O grupo empresarial belga Palm é detentor de algumas marcas de renome no mercado de cervejas da Bélgica, dentre elas a própria Palm, Boon e Steen Brugge. O grupo fabrica também as cervejas Rodenbach, que fazem parte de um estilo muito peculiar e que só existe originalmente na bélgica, chamado Flanders Red Ale, ou como a cervejaria diz Flanders Red Brown Beer, o que dá a essa cerveja o status de uma denominação de origem ou produto regional . Degustamos a Rodenbach Grand Cru, que é na verdade um blend de cervejas (33% de uma ale jovem e 67% de uma ale maturada) envelhecido por dois anos em barris de carvalho. A cerveja fica muito complexa, apresentando aromas frutados, amadeirados e vinificados, que segundo o saudoso crítico de cervejas Michael Jackson faziam dela "The Burgundy of Belgium".
Rodenbach Grand Cru
Estilo: Flanders Red Ale
ABV 6%
IBU 8
Cor marrom escuro, tendendo para o vinho, com reflexos rubí.
Espuma cor bege de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, leve caramelo, leve acético (avinagrado), amadeirado (carvalho), vinho do porto, frutas vermelhas (amora, framboesa), cassis, chocolate e baunilha. Toque acre e levemente frisante no nariz. Aroma de ótima complexidade.
No paladar leve malte, amadeirado destacado, amargor, frutas vermelhas e vinho tinto. Na boca toque azedo, seco e levemente picante, que faz pedir outro gole. Corpo médio e boa carbonatação. Retrogosto amargo.
Belíssima cerveja. Muito intensa e com personalidade, mas ao mesmo tempo apresenta um bom equilíbrio no seu conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário