A cerveja Duchesse de Bourgogne é um clássico belga, além de ser uma cerveja muito bem elaborada, tanto que também é conhecida como "O Borgonha da Bélgica", uma alusão aos famosos vinhos franceses da região da Borgonha. Destaca-se também o belíssimo rótulo, que traz uma pintura em que aparece Maria, Duquesa da Borgonha, que defendeu o território belga contra os franceses durante o século XV. A cerveja na verdade é um blend de várias outras ales, que maturam por longo tempo em barris de carvalho e não é pasteurizada, conferindo-lhe um caráter que vai do vinho ao espumante, mas conservando também a sua característica principal de cerveja de alta fermentação. Outro ponto forte é a sua coloração, que vai do vermelho ao castanho, e no copo fica com uma bela apresentação.
Duchesse de Bourgogne
Estilo: Sour Ale/Wild Ale
ABV 6.2%
Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor castanho avermelhada, brilhante, com reflexos rubí. Bela cor, muito bonita.
Espuma bege de média densidade. Boa formação e média duração.
Aroma de uvas, acético (avinagrado), amadeirado (carvalho), leve malte tostado, toque acre, levedura de champagne e leve presença adocicada e de chocolate. Boa complexidade.
No paladar malte tostado, carvalho, licor, champagne, acético, leve doce e toque levemente azedo na língua, com sensação picante e final seco entre o amargo e o adocicado. Corpo médio e boa carbonatação.
Boa cerveja, lembra o estilo Gueuze. Os toques acéticos e amadeirados estão bem equilibrados e não atrapalham o conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário