A linha de cervejas Xyauyú da cervejaria italiana Baladin é bastante diferente das cervejas convencionais, tanto no sabor e aroma quanto na aparência e textura do líquido. Xyauyú é o nome de um "amigo imaginário" de um dos filhos do cervejeiro Téo Musso, responsável pelas criações da marca. Nada melhor do que dar o nome de algo imaginário para uma cerveja do estilo Barley Wine que mais parece um licor, e que requer oxigenação durante o processo produtivo, assim como o Jerez, além de levar uma infusão de chá chinês defumado por 18 dias. O resultado é uma cerveja de alto teor alcoólico (14%), muito complexa nos aromas e sabores, e que deve ser apreciada como um licor, em pequenas doses. As garrafas vem com rolha, e é possivel guardá-las para degustações posteriores, já que a cerveja apresenta ótima estabilidade.
Atualmente é considerada a cerveja italiana mais bem cotada no site Ratebeer.
Baladin Xyauyú Fumé
Estilo: Barley Wine
ABV 14%
Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor rubí/rosé com reflexos avermelhados límpida e brilhante. Lembra licor ou vinho do porto, e a textura é super licorosa, deixando marcas oleosas no copo.
Espuma quase inexistente, apenas pequenas bolhas iniciais.
Aroma de malte, caramelo, defumado, rum, vinho do porto, chocolate, baunilha, frutas escuras (ameixa,uva passa), frutas vermelhas (amora,framboesa), adocicado e amadeirado. Grande presença do álcool, mas nada agressivo. Aroma muito complexo, com diversas possibilidades.
No paladar malte, caramelo, frutas escuras e vermelhas, defumado, adocicado, rum, porto e álcool na medida para a potência alcoólica. Textura oleosa e final levemente rascante.
Cerveja maravilhosa, passsaria facilmente por licor, mas as notas de malte presentes não deixam esquecer que se trata de uma Barley Wine. Ótimo aroma e sabor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário