As cervejas do estilo Saison eram originalmente fabricadas na Bélgica, durante a época da colheita nas fazendas, tanto que fora do território belga, especialmente nos Estados Unidos, elas são conhecidas como Farmhouse Ales. Esse estilo ficou esquecido por longos anos, até ser revitalizado e novamente produzido nos dias de hoje. Lendo mais atentamente o rótulo da St. Feuillien Saison vimos o termo Terroir, que é frequentemente utilizado para vinhos. Terroir seria um conjunto de fatores (solo, clima, relevo) aliado á processos de produção, que dão determinadas caracteríticas a um produto, ligando-o a uma região específica. No caso da cerveja entendemos que seria a soma de ingredientes provenientes de uma determinada região (água,malte, lúpulo e fermento belgas) e mais o trabalho de cervejeiros que produzem um estilo peculiar, só encontrado em uma determinada região. O fato é que o resultado é uma cerveja bem diferente, com aromas e sabores bastante característicos e muito inusitados.
St. Feuillien Saison
Estilo: Saison
ABV 6.5%
Cor dourado/amarelo escuro, levemente turva, com reflexos amarelados e formação de perlage.
Espuma cor branca de boa densidade, com boa formação e duração.
Aroma de malte, leve caramelo, cítrico (tangerina,limão), herbal, lúpulo, frutado (pêssego), especiarias (pimenta,coentro), algo envelhecido, toque terroso e acre. Boa complexidade.
No paladar leve maltado, caramelo, cítrico, frutado, lúpulo, herbal, amargor, especiarias.Toque seco e azedo na boca. Corpo médio e boa carbonatação, com retrogosto levemente amargo.
Cerveja bem interessante. Realmente um estilo bastante peculiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário