quinta-feira, janeiro 27, 2011

Russian River Pliny The Elder

A cervejaria Russian River iniciou suas atividades em 1997 e hoje está localizada na cidade de Santa Rosa, Califórnia. Fabrica diversos tipos de cerveja em suas instalações, como cervejas bem lupuladas de estilo californiano, as maturadas em barris de carvalho, as Belgian ales e algumas especiais que são vendidas somente no pub local da marca. A empresa acumula diversos prêmios em vários festivais de cerveja artesanal.
Degustamos uma cerveja que está entre as mais famosas da marca, a Pliny the Elder, considerada a terceira melhor cerveja do mundo pelo site beeradvocate. É uma cerveja com boa potência alcoólica, forte lupulagem, com IBU de 100, e aromas frutados e herbais, muito ricos e robustos. Pliny the Elder (Plínio,o velho) foi um naturalista romano que deu o primeiro nome científico ao lúpulo "Lupus Salictarius". Outra cerveja famosa da marca, Pliny the Younger, leva o nome de seu sobrinho.


Russian River Pliny The Elder
Estilo: Imperial/Double IPA
ABV 8%
IBU 100

Abaixo impressões de nossa degustação:
Coloração âmbar/alaranjada com leve turbidez.
Espuma bege clara de média densidade,boa formação e média duração,vai deixando marcas no copo.
Aroma com presença de malte,lúpulo,pêssego,damasco,caramelo e leve álcool.Muitas notas complexas florais e herbais.
No paladar malte,amargor do lúpulo,caramelo e presença bem inserida do álcool com amargor residual.
Na garrafa diz para consumir o mais fresca possível,a cervejaria não recomenda a guarda.A minha amostra ja tinha 1 ano de validade.Mesmo assim uma bela cerveja,onde os aromas florais e frutados equilibram muito bem o lúpulo de 100 IBU.



quarta-feira, janeiro 26, 2011

Flying Dog Raging Bitch

As cervejas da Flying Dog são muito originais, tanto nos rótulos super coloridos e criativos e textos que os acompanham quanto no sabor de suas cervejas. Todos os estilos fabricados por eles têm muita personalidade, desde as cervejas mais leves até as mais fortes, cada um tem sua história.
Já havíamos provado a grande maioria dos rótulos dísponiveis no Brasil, mas uma recentemente chegada por aqui nos chamou a atenção: Raging Bitch. Apesar do nome um tanto chamativo (poderia ser traduzido ingênuamente como "cachorra raivosa") a cerveja é bem interessante, com um toque não tão carregado quanto outras cervejas da marca e alguns toques de cerveja belga. É classificada pela cervejaria como uma Belgian IPA,um estilo não padronizado, pois em muitos sites especializados consta somente IPA.
A Flying Dog Raging Bitch é fabricada em comemoração aos 20 anos da cervejaria.

Flying Dog Raging Bitch
Estilo: IPA
ABV 8.3%

Abaixo nossa degustação:
Cor âmbar,límpida e brilhante.
Espuma cor bege claro de média densidade,boa formação e duração.
Aroma de malte,caramelo,lúpulo,cítrico,floral,doce e álcool.Complexo.
No paladar malte,caramelo,lúpulo e herbal.Final quente devido ao álcool,amargo e levemente picante.
Boa cerveja.Interessante.Ao mesmo tempo em que é bem lupulada e rascante consegue ser suave, adocicada e com aromas frutados e cítricos.





terça-feira, janeiro 25, 2011

Hair Of The Dog Fred

A cervejaria Hair of the dog localiza-se na cidade de Portland,estado norte-americano de Oregon. Produz varios tipos de cerveja desde 1993, dentre elas a famosa "Hair or the dog Adam", inspirada em uma antiga receita de cerveja escura consumida no passado, na cidade de Dortmund, Alemanha.
Degustamos a Hair of the dog Fred, uma barleywine cujo nome foi inspirado no escritor e cervejeiro Fred Eckhardt, um dos primeiros a comprar as cervejas da Hair of the dog no ano de 1994.
A Hair of the Dog Fred é uma cerveja com maltes aromáticos e de centeio e 10 tipos diferentes de lúpulos,tem 10% de teor alcoólico e IBU 65. A cerveja é produzida em séries sucessivas desde 1997,e a cada edição vem com a batelada de origem marcada na garrafa. Degustamos a de número 78, possívelmente umas das mais novas. A cerveja aceita bem a guarda, desde que em local fresco e com poucas variações de temperatura.


Hair Of The Dog Fred (Batch 78)
Estilo: Barleywine
ABV 10%
IBU 65

Abaixo nossas impressões de degustação:
Cor âmbar/alaranjada.Turva mas com alguma translucidez.
Espuma branca de boa densidade, com boa formação e média duração.
Aroma de malte, caramelo, cítrico, floral, lúpulo, leve baunilha e álcool.Média complexidade.
No paladar malte, caramelo, lúpulo e leve amadeirado.Final amargo e com presença do álcool.
Boa cerveja, aromática e com equilíbrio na medida.O álcool aparece bem pronunciado nessa batelada e deve ficar mais bem inserido com a guarda.






segunda-feira, janeiro 24, 2011

Colorado Ithaca

A cervejaria Colorado já é bem conhecida por suas inclusões de ingredientes nacionais na fabricação de suas cervejas, como mel, aipim (mandioca), café e rapadura. A última criação é uma cerveja do estilo Imperial Stout chamada Ithaca (talvez a primeira do estilo engarrafada comercialmente no Brasil), que leva rapadura queimada na fórmula, uma presença um tanto inusitada, mas que felizmente deu muito certo. A cerveja teve que mudar de nome e demorou para chegar ao mercado por conta da burocracia na aprovação por parte dos órgãos responsáveis por tais tramites. A garrafa vem com um detalhe pouco comum por aqui, mas muito usado nos Estados Unidos: lacre de cera na tampa,que deve ser retirado cuidadosamente. Depois de tanta demora só nos resta degustá-la e parabenizar a cervejaria por mais uma boa opção no mercado.
Detalhe: a cerveja pode ser guardada e evolui em aroma e sabor com o tempo.


Colorado Ithaca
Estilo: Imperial Stout
ABV 10.5%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor negra, opaca e brilhante, nenhuma translucidez. Textuta licorosa.
Espuma cor bege queimado, com média formação e duração, permanecendo um fino colar na superfície do líquido que dura até o final.
Aroma de malte torrado, côco queimado, café, chocolate, baunilha, caramelo, passas ao rum, licor de cacau e álcool. Boa complexidade.
No paladar malte torrado, caramelo, baunilha, café, chocolate e rum. Álcool bem inserido e final levemente amargo com textura aveludada.
Bela cerveja, muito complexa e potente, valeu a pena esperar.




Kaltenberg Ritterbock

As cervejas Kaltenberg são fabricadas pela König Ludwig International Co, empresa controlada ainda hoje pelos descendentes da família real da Bavária, sul da alemanha. Seu local de fabricação é o castelo de Kaltenberg, que fica nos arredores de Munique, abrigando as instalações da cervejaria e a residência real.
Com uma tradição cervejeira que remete ao ano de 1260, a cervejaria ja ganhou vários prêmios e suas cervejas são muito conhecidas no mundo inteiro.
A empresa possui vários tipos de cerveja, como Pilsen, Dunkel e Weizenbier, algumas são vendidas no Brasil (como as König Ludwig), mas outras ainda não apareceram por aqui. Degustamos uma Doppelbock fabricada por eles, com o nome de Ritterbock, traduzindo do alemão para o português seria a "Bock do cavaleiro", assim como sugere o rótulo. Toda a programação visual da marca é muito bem feita e os rótulos são bem bonitos, muito clássicos, evocando o controle nobre sobre a marca, tanto no passado quanto nos dias atuais.



Kaltenberg Ritterbock
Estilo: Doppelbock
ABV 9%

Abaixo nossas impressões de degustação:
Cor marrom escuro, límpida, com reflexos avermelhados.
Espuma cor bege de média densidade, com boa formação e média duração.
Aroma de malte, caramelo, leve chocolate, frutas escuras (ameixa, uva passa), nozes, álcool, adocicado e leve toque amanteigado. Boa complexidade.
No paladar malte, tostado, caramelo, nozes, ameixa e uva passa. Baixa carbonatação com textura aveludada. Álcool bem inserido e final adocicado.
Bela Doppelbock, apesar do teor alcoólico um pouco mais elevado do que o normal é bem fiel ao estilo, mas o álcool não atrapalha em nada, pois a cerveja é bem equilibrada.




quinta-feira, janeiro 20, 2011

Three Floyds Dark Lord Imperial Stout

A cervejaria Three Floyds, localizada no estado norte-americano de Indiana, iniciou sua produção em 1996 com Mike Floyd e seus dois filhos, Nick e Simon, daí o nascimento do nome. Começou como um pequeno empreendimento, mas logo a fama de suas cervejas fez com que expandissem o negócio. Um pub foi inaugurado junto á cervejaria, em 2005, para que os visitantes pudessem apreciá-las no local acompanhadas de uma refeição. A cervejaria prima por produzir cervejas não usuais, e faz disso um lema e uma missão.
Uma de suas cervejas mais famosas é a Dark Lord Russian Imperial Stout, que é muito bem avaliada em sites especializados e considerada uma das melhores cervejas do mundo. Ela somente é comercializada uma vez ao ano, em Abril, no Dark Lord Day, e suas garrafas são ansiosamente aguardadas por fanáticos consumidores que visitam a cervejaria nessa data.
A cerveja vem sendo fabricada desde 2004,e a cada ano muda a cor de seu lacre de cera, que une a tampa à garrafa. Degustamos uma garrafa do ano de 2009 (lacre branco). A sensação de se ter uma garrafa dessas na mão é fantástica, pois quem realmente gosta de cerveja e corre atrás para ter algo de qualidade (e que não é fácil de conseguir) sabe que algumas batalhas são perdidas, mas outras não.



Three Floyds Dark Lord Imperial Stout
Estilo: Imperial Stout
ABV 15%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cerveja da edicão de 2009, com lacre de cera branco. Leva grãos de café torrado frescos da marca Intelligentsia.
Cor negra opaca, brilhante, textura licorosa (lembra as lágrimas do vinho no copo).
Espuma bege escuro,tem boa formação no início,mas não dura muito tempo e acaba num fino colar ao redor das bordas do copo, e dura até o final.
O aroma é maravilhoso,destacam-se café, chocolate, caramelo, vinho do porto e um forte toque de ameixas e uva passa, muito complexo, com muitas possibilidades.
No paladar destaca-se mais o torrado do café, com licor e chocolate e um leve toque de baunilha ao fundo.
O álcool é bem inserido para a potência alcoólica, e a textura é aveludada. Paladar também complexo.
Cerveja extraordinária,o marketing feito em cima é totalmente justificado.



quarta-feira, janeiro 19, 2011

Mesa de Bar (On Tap) : Colorado Indica

A cervejaria Colorado dispensa maiores apresentações, está em nossa opinião dentre as melhores artesanais brasileiras, e sempre se atualizando em suas criações de qualidade. Já bebemos muito da indica em garrafa, mas só recentemente conseguimos degustá-la na pressão. É uma cerveja maravilhosa, que pode rivalizar em iguais condições com muitas IPA´s estrangeiras, e serví-la na pressão só potencializa seus méritos.



Colorado Indica
Estilo : IPA (India Pale Ale)
ABV 7,5%

Abaixo impressões de nossa degustação:
Cor âmbar, levemente turva.
Espuma cremosa de ótima densidade, boa formação e duração.
Aroma de malte, leve tostado, lúpulo, caramelo e açucar mascavo (rapadura).
No paladar malte, tostado, lúpulo, caramelo, açucar mascavo e leve herbal.Bom corpo com final amargo.
Ótima cerveja, o adocicado da rapadura equilibra muito bem com a força do lúpulo. Na versão on tap também aumenta o drinkabillity, e a cerveja fica um pouco mais suave na boca.


Baladin Super

A cervejaria Baladin é uma das grandes representantes da Itália no mercado de cervejas artesanais (iniciou seus trabalhos em 1986), e fabrica algumas das mais conceituadas no setor. São mais de 10 tipos de cervejas engarrafadas, e outras tantas servidas "on tap", na cantina Baladin, no norte da Itália. Trazidas ao Brasil pela importadora Tarantino, temos a oportunidade de conferir algumas criações do mestre Teo Musso, que une um interessante conceito de cerveja, música e gastronomia. Vale visitar o site http://www.birreria.com/
Degustamos a Super, em breve postaremos outras.


Baladin Super
Estilo: Belgian Golden Strong Ale
ABV 8%

Abaixo as impressões de nossa degustação:
Cor âmbar, turva e translúcida, com reflexos alaranjados.
Espuma bege de boa densidade,boa formação e média duração.
Aroma de malte,caramelo,floral (aniz), leve cítrico, açucar mascavo, lúpulo e leve presença do álcool. Média complexidade.
No paladar malte, caramelo, açucar mascavo, aniz,l úpulo e leve álcool.
O aroma e o paladar de média complexidade não suportam o teor alcoólico de 8% (que por sinal é muito bem inserido), desarmonizando dessa forma o conjunto.



terça-feira, janeiro 18, 2011

Eisenbahn São Sebá

Já havíamos provado as duas campeãs dos concursos anteriores, A Dama do Lago, uma belgian dark strong ale feita por Leonardo Botto, e a Joinville Porter, feita por Ivan Steinbach. A terceira vencedora do certame é a Einsebhan São Sebá, uma belgian dubbel, feita por Sandro Singer, que continua provando que temos muitos talentos para a criação de excelentes cervejas. Tomara que o concurso continue ainda por muito tempo, é um estímulo para que o mercado de cervejas especiais cresça ainda mais.



Eisenbahn São Sebá
Estilo: Belgian Dubbel
ABV 9.3%

Abaixo impressões da degustação:
Cor marrom avermelhada com reflexos alaranjados. Levemente turva com textura licorosa.
Espuma bege de média densidade, boa formação e média duração.
Aroma de malte, caramelo, frutas vermelhas (amora),  frutas escuras (ameixa), baunilha, fenólico e leve amadeirado.Aroma complexo com discreta presença de álcool.
No paladar malte, caramelo, frutas vermelhas e escuras, amadeirado e adocicado com álcool bem inserido no conjunto. Textura aveludada com final levemente picante.
Ótima cerveja, com aroma e paladar muito expressivos. O teor alcoólico de 9.3% é muito bem distribuído e ajuda a formar um belo conjunto.





Rasen Bier Ambar Ale

A cerveja Rasen Bier é produzida na cidade de Gramado, localidade turística da serra gaúcha (Rasen em alemão significa gramado).A cervejaria produz dois estilos perenes: Pilsen e Schwarzbier (Dunkel),nas versões de garrafa (350ml),sifões de cerâmica (1L),e barris de inox. Degustamos uma edição especial limitada da cervejaria lançada em 2010, em garrafas de 350 ml, uma cerveja de alta fermentação com o nome de Ambar Ale.



Rasen Bier Ambar Ale
Estilo: Amber Ale
ABV 5%

Abaixo nossas impressões de degustação:
Cor âmbar/caramelo,brilhante e levemente turva.
Espuma bege de média densidade,boa formação e média duração.
Aroma de malte,caramelo,fenólico,leves presenças cítricas e florais.
No paladar malte, caramelo, frutas escuras (ameixa), leve amadeirado com final amargo e levemente picante.
Cerveja interessante. Simples e honesta, lembra uma amber ale belga.




segunda-feira, janeiro 17, 2011

Mesa de Bar (On Tap): Whitehead Super 8

Esta é uma de nossas cervejas favoritas, sempre a bebemos na versão engarrafada, mas nunca tínhamos degustado a versão de barril. Ela é fabricada pela microcervejaria Whitehead, de Eldorado do Sul/RS, localizada na grande Porto Alegre. Segundo dados da cervejaria a Super 8 é uma cerveja do estilo Barley wine composta por 8 tipos de grãos, nem todos maltados, como trigo, aveia e centeio. São 3 adições de lúpulos diferentes durante o processo e uma graduação alcoólica de 8%. Sua cor é cobre claro e sua espuma é branca, rala e de média duração, já que a carbonatação é baixa. Ela tem um sabor maltoso e equilibrado entre a doçura e o amargor, com um bom aroma de lúpulo. É uma cerveja produzida basicamente uma vez ao ano, normalmente no mês de fevereiro, porém como sua maturação mínima é de 120 dias, lá por junho ela estará apta a ser engarrafada ou embarrilada.

 
Whitehead Super 8
Estilo: Barleywine
ABV 8%
Nossas impressões de degustação:
Cor âmbar/cobre com leve turbidez.
Espuma branca, densa e consistente, com boa duração.
Aroma de malte, frutado, caramelo, lúpulo, com notas adocicadas e álcool ao fundo.
Boa complexidade e muito agradável para o teor alcoólico.
No paladar malte, lúpulo, caramelo, presença do álcool e amargor ao final.
Boa Barleywine artesanal. Bem balanceada.

quinta-feira, janeiro 13, 2011

La Trappe Quadrupel Oak Aged

A cerveja La Trappe é conhecida por ser a única trapista a ser fabricada fora da Bélgica, e também pela qualidade do seu portifólio. Sempre temos em nossa "adega" alguns de seus estilos. Gostamos de todas, mas sempre com uma certa preferência pelo estilo quadrupel, por sua potência e profusão de aromas e sabores. Recentemente degustamos a versão da quadrupel maturada em barris de carvalho, que chegou ao Brasil faz algum tempo.
Essa versão da Quadrupel matura por 2 anos em barris de carvalho, que podem ter abrigado anteriormente whisky, vinho branco ou rosé e vinho do porto. Sem dúvida vale a degustação, ainda mais se tratando de uma variação de uma cerveja famosa e com muitos admiradores ao redor do mundo.



La Trappe Quadrupel Oak Aged
Estilo: Abt/Quadrupel
ABV 10%

Abaixo nossas impressões de degustação: Cor marrom avermelhada, com reflexos rubí. Espuma bege pouco densa, de boa formação e baixa duração. Aroma de frutas escuras (uva passa, ameixa), caramelo, vinho do porto e leve presença do carvalho. No paladar malte, baunilha, porto, caramelo e frutas escuras. O carvalho tira um pouco da doçura da versão original, mas não se faz muito presente como em outras cervejas maturadas, onde ele assume um papel mais expressivo. Achamos a versão original da La Trappe Quadrupel mais complexa e com mais personalidade.
De qualquer modo uma boa cerveja, que continua honrando o portifólio da cervejaria.




quarta-feira, janeiro 12, 2011

Lost Abbey The Angel´s Share

O nome "The Angel´s Share" vem de uma antiga frase que os funcionários de destilarias de whisky usavam quando sentiam os vapores que emanavam do barris que maturavam a bebida, em português seria algo como a "dádiva dos anjos", numa tradução aproximada.
Segundo a própria cervejaria ela não tem um estilo definido (apesar de ser classificada como barleywine em muitos sites), pois estaria numa fronteira entre fazer vinho e cerveja. Bebendo o primeiro gole entende-se o que eles querem dizer: é uma cerveja diferenciada, que matura em barris de carvalho anteriormente destinados a abrigar bourbon ou brandy. Sua textura é aveludada e seu aroma não deixa ninguém indiferente, inicialmente pode ser até um pouco agressivo, mas toda cerveja de personalidade causa esse tipo de sensação.
A cerveja é matura por 1 ano nos barris e só após é liberada para o engarrafamento


Lost Abbey The Angel´s Share
Estilo: Barleywine
ABV 12,5%

Abaixo nossas impressões de degustação: Garrafa de 375ml da safra de 2008. Cor castanho escura, brilhante com leves reflexos avermelhados. Líquido licoroso e com alta turbidez. Espuma de cor bege escura com baixa densidade, de média formação e baixa duração. Permanece apenas um fino colar após algum tempo. Aroma lembrando vinho do porto, carvalho, ameixas, passas ao rum, baunilha e álcool. Complexo. Paladar com amargor da maturação no carvalho, malte e rum. Quente devido ao álcool, mas bem inserido para os 12,5%ABV. Uma cerveja com bastante personalidade, o aroma é espetacular e o álcool muitíssimo bem inserido. Na nossa opinião só peca pelo amargor um pouco desequilibrado no paladar, mas aí já é questão de gosto, pois isso em nada desmerece a cerveja.




Miller Genuine Draft

A Miller Genuine Draft já foi fabricada no Brasil há alguns anos, sob a tutela de uma grande cervejaria nacional, e agora volta na versão americana em garrafas de 710ml trazidas pela Importbeer.
Vale ressaltar que nos Estados Unidos ela é uma cerveja de massa, como Brahma ou Skol aqui, mas o que me motivou a escrever esse post é que mesmo sendo produzida em grande escala ela ainda conserva determinada qualidade, assim como boas características de aroma e sabor.
Achamos que se as cervejarias nacionais de grande escala pensassem nesse exemplo nós poderíamos ter cervejas com um pouco mais de qualidade, infelizmente não é o que acontece.
Degustamos também a versão em lata, mas em garrafa ela nos pareceu mais fresca e saborosa.


Miller Genuine Draft
Estilo: Pale Lager
ABV 4,7%

Abaixo impressões da nossa degustação:
Cor âmbar claro, límpida e brilhante.
Espuma branca de ótima densidade, ótima formação e boa duração.
Aroma de malte, cereais, pão, fermento e lúpulo.
No paladar malte, pão e cereais com leve presença do lúpulo. Final amargo.
Lager honesta e com bom drinkabillity. Se todas as industriais nacionais tivessem essa qualidade estaríamos bem servidos.



terça-feira, janeiro 11, 2011

Founders KBS

Essa potente e complexa imperial stout é fabricada pela microcervejaria Foundersbrewing, do estado norte-americano de Michigan. Uma das bandeiras da cervejaria é a de fazer cerveja apenas para o pequeno público, o que ajuda a manter a sua qualidade e a fidelizar clientes.
Trata-se de uma jóia rara, com boas notas em sites especializados e o reconhecimento de muitos apreciadores ao redor do mundo como de umas das melhores em seu estilo.
A KBS é maturada por um ano em barris de carvalho que continham bourbon em seu interior, o que da à bebida um bouquet todo especial, além de massivas doses de café e chocolate.



Founders KBS
Estilo: Imperial Stout
ABV 11,2%
IBU 70

Abaixo nossas impressões de degustação: Líquido de cor negra e opaca. Textura licorosa. Espuma bege escuro de média densidade, boa formação e duração. Aroma sensacional, com presença de café, chocolate, carvalho, baunilha e bourbon. Aroma muito forte e complexo, com seus 11,2% de álcool bem inseridos e os 70 de IBU bem harmonizados no conjunto. No paladar café, bourbon, chocolate e baunilha. Paladar também complexo, o líquido tem uma textura licorosa e aveludada, e o álcool está bem presente, mas sem ser agressivo. Em resumo uma cerveja maravilhosa, uma explosão de aromas e sabores. A maturação em barris de carvalho anteriormente destinados a abrigar bourbon deixa a cerveja bem equilibrada e com muitíssima personalidade.




segunda-feira, janeiro 10, 2011

Three Floyds/Mikeller Oatgoop

Cerveja fabricada em parceria pela norte-americana Three Floyds (fabricante da famosa Dark Lord Russian Imperial Stout) e a dinamarquesa Mikeller, que fabrica algumas das melhores artesanais européias, obviamente o resultado só podia ser coisa boa.
Esta "Oatwine" (vinho de aveia) como diz o rótulo, em sites especializados é classificada como barley wine ou wheatwine, o que para mim torna confusa a sua classificação dentro de um estilo padronizado. Segundo o site Beeradvocate ela já não é mais fabricada.
Vale a degustação por ser uma cerveja de alto teor alcoólico e com aveia na fórmula, o que suaviza bastante o aroma e o paladar e a torna diferenciada.


Three Floyds/Mikeller Oatgoop
Estilo: Barleywine
ABV 10,4%

Abaixo nossas impressões:
Cor âmbar escuro, reflexos alaranjados. Leve turbidez e textura licorosa. Espuma bege de média densidade, boa formação e média duração. Após alguns instantes fica uma fina camada ao redor do copo. Aroma de malte, lúpulo, caramelo, aveia, licor, leve álcool e baunilha. Média complexidade. No paladar malte, lúpulo, sabor levemente adocicado. Textura licorosa e álcool bem inserido. A suavidade proporcionada pela aveia dá um ótimo balanço á cerveja, quebrando a doçura que existe na maioria das barley wines. O lúpulo é bem suave e o álcool se incorpora ao conjunto.



Old Foghorn Barley Wine

A Anchor Brewery, que produz a Old Foghorn, é uma das cervejarias pioneiras do movimento "craft beer renaissance" norte-americano, (responsável por todas as excelentes cervejas artesanais americanas hoje existentes), e começou a produzir no ano de 1975, sendo sua cerveja mais famosa a Anchor steam beer.
A Old Foghorn é uma barley wine que passa pelo processo dry-hopping, o que não a deixa tão adocicada como a maioria das barley wines, e faz com que seu teor alcoólico de 10% fique muito bem equilibrado no conjunto. A cerveja também passa por um processo natural chamado "bunging", que atua na carbonatação e cria bolhas parecidas com as do champagne.
Méritos para a cervejaria, que após tantos anos de atividade continua no caminho de produzir cervejas artesanais de qualidade e respeitando acima de tudo seus consumidores.


Anchor Old Foghorn
Estilo: Barley wine
ABV 10%
Abaixo nossas impressões da degustação:
Cor âmbar/caramelo, límpida e brilhante com reflexos avermelhados.
Textura licorosa, forma lágrimas no copo como vinho.
Espuma bege de boa densidade, com boa formação e duração.
Aroma de malte, caramelo, licor de cacau, lúpulo, baunilha e álcool. Complexo e esterificado.
No paladar malte, caramelo, lúpulo, leve chocolate e adocicado. Álcool quente ao final mas muito bem inserido, sendo a textura do líquido levemente oleosa.
Ótima Barley wine, muito equilibrada e ao mesmo tempo poderosa.
Lúpulo, álcool e doce na medida certa.



quarta-feira, janeiro 05, 2011

Lost Abbey Carnevale Ale

Cerveja sazonal da cervejaria Lost Abbey/Port brewing Co., de San Marcos, Califórnia/USA. A carnevale é uma cerveja do tipo Saison que passa pelo processo dry hopping com lúpulo Amarillo. O seu fermento confere aroma fenólico e frutado à cerveja, dando um caráter muito refrescante. Maltes de trigo e aveia também são adicionados à fórmula. Lembra um pouco cervejas que passam pelo método champegnoise, porém mais suave e de menor teor alcoólico.
Esta cerveja ganhou medalha de ouro na categoria Belgian and French style ale no The Great American Beer festival de 2009.


Lost Abbey Carnevale Ale
Estilo: Saison Safra 2009
ABV 6,5%

Abaixo nossas impressões:
Cor amarelo/dourada, brilhante. Turva.
Espuma branca de boa densidade. Boa formação e duração.
Aroma de malte, cítrico (abacaxi, laranja), uvas brancas, floral, amadeirado, lúpulo. Complexo.
No paladar malte, lúpulo, uvas brancas, notas cítricas, florais e leve amadeirado.
Cerveja interessante, lembra uma gueuze. Ao mesmo tempo em que é leve e possui bom drinkabillity tem boa complexidade de aromas e sabores.



Bourbon County Stout

Para primeiro post desse blog escolhemos uma cerveja muito especial, que em nossa opinião ninguém fica indiferente após provar, pois trata-se de uma experiência única.
A Bourbon County Stout é uma cerveja do estilo imperial stout, com alto teor alcoólico e aromas e sabores extremamente complexos, desenvolvidos após longa maturação em barris de carvalho que maturavam bourbon, o que acaba conferindo à bebida um caráter todo especial.
A cerveja é fabricada pela Goose Island, de Chicago/USA, e seu mestre cervejeiro é o genial Greg Hall, um dos grandes cervejeiros da escola norte-americana.
Vale a pena visitar o site: http://www.gooseisland.com/.

Bourbon County Stout
Estilo: Imperial stout Safra 2009
ABV 13%
IBU 60
Abaixo as impressões da nossa degustação:
Cor negra, opaca, com levíssimos reflexos rubí. Textura oleosa.
Espuma cor bege escuro de média densidade. Média formação e baixa duração, formando uma fina camada que vai até o final. O líquido forma lágrimas nas paredes do copo, lembrando vinho do porto.
Aroma de café, chocolate, bourbon, madeira, baunilha, rum, ameixas, uva passa, caramelo e nozes.
Aroma muito rico e complexo.
No paladar café, chocolate, rum, ameixas, madeira, baunilha. Álcool quente no final mas bem inserido para a potência alcoólica.
Cerveja fantástica, muito complexa e potente. Uma obra prima!!



sábado, janeiro 01, 2011

FELIZ 2011!!

Que neste novo ano, todos os nossos sonhos se realizem, mês após mês, um por um! Felicidade a todos!