boa densidade, bem cremosa, com boa formação e duração. Aroma com notas de malte torrado, caramelo, café, chocolate, aveia, álcool, licor e leve lúpulo herbal. Paladar acompanha aroma, com amargor médio. Toque licoroso e sedoso na boca (aveia). Corpo médio para alto e baixa carbonatação. Retrogosto com presença de malte torrado, café e chocolate, com leve amargor residual. Ótima cerveja, muito aromática e robusta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário