A cerveja Verdi Imperial Stout nasceu de uma viagem do mestre cervejeiro da marca italiana aos Estados Unidos, onde bebeu várias do estilo, e retornou á Itália com a meta de produzir algo parecido, mas não exatamente igual ao que havia provado lá. Era uma oportunidade também para homenagear seu conterrâneo Giuseppe Verdi, um dos maiores compositores italianos de todos os tempos. Um dos diferenciais da cerveja é a adição de pimenta á receita, o que confere um carater mais picante á bebida, conseguindo aumentar um pouco o drinkabillity, o que seria difícil para uma Imperial Stout de 8.2% de teor alcoólico.
Um dos pontos chave também era justamente fazer uma versão de Imperial Stout não tão "extrema", como são muitas fabricadas atualmente na terra do Tio Sam, mas sim um pouco mais suave e palatável.
O que se nota já no primeiro gole é que as metas foram cumpridas: a cerveja tem todas as características de aroma e sabor de uma Imperial Stout norte-americana, mas seus toques levemente apimentados, de nozes e de avelãs, aliados a uma suavidade impressionante para o estilo, fazem o próximo gole vir quase automático.
Essa cerveja ganhou medalha de ouro no European Beer Star de 2008, sendo a primeira cerveja italiana a ganhar um prêmio nesse estilo.
Del Ducato Verdi Imperial Stout
Estilo: Imperial Stout
ABV 8.2%
Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor negra, brilhante, sem translucidez. Textura licorosa, deixa "lágrimas" nas paredes do copo.
Espuma bege escura de boa densidade, boa formação e duração. Após alguns instantes permanece apenas uma fina camada na superfície do líquido que dura até o final.
Aroma de malte torrado, aveia, café, baunilha, nozes, avelãs, chocolate, licor de cacau e leve aroma de especiarias. Aroma complexo e agradável.
No paladar malte torrado, café, chocolate, nozes e avelãs. A aveia suaviza um pouco o paladar, deixando-o com uma textura aveludada. Final levemente rascante e apimentado, com bom amargor.
Bela cerveja italiana, apresenta ótimos aromas e sabores com muita personalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário