terça-feira, novembro 29, 2011

Baladin Nöel

Abrindo já os trabalhos para as cervejas de final de ano, escolhemos este belo exemplar de Belgian Dark Strong Ale. Fabricada dentro das tradições européias de cervejas especiais para o Natal, a Baladin Nöel (que começou a ser fabricada como sazonal, vendida apenas no inverno, e hoje é produzida o ano todo) é bastante encorpada e aromática, perfeita para acompanhar comidas mais marcantes,como carnes e queijos fortes, assim como sobremesas á base de chocolate. Na edição de 2006 foi adiconado café á receita, e na de 2007 chocolate, e a cada edição ela muda algo em seu aroma e paladar. A cerveja lembra em alguns pontos algumas belgas do estilo, porém com o toque inconfundível do mestre cervejeiro Téo Musso.


Baladin Nöel
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
ABV 9%
Cor marrom escuro, com leves reflexos avermelhados e partículas em suspensão.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, adocicado, toque herbal,chocolate, baunilha, frutas escuras cristalizadas, rum e álcool. Aroma de boa complexidade.
No paladar malte, caramelo, adocicado, frutas escuras, melado, rum e álcool bem inserido. Bom corpo e média carbonatação. Toque picante e licoroso na boca. Retrogosto adocicado.
Boa cerveja. Encorpada, aromática e equilibrada para o teor alcoólico.

4 comentários:

  1. Flávio, boa tarde.

    Vale a pena dar R$ 75 nela - preço que é cobrado aqui no Rio?

    abs

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro,
    É muito difícil dizer se uma cerveja vale ou não a pena por seu preço.Depende muito do gosto pessoal. Eu tinha muita curiosidade em provar, então para mim sem dúvida valeu.
    Quanto ao valor, da uma olhada em lojas online, talvez os preços sejam mais interessantes.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Flavio, tenho duas aqui, mas nem provei ainda, o certo é q uma será bebida na ceia natalina. Vc mencinou q a cada ano alteram um pouco a fórmula, essa q veio no Brasil pela Tarantino recebeu ql insumo na receita, chocolate ou café, vc sabe ?

    ResponderExcluir
  4. Olá Gil,
    Li sobre isso num livro do Ben Mcfarland, que comentou um pouco da mudança da Nöel de sazonal para regular. O fato é que essa que bebi tinha notas de chocolate mais presentes.

    ResponderExcluir